Maria Lopes

Maria Lopes

sábado, 5 de setembro de 2015

Joan Miró foi um pintor surrealista catalão

1 Capa
joan_miroJoan Miró (1893-1983) foi um pintor surrealista catalão. Nasceu em Barcelona, Espanha. Quando jovem frequentou a Escola de Belas Artes da capital catalã e a Academia de Gali. Em 1919, depois de completar os seus estudos, visitou Paris, onde entrou em contacto com as tendências modernistas como os fauvismo e dadaísmo. A pintura O Carnaval de Arlequim, 1924-25, e Maternidade, 1924, inauguraram uma linguagem cujos símbolos remetem a uma fantasia naïf, sem as profundezas das questões surrealistas. Mesmo assim participou da primeira exposição surrealista em 1925.
 “Voltava ao ateliê da Rua Blomet à noite e deitava às vezes sem jantar: via coisas e as anotava no caderno. Via alucinações no teto”. JM.
1 Harlequin's Carnival 1924-25
A tela a cima, Harlequin’s Carnival, ou seja, O Carnaval do Arlequim, revela de forma inconfundível o estilo pessoal de Miró. Para pintá-la, afirmou o mesmo em sua página, que fez inúmeros desenhos, nos quais exprimia as suas alucinações provocadas pela fome. A pintura representa um quarto, com uma mesa e uma janela, que são referenciais do mundo cotidiano. Mas o que nele se destaca sãos elementos oníricos. Um bizarro conjunto de insetos soltos no espaço, que brinca, dança e toca música. Arlequim, rosto redondo e bigodes imensos e ridículos, tem o olhar triste e nervoso, um aspecto dramático da personalidade de Miró, que ponteia uma obra jovial com momentos de tensão. A pintura inaugurou uma linguagem cujos símbolos remetem a uma fantasia inocente das crianças, sem as profundezas das questões surrealistas.
2 Maternity 1924
Já a segunda, Maternidade, traz a figura da mulher retratada como a mãe terra: um símbolo de fecundidade. A mulher está presente nos elementos colocados nos extremos dos dois eixos lineares oblíquos, o que garante a esta composição maior agilidade quando comparada às outras da série. Um destes eixos une a cabeça, semelhante à de um manequim com cabelos de serpentina, a um grande esquadro arredondado, que simboliza o ventre e o sexo feminino. O outro eixo liga um seio desenhado de perfil e escuro com outro visto frontalmente, um disco perfeito, branco e de contorno pontilhado. Uma forma sinuosa e visceral amarela e vermelha representa os órgãos internos femininos. Próximo de cada seio aparece duas figuras diminutas: no canto inferior esquerdo encontra-se um pictograma de aspecto masculino, enquanto na porção superior direita observa-se um de aspecto feminino.
10 -The Garden (1925)
[Fauvismo – tendência que surgiu na França em oposição ao Impressionismo. Foi um movimento subjetivista, retratava as emoções, estas davam forma as visões do mundo. A arte tida como expressão dos sentimentos; Dadaísmo – foi o mais radical dos movimentos, visava a destruição, o caos, a agressão. Nas pinturas e esculturas, por exemplo, tinham por hábito aproveitar pedaços de materiais encontrados pelas ruas ou objetos que haviam sido jogados fora e reciclá-los.]
As duas telas Fauvistas, que trazem paisagens como Nord-Sud (1917) e Toledo, são preenchidas com uma superfície vibrante, colorida, e um tratamento mais pictórico do que o estilo da maioria de suas obras posteriores.
3 Toledo
No início do século XX, os jovens pintores catalães praticavam a natureza-morta e Miró não foi uma exceção. Em 1917, pintou “Nord-Sud”. Sobre uma mesa posicionam-se uma moringa, uma maçã, um brinquedo, uma tesoura, um livro, uma gaiola com um Pintassilgo (tipo de pássaro) e um vaso com flores. No centro da composição aparece em destaque o rótulo da revista “Nord-Sud”, fundada naquele ano pelo poeta francês Pierre Reverdy. O nome da publicação foi inspirado na linha de metrô que liga Montmartre a Montparnasse, os dois pólos da vanguarda artística e literária parisiense.
4 Nord-Sud 1917
Os críticos tentaram buscar significados nos elementos desta natureza morta: a moringa simbolizaria a herança mediterrânea e catalã de Miró; a maçã, sua preocupação com a saúde; o brinquedo, sua infância e sua fascinação pelas cores; a tesoura, seus primeiros trabalhos em colagem; o livro de Goethe, sua paixão pela leitura e pela poesia; a gaiola com a ave, seu amor pelos seres pequenos e pela música; o vaso com flores, sua firme convicção no amadurecimento de seu dom artístico; e o título “Nord-Sud”, sua preocupação pela atualidade artística e seu desejo de triunfar em Paris. Cada um dos objetos dispostos em círculo e destacados com cores próprias, apresenta autonomia sobre a toalha de mesa de colorido estridente. Ao traço negro que contorna os objetos, Miró adiciona grossas pinceladas de cor; a coroa semicircular em torno da base da moringa, as pinceladas verdes e azuis ao redor da maçã, e as espessas linhas verdes junto ao brinquedo e ao livro. Os arabescos da moringa, o oco do vaso, as aberturas do recipiente da gaiola e o formato de flecha ao redor do brinquedo acentuam o sentido espiral da peça, enquanto o rótulo branco da revista serve como eixo e ponto de fuga.
[Os surrealistas representavam uma arte livre da razão, nascido em Paris em meados da década de 20, foi fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas do psicólogo Sigmund Freud (1856-1939), o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Visava os sonhos, pesadelos, mundo onírico e inconsciente. ]
Miró estudou com Francisco Galí, que o apresentou às escolas de arte moderna de Paris, transmitiu-lhe sua paixão pelos afrescos de influência bizantina das igrejas da Catalunha e o introduziu à arquitetura de Antonio Gaudí. Algumas obras revelam grande espontaneidade, enquanto em outras se percebe a técnica feita com muito cuidado, e este contraste também aparece em suas esculturas.
Quando estourou a Segunda Guerra Mundial, Miró viu-se forçado a deixar novamente a França, em 1940, diante da iminência da ocupação nazista em Paris. Depois de uma temporada em Maiorca, retornou a Barcelona, em 1942. Nesse momento, o artista confessou por mais de uma vez que estava desiludido com os rumos da vida na Europa e temeu a vitória de Hitler. São desse período algumas de suas obras mais líricas e famosas, as que compõem a série “Constelações” (1940-1941), na qual parece conjurar céus inteiros que se sobrepõem à fúria cega desencadeada pela guerra.
Miró produziu Le Coq, o mesmo que Rooster, O Galo, em fevereiro de 1940 em Varengeville-sur-Mer, uma aldeia da Normandia, na França, durante os primeiros meses da Segunda Guerra Mundial. A guache, lápis e aquarela sobre papel é um retrato vibrante de um galo cantar. Datado e assinado duas vezes pelo artista, uma vez que após a conclusão em fevereiro de 1940, e novamente em março 1949, quando ele deu de presente a seu velho amigo André Tériade.
11 Rooster 1940
Em 1954, ganhou o prêmio de gravura da Bienal de Veneza e, quatro anos mais tarde, os murais que realizou para o edifício da UNESCO em Paris, ganhou o Prêmio Internacional da Fundação Guggenheim. Miró e sua arte sobreviveram ao conflito e ganharam reconhecimento internacional definitivo nas décadas seguintes. Morreu aos 90 anos, rico e bem-sucedido, celebrado em todo mundo como um dos maiores artistas do século XX.
5 Miro nas instalações da UNESCO
Como já disse a cima: Entre 21 de Janeiro de 1940 a 12 de Dezembro de 1941, Miró pinta a sua série das Constelações: 23 guaches e pinturas à essência de terebintina sobre papel. Uma multitude de estudos, sóis e luas que invadem espaço ligados por uma rede de linhas finas. A imagem dos cosmos.
6 Constellation The Morning Star 1940
É essencial ter os pés firmemente plantados no chão para nos podermos lançar no espaço.“. Miró.
7 The Nightingale's Song at Midnight and the Morning Rain, 1940
Abaixo “Números e Constelações em Amor com uma Mulher” é a mais conhecida de suas pinturas. A magnífica composição surrealista reflete, além de um sentimento amoroso e envolvente, a simplicidade adquirida pela arte e pelo design nos durante e após-guerra, já que na época em que foi pintada, decorria a Segunda Guerra Mundial.
8 Ciphers and Constellations in Love with a Woman, 1941
A pintura abaixo é bem original. Reflete aspectos da arte popular catalã, com cores fortes e formas infantis simplistas…
9 Sonnens
Levei a vida inteira para conseguir pintar como uma criança.”. Joan Miró
As formas semi-abstratas deste pintor, embora estilizadas, aludiam ludicamente aos objetos reais. Em cores vivas e sempre extravagantes, lembram pequenas figurinhas. Joan Miró deixou-se prazerosamente influenciar por todas as correntes de arte com que tomou contato. Miró foi prolífero até a sua morte em 1983, entregando-se não apenas à pintura de cavalete; mas, também, à cerâmica, murais e esculturas. Procurava mostrar a realidade de uma forma simplificada, quase infantil, simbólica, sem a complexidade e o mistério do surrealismo de Salvador Dalí.
12 Ladders Cross the Blue Sky in a Wheel of Fire 1953

FONTES
Wikipédia
Das Artes – Tais Luso de Carvalho: Fevereiro de 2009
Coleção Folha Grandes Mestres da Pintura
Geral Fórum
Aum Magic: Novembro de 2012
Travessia Poética – Va Literatura: Março de 2011
Páginas de Joán Miro:
https://quadroseretratos.wordpress.com/2013/07/


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A Arte e o Charme do Tamanho GG

A Arte e o Charme do Tamanho GG

Huuuum! Cheia de charme, um desejo enorme, de se aventurar… Já dizia a antiga música, sucesso dos anos 80, do cantor e compositor Guilherme Arantes. Pois é! Há quem critique os gordos, mais ainda a mulher gorda, que sofre grande preconceito na sociedade brasileira. O vestiário da maioria das lojas parece caber apenas em modelos de passarela, magríssimas. Até quando se encontra uma blusa de tamanho GG, é de um manequim voltado para magros. Só que há muitas gordinhas com mais saúde do que magras sedentárias. Acredite se quiser! A obesidade pode até ser uma doença, mas se torna Extra Grande quando é preconceituosa. Abaixo um texto bem interessante e telas de gordinhas pra lá de charmosas!
< Podem me chamar de gordinha, gorda, redonda, gorducha, eu não ligo, sou assim mesmo dona de uma circunferência perfeita, talvez seja por isso que os homens corram atrás de mim, sou assumidamente roliça, os homens me adoram, os poucos que não gostam de mim é porque não me conhecem direito, sou tudo de bom, eu enfeitiço e sou cobiçada, a maioria dos homens sabem lidar comigo, sabem me tratar bem, há aqueles que me maltratam, mas com um pouco de esforço faço logo eles mudarem de ideia, sou gorduchinha de verdade, não me importo com o que vocês mulheres dizem de mim, pois sei que muitos namorados e maridos vêm atrás de mim, por minha causa já fiz muitos casais brigarem, causo reboliço, desperto vontades, paixões, tenho algo que os homens encontram em mim, não sei o que é, a me ver simplesmente eles piram, sou fofa e muito amada, aposto que você gostaria de saber quem eu sou, pois vou dizer, não sem antes dizer mais uma vez, sou fofinha, gorduchinha, redondinha, eu sou a bola de futebol.
Se você achou que a gordinha em questão era uma mulher convencida, se achando o máximo errou feio, apesar da tendência para o humor o texto serve para um breve questionamento; por que uma mulher a cima do peso não poderia seduzir e atrair os homens? Talvez porque hoje possuímos uma visão sobre imagem e padrões impostos pelos meios formadores de opinião.
Faço algumas perguntas para serem refletidas por vocês leitores.
Por que temos que ter as mesmas características das figuras da mídia?
Por que não aceitamos como as pessoas são?
Você se encaixa nos padrões estabelecidos? Se sim tudo bem, se não, por que esforçar se para seguir o que está ditadura ordena?
Seja o que você for, mas sempre seja você mesmo! >
Fabiano Sorbara é escritor e artista plástico paulistano.
A tela em moldura se chama Banhista, faz parte da série de mesmo nome, do artista plástico paulistano, nascido em 1946, Gustavo Rosa.
1 Banhista Gustavo Rosa
A próxima tela é de uma pintora africana, nascida em Johannesburg, sul da África. Sua pintura é harmoniosa.
2 Fat Ladies Pair Freda Van Der Merwe
A artista plástica Letícia Rosa é natural do Rio Grande do Sul, porém reside de Curitiba /PR. Já usei uma de suas graciosas telas no post “O que dizer?”.
3 Gorda na Janela  Letícia Rosa
Augustin Kassi também é africano. Nasceu em 1966, Assoumoukro, Costa do Marfim. Em suas pinturas costuma homenagear as formas volumosas de mulheres africanas. Em entrevista ao jornal BBC em 18 de maio de 2012, disse: “Eu queria lutar por essas mulheres que foram criticadas e até feitas prisioneiras da ideia de que não eram bonitas.”. Infelizmente não encontrei o título da tela, caso alguém saiba, favor postar no comentário abaixo. Gostei da tela! Apesar de a mulher ser gorda, não deixa de passar maquiagem, usar acessórios, se produzir. Vaidosa toda!
4 Augustin Kassi
Quem disse que gorda não pode ir à praia? A de Tito Porazza vai muito bem e de biquíni! Tio é natural de São Paulo. Manifestou sua aptidão artística desde a infância. As gordinhas, presentes nas telas atuais, simbolizam o seu grito, tanto contra a imposição das medidas no mundo da moda quanto a sua preocupação no consumo alimentar sem controle no planeta Terra. Interessante, não?
5 Livre, Leve e Solta Tito Porazza
O título da tela a seguir significa Chapeleiros Malucos! E não é que são! Interessante também a cabeça das mulheres desproporcional ao corpo, lembrando Tarsila do Amaral. Aqui, talvez, a artista busque dizer que estamos num meio social que o corpo mais vale que os ideais e o caráter.
Sarah-Jane Szikora é inglesa nascida em 1971. Em sua página pessoal, fala sobre suas “senhoras gordas”. A mesma conta que em seu ponto de vista, não há uma obsessão em nossa sociedade sobre a aparência, já que todos estão em dieta ou opta por melhorias cosméticas. Será? Acredito eu que estes dois fatores levem a obsessão desenfreada. E argumenta: por que é que não gostam de nós, do jeito que somos? Szikora deixa claro isto em suas obras, principalmente depois de lutar com um transtorno alimentar num de seus filhos adolescentes. Apesar de vencer esta condição triste, o transtorno é claramente visível através da sua arte, os corpos distorcidos, pequenas cabeças, um profundo fascínio por comida e a relação do ser humano com ele.
6 Madhatters Sarah-Jane Szikora
Mara Sicca é uma artista pelotense (Pelotas/RS) que traduz através de suas telas o mundo das gordinhas… É cada uma mais linda do que a outra! São alegres, coloridas e de alto astral. Infelizmente não encontrei o título da tela. Caso alguém saiba peço para postar nos comentários.
7 Mara Sicca
Quando se trata de telas de gordinhos acredito que os conhecedores das artes plásticas logo se lembrem do artista plástico colombiano, Fernando Botero. Nascido em 19 de abril de 1932, em Medellin, Colômbia tem sua arte como figurativa. Suas figuras são gordas com volumetria exagerada e desproporcional, e têm a boca fechada, acompanhadas por detalhes de crítica mordaz, ironia, humor e criatividade. Não sou fã de suas obras, nem pinturas, nem esculturas. Mas o interessante é sua identidade, não engana!
8 Passeando Fernando Botero
Sérgio Velázquez é um artista plástico cubano. Mora atualmente em Massachusetts, Estados Unidos.
9 Puerto y Mujer Sergio Velázquez
Por fim o artista plástico paulistano, Dudu Rodrigues, que também já pintou várias telas de gordinhas.
10 Tomando Sol Dudu Rodrigues
FONTES
Wikipédia
Guilherme Arantes – Cheia de Charme
Fabiano Sorbara
Gustavo Rosa – Página Pessoal:  http://www.gustavorosa.com.br
Freda Vander Merwe
Entrevista a BBC: http://migre.me/fBjfi
Tito Porazza: Galeria Abaporu – http://migre.me/fBjl4
Sarah-Jane Szikora – Página Pessoal : http://sarah-janeszikora.com
Mara Sicca – Facebook: https://www.facebook.com/mara.sicca
Comentários:  27/07/2013 por Cristiane Menezes     https://quadroseretratos.wordpress.com/2013/07/
http://www.youtube.com/watch?v=xQUXFCRsvqo
Quando a vi
Logo ali, tão perto
Tão ao meu alcance
Tão distante, tão real
Tão bom perfume
Sei lá!

Investi
Tudo naquele olhar
Tantas palavras num breve sussurrar
Paixão assim
Não acontece todo dia

Huuuuum
Cheia de charme
Um desejo enorme
De se aventurar
Cheia de charme
Um desejo enorme
De revolucionar
Oh! Oh! Oh!

Me perdi
Entre os seus cabelos
Pela sua pele
Nos seus lábios tão macios
Tão bom perfume
Sei lá!

Investi
Tudo naquele olhar
Tantas palavras num breve sussurrar
Paixão assim
Não acontece todo dia

Huuuuum
Cheia de charme
Um desejo enorme
De se aventurar
Cheia de charme
Um desejo enorme
De revolucionar
Oh! Oh! Oh!
Oh! Oh! Oh!

Paixão assim
Não acontece todo dia

Huuuum!
Cheia de charme
Um desejo enorme
De se aventurar
Cheia de charme
Um desejo enorme
De revolucionar

Cheia de charme
Um desejo enorme
De se aventurar
Oh!
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O Mundo pela Arte em Telas

O Mundo pela Arte em Tela

Jazz Muza

http://www.shevchukart.com/gallery/oil-jazz-paintings/

Categories: O Mundo pela Arte |

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Arte de Isac Gomes Vieira Artista Plástico de Pernambuco.

Isac            
Já Isac Gomes Vieira nasceu em 23 de julho de 1961, em Alagoa Grande, Paraíba. Mas aos sete anos passou a morar em Recife, e foi aqui onde apurou seu talento e desenvolveu com gosto sua carreira.  Isac tem a arte voltada para retratos. Já participou de inúmeras feiras e exposições o que lhe rendeu enviar trabalhos a alguns países europeus. Sua galeria de arte se situa na Casa da Cultura.
Não descobri o título da tela, talvez seja Ariano Suassuna mesmo. Fica aqui meus parabéns ao artista. Muito bom em retratos.
1I
Vejamos demais telas de ambos os artistas, nem todas consegui o título, mas estão aqui para ser apreciadas. Gostei bastante!
2 Panorâmica de Recife
2I
3j
3I
4
Caminhando na chuva…
4I
FONTES
Textuais
Portal Nação Cultural
Agenda Cultural
Joaz Silva
Isac Vieira
Categories: Artistas Plásticos da minha Terra - Pernambuco

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sexta-feira, 4 de setembro de 2015

A Arte do Povo Cigano



http://www.youtube.com/watch?v=PxwEN2crTe8
Extraído : 

Pintura de Guy Martinezhttp://umbandacomciganos.blogspot.com.br/2013/09/pinturas-ciganas-de-alguns-artistas.html

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A Arte da Interpretação.

Linda escultura em estátua dourada tailandesa no Templo WAT - Tailândia).

Linda escultura em estátua dourada tailandesa no 
Templo WAT - Tailândia). 

 

A estátua dourada tailandesa do deus do estilo (Deva) 

no Wat Arun (templo do alvorecer) é um templo budista (wat) no 

distrito de Banguecoque Yai de Banguecoque, Tailândia com 

céu azul e fundo do rio.

Imagem extraída da WEB,

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