Maria Lopes

Maria Lopes

sábado, 10 de outubro de 2015

Arte da Grécia Antiga

Arte da Grécia Antiga
Por arte da Grécia Antiga compreende-se as manifestações das artes visuais, artes cênicas, literatura, música e arquitetura, desde o início do período geométrico, quando, emergindo da Idade das Trevas, iniciou-se a formação de uma cultura original, até o fim do período helenístico, quando a tradição grega se dissemina por uma larga área entre a Europa, África e Ásia, abrangendo o intervalo de aproximadamente 900 até 146 a.C., data em que a Grécia caiu sob o domínio romano. Entretanto, esses limites cronológicos não são um consenso entre os historiadores.



Arte na Grécia antiga (4): Período helenístico (cerca de 323 a.C. a 30 a.C.)

Arte na Grécia antiga (4): Período helenístico (cerca de 323 a.C. a 30 a.C.)


Você sabe qual a diferença entre helênico e helenístico? Helênico é um adjetivo que os gregos da antigüidade usavam para se referirem a eles mesmos. Eles se autodenominavam helenos, assim como a Grécia era chamada Hélade.


Reprodução
Laocconte e seus filhos
Helenístico é um adjetivo moderno utilizado para descrever o período que vai da morte de Alexandre (323 a.C.) à conquista final do mundo helênico por Roma (30 a.C).

As mudanças nas concepções artísticas no período, em relação aos precentes, são evidentes na representação da figura humana. A habilidade técnica e os ideais de beleza estabelecidos são aplicados à representação de figuras que sugerem movimento, por vezes quase teatrais, que toma o lugar da serenidade formal.

Em "Laocoonte e seus filhos", conjunto de esculturas que representam uma lenda da época da Guerra de Tróia, podem-se observar os esforços de representar o corpo de maneira realista e a dramaticidade na ação, reforçadas pela presença das serpentes, nos detalhes da roupa e na sensação de sofrimento transmitida pela obra.

Todo esse desenvolvimento da habilidade para representar a figura humana fez o ideal de beleza construído pelos gregos perdurar até nossos dias. São apenas os artistas modernos, as vanguardas européias no início do século 20 que irão contestar esse padrão, 2.500 anos depois.
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/arte-na-grecia-antiga-4-periodo-helenistico-cerca-de-323-ac-a-30-ac.htm

Ancient Temple: The ''Maison Carree'' at Nimes

Ancient Temple: The ''Maison Carree'' at Nmesi


Author: Hubert Robert
LandscapePaintingOil on canvas, 102x143 cm
Origin: France, 1783

A grande moda para a antiguidade que conquistou a Europa na década de 1750encontraram reflexo no trabalho deste grande pintor francês paisagem, Hubert Robert.Série de pinturas que mostram os monumentos antigos do sul da França, na Provença e Languedoc, foram encomendados a partir de Robert pelo rei para seu palácio emFontainebleau. Os rigorosos contornos arquitetônicos da Maison Carree em Nimes, construída pelos romanos em 20-19 BC, estão aqui suavizado pelo ar nebuloso de um dia cinzento, e da rua que conduz a distância derrete na neblina. À direita no primeiro plano o artista mostrou-se desenho do edifício, datado e assinado a imagem - 1783 - o ano em que ele viajou através do sul da França.

The great fashion for antiquity which captured Europe in the 1750s found reflection in the work of this major French landscape painter, Hubert Robert. Series of paintings showing the ancient monuments of southern France, in Provence and Languedoc, were commissioned from Robert by the king for his palace at Fontainebleau. The strict architectural outlines of the Maison Carree at Nimes, built by the Romans in 20-19 BC, are here softened by the hazy air of a grey day, and the street which leads into the distance melts into the mist. To the right in the foreground the artist showed himself drawing the building, signed and dated the picture - 1783 - the year in which he travelled through the south of France.http://www.arthermitage.org/Hubert-Robert/Ancient-Temple-The-Maison-Carree-at-Nimes.html

Mansion of Baron A.L. Stieglitz. The Blue Drawing-Room

Mansion of Baron A.L. Stieglitz. The Blue Drawing-Room




Mansion of Baron A.L. Stieglitz. The White Drawing-Room


Luigi Premazzi

Luigi Premazzi



http://www.arthermitage.org/Premazzi-Luigi/index.html

Design of a Dipper Showing Warriors of Ancient Russia


Abraham and the Three Angels

http://www.arthermitage.org/Rembrandt-Harmensz-van-Rijn-Victors-Jan/index.html

Dance of Apollo with the Muses - Giulio Romano

Andrea Sacchi

Andrea Sacchi, (nascido em 1599, Nettuno, Estados Papais [Itália] -died 21 de junho de 1661, Roma), pintor italiano, o principal representante italiano doEstilo clássico no século 17 pintura de Roma.
Sacchi foi treinado sob Francesco Albani em Bolonha. Depois de regressar aRoma em 1621, ele trabalhou lá até sua morte, exceto para visitas curtas a norte da Itália após 1635 e para Paris em 1640.
Sua formação Bolognese deu-lhe um viés inicial para o Classicismo eo gosto pela cor. Mas a influência direta de Raphael já foi adicionada a essas qualidades no milagre de St. Gregory (1625-1627). Esse trabalho trouxe Sacchi ao conhecimento da família Sacchetti, que o empregou, com Pietro da Cortona,na decoração de sua casa de campo em Castel Fusano em 1627-1629. Ambos os artistas foram próxima empregado por Antonio cardeal Barberini para decorar o Palácio Barberini, em Roma. Teto de Sacchi fresco, Alegoria da Sabedoria Divina (1629-1633), é um trabalho estático sepultura, marcadamente rafaelesco na concepção e que contém relativamente poucos dados, em contraste com de Pietro completo barroco Triumph da Divina Providência em uma sala adjacente. Dois de Sacchi retábulos em Santa Maria della Concezione dei Cappuccini, Roma (1631-1638), também são distinguidos dos outros imagens na igreja, por sua Classicismo. Sua obra mais importante depois da Sabedoria Divina é a série de oito telas ilustrando a vida de St. João Batista na cúpula do Batistério de São João, Roma (1639-1645). Sacchi pintou alguns retratos, mas concentra-se principalmente em obras religiosas.
http://www.projetorelogiosolar.com/arte.htm

Banhista na praia

http://www.gustavorosa.com.br