Maria Lopes

Maria Lopes

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

A Arte Boliviana dos Tinkus

A Arte Boliviana do Tinku
                 

Tinku, uma tradição boliviana Aymara, começou como uma forma de combate ritualístico. Na língua de Aymara que significa "ataque físico." [1] Durante este ritual, homens e mulheres de diferentes comunidades vai se reunir e começar as festividades pela dança. As mulheres, então, formam círculos e começar a cantar, enquanto os homens proceder a lutar entre si; raramente as mulheres vão juntar-se na luta também. Grandes Tinkus são realizadas em Potosí, durante as primeiras semanas de maio.

A história por trás dessa dança cultural é que há muito tempo, os conquistadores espanhóis fez os povos indígenas seus escravos. Tinku trajes de dança são coloridos e decorativos. As mulheres usam um vestido, abarcas, e um chapéu e os homens usam uma camiseta, calça, jaqueta, sandálias (abarcas), e capacete duro como chapéus. Mesmo que as pessoas eram escravos, que gostava de dançar, e que muitas vezes lutar, mas nunca realmente ferir o outro.

Por causa da maneira rítmica, os homens jogam seus punhos um para o outro, e porque eles estão em uma posição agachada andando em círculos em torno de si, uma dança foi formado. Esta dança, o festivo Tinku, simula o combate tradicional, tendo um ritmo bélico. [1] As diferenças entre a tradição andina ea dança são os trajes, o papel das mulheres e do fato de que os dançarinos realmente não lutam entre si . O festivo Tinku tornou-se uma dança cultural para toda a Bolívia, embora ela se originou em Potosí.

Tinku, a Bolivian Aymara tradition, began as a form of ritualistic combat. In the language of Aymara it means “physical attack.”[1] During this ritual, men and women from different communities will meet and begin the festivities by dancing. The women will then form circles and begin chanting while the men proceed to fight each other; rarely the women will join in the fighting as well. Large tinkus are held in Potosí during the first few weeks of May.
The story behind this cultural dance is that long ago, the Spanish conquistadors made the indigenous people their slaves. Tinku dance costumes are colorful and decorative. Women wear a dress, abarcas, and a hat and men wear an undershirt, pants, jacket, sandals (abarcas), and hard helmet like hats. Even though the people were slaves, they loved to dance, and would often fight, but never really hurting each other.
Because of the rhythmic way the men throw their fists at each other, and because they stand in a crouched stance going in circles around each other, a dance was formed. This dance, the Festive Tinku, simulates the traditional combat, bearing a warlike rhythm.[1] The differences between the Andean tradition and the dance are the costumes, the role of women, and the fact that the dancers do not actually fight each other. The Festive Tinku has become a cultural dance for all of Bolivia, although it originated in Potosí.

https://en.wikipedia.org/wiki/Tinku
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A Arte Popular Mexicana

A Arte Popular Mexicana

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Arte do Mundo.

Arte do Mundo.
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A arte popular da pesca.

A arte popular da pesca.

Vendedor de peixes em Busan, Coréia


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quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Telas do artista uruguaio Carlos Paez Vilaró





  1. Carlos Páez Vilaró
    Pintor
  2. Carlos Páez Vilaró foi um pintor, ceramista, escultor, muralista, escritor, compositor e empresário uruguaio, proprietário da famosa galeria de arte e hotel Casapueblo, monumento modelado com suas próprias mãos.

Os gemeos em tela

Os gemeos em tela

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Charity (William-Adolphe Bouguereau)
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Imagem de William-Adolphe Bouguereau (

Imagem de Arquivo: William-Adolphe Bouguereau (1825-1905) 

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Arte Sacra

Zagreb. Església de Santa Caterina. Interior.
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A Arte de Paolo Del Aguila Sajami


A Arte de Paolo Del Aguila Sajami
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A Arte Urbana no Chile

A Arte Urbana no Chile
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A Arte que a Natureza nos oferece

A Arte que a Natureza nos oferece

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terça-feira, 8 de setembro de 2015

O cineclube Cine Nikiti exibe neste mês, em parceria com o Festival Visões Periféricas, o filme“Ela Volta na Quinta”.



O cineclube Cine Nikiti exibe neste mês, em parceria com o Festival Visões Periféricas, o filme“Ela Volta na Quinta”.
O cineclube Cine Nikiti exibe neste mês, em parceria com o Festival Visões Periféricas, o filme“Ela Volta na Quinta”, de André Novais Oliveira.  Ele será apresentado no dia 16 de setembro, quarta-feira, às 19h, com entrada gratuita. 

O Cine Nikiti acontece sempre na 3ª quarta-feira de cada mês. Nele são exibidos longas-metragens brasileiros, precedidos de um curta nacional, sendo resultado de uma parceria entre o Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD), o Solar do Jambeiro e a Niterói Filmes. 

Crise no relacionamento de um casal de idosos afeta a rotina dos filhos, dois rapazes que se preparavam para finalmente saírem de casa. Os protagonistas são André, o irmão Renato, a mãe Maria José e o pai Norberto, interpretando personagens de mesmo nome, em uma história pessoal passada na casa do diretor. 

O filme é o primeiro longa-metragem do cineasta mineiro André Novais Oliveira. Ele ganhou os prêmios de melhor filme na VII Semana dos Realizadores (Rio de Janeiro), no Olhar de Cinema 2015 (Curitiba) e no X Panorama Coisa de Cinema (Salvador), além de melhor ator e atriz coadjuvantes no 47° Festival de Brasília. 

Participou ainda dos seguintes festivais de cinema: 25th FID Marseille, Festival du Nouveau Cinema de Montreal, 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes, IFFRotterdam e BAFICI.

Antes de “Ela Volta na Quinta” será exibido o curta-metragem “Sobre Rodas”, de Beatriz Santos e Walteer Henri.
O NPD concederá certificado de horas de atividade complementar para os estudantes que comparecerem ao evento.
O Solar do Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói. Telefone: 2109-2222.

Trailer oficial do filme:  https://www.youtube.com/watch?v=0_ihau4GW98
Página do evento Cine Nikiti – Ela Volta na Quinta no Facebook:https://www.facebook.com/events/1472606703040838/
Página do Cine Nikiti no Facebook: https://www.facebook.com/cinenikiti

http://www.redesemfronteiras.com.br/noticia_ver.php?id=1151


Mário Sousa Expõe Rabiscos da Alma, Vernissage: 14 de Setembro, No Ingá-Niterói

Mário  Sousa Expõe Vernissage: 14 de Setembro No Ingá-Niterói
 Informações. 21-97697-8982
http://www.apontador.com.br/local/rj/niteroi/medicina_e_saude_geral_/8ZWH9LE8/glia_cultura_e_aprendizagem.html#map_tab

Apresento Novo Selo do Blog Maria Lopes e Artes.

Novo Selo do Blog Maria Lopes e Artes.



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Estou participando do Concurso Top Blog 2015 conto com sua preferência de voto.Obrigada.

O Blog Maria Lopes e a Arte do Espetáculo é considerado um Blog popular nas Redes Sociais e consta com uma coleção de Prêmios, Selos e Wards recebidos pela presença constante de seus visitantes e participação generosa dos amigos da WEB que de uma forma ou de outra colaboram enviando matérias, sugestões e votos quando necessário. 
O Blog Maria Lopes e Artes participa no Concurso Top30 Brasil e há mais de um ano se encontra entre os 10 mais votados em mais de 330 000 blogs e sites participantes mensalmente (graças a colaboração dos amigos). Sou imensamente grata por ter a satisfação de transformar o blog em algo real através um mundo virtual que é a informática. 

Apresento mais uma vez o Blog Maria Lopes e a Arte do Espetáculo para a sua aprovação me proporcionando a satisfação de contar com seu voto, no local de votação que se encontra na aba direita do seu vídeo, onde se lê (vote aqui e seguir as instruções). 
Existe a necessidade de validar seu voto.Obrigada por sua tenção.

Por favor se encontrar alguma dúvida: marialopesdeandrade.lopes034@gmail.com

Felicidades e Grata por sua atenção e voto. Maria Lopes.

O Blog Maria Lopes e Artes é considerado um Blog Muito Popular nas redes sociais. Obrigada a todos.


A Arte da tecelã

 A Arte da tecelã

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Comunicado Importante aos amigos do blog
 Maria Lopes e Artes. 


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A Arte em Terracota



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A Arte através dos tempos "Pa-di-Eset Enviado do Canaã e da Palestina"

 Drews 1998, p. 49a: "No Papiro Harris, a partir de meados do século XII, o falecido Ramsés III afirma ter construído para Amon um templo na" Canaã "de Djahi Mais de três séculos mais tarde vem o próximo e último-egípcio. referência a "Canaã" ou "a Canaã ': uma estatueta de basalto, geralmente atribuído a Vigésima Segunda Dinastia, é rotulado de" Enviado do Canaã e da Palestina, Pa-di-Eset, o filho de Apy' ".

Filho do sumo sacerdote de Ptah Takelot, Padiiset é a grand-filho do príncipe Shishak por seu pai, mas também do rei Osorkon II por sua mãe Tjesbastperet. Provavelmente devido a esta linhagem tão perto como pai da família governante, ele também carrega o título de Grande Cacique de Ma e sucedeu-o para o cargo de sumo sacerdote de Memphis 1.
Padiiset nos é conhecido principalmente por duas estelas encontrados no Serapeum de Saqqara, construída por seus filhos e dar-nos informações genealógicas valioso, embora incompleta, particularmente em relação às mulheres desta linha de sumos sacerdotes de Memphis 2. As duas estelas preservados em Louvre, referem-se as atas das funerais de dois touros Apis. Um no ano 28 do reinado de Sheshonq III e um em Ano 2 do seu sucessor Pimay.
A ata da última estela acaba com a vida do deus touro, incorporação de viver  Ptah:
"Ele (Apis) foi introduzido no Houtkaptah com seu pai Ptah que está no sul do Muro pelo grande sacerdote Pontífice, sem, o grande chefe de Meshwesh, Padiiset, filho do sumo sacerdote, padre sem, Grande Chefe Meshwesh, Takelot, projetou a filha do rei de sua carne ele ama Tjesbastperet no ano vinte e oito do segundo mês do Akhet-temporada no primeiro dia. A existência de tão consumado que deus é vinte e seis anos 3. "
Esta precisão permite considerar que seu pontificado Padiiset exercido ao longo deste período. Sendo descrito como verdadeiro de voz ou justificado 4 na estela do ano 2 Pimay, é em qualquer caso, certos de que ele morreu pouco antes da Apis ele tinha a custódia durante o seu pontificado, cerimônias tendo sido realizada por um dos seu filho que o sucedeu no cargo de sumo sacerdote de Ptah.

Durante sua vida, ele teve pelo menos três esposas cada um dando-lhe um filho para herdar e ocupar cada deveres sacerdotais no templo de Ptah. Entre suas esposas única Tairy é conhecido por nós através das estelas Serapeum, os nomes de duas outras mulheres que foram parcialmente preservadas. Estes sindicatos também nasceu uma menina, chamada Taperet sem que possamos determinar o que sua mãe foi uma das três esposas, bloco mencionar sua existência é omisso quanto a este ponto.
https://fr.wikipedia.org/wiki/Padiiset_(grand_pr%C3%AAtre_de_Ptah)

O detalhamento da Arte em madeira na estátua do rei Ka Auibra.

O detalhamento da  Arte  na estátua do rei Ka Auibra.

Na foto cabeça de uma estátua do rei Ka Auibra Chora. Um dos meus monumentos egípcios favoritos do mestre da fotografia Kennneta Garrett.


Ka Hor [mudança | editar wikitext]

Este reino faraó provavelmente curto e com pouca importância histórica é lembrado hoje graças a um dos exemplos de arte egípcia reproduzida com mais frequência: o "Ka Hor", a estátua acima mencionado graças ao qual, entre outras coisas, sabemos que a titulação completa o soberano, é uma das antigas esculturas de madeira mais bem preservadas, representante de um gênero que era suposto ser uma vez comum na arte de 'antigo Egito, mas que é pouco provável que venha a nós em tão boa condição.
A estátua está agora em exposição no Museu Egípcio do Cairo (CG259).

Imagem:http://victorsolkin.livejournal.com/323964.html#comments
https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=it&u=https://it.wikipedia.org/wiki/Hor_I&prev=search