Maria Lopes
segunda-feira, 14 de setembro de 2015
sábado, 12 de setembro de 2015
A Virgem de Valdimir 1410 - Theotokos Têmpera sobre madeira
Nossa Senhora e a arte - século XIV
Antigos Ícones Russos
A palavra "icone" deriva do grego"eikon" e significa imagem, mas “em seu sentido mais restrito e mais difundido, significa imagem sagrada à qual se venera de maneira especial”.
Com o desenvolvimento dos métodos de restauração, velhos ícones russos foram literalmente redescobertos no começo do século XX e tiveram grande impacto sobre pintores russos de vanguarda.
Teófanes, o Grego (1340 - 1410) foi um artista grego bizantino e um dos maiores pintores de ícones da Moscóvia, professor e mentor de Andrei Rublev. Teófanes conhecia filosofia e tinha uma ampla erudição. Decorou em afresco as paredes e tetos de várias igrejas. Conta-se que ele tinha o gênio de artista, o talento de teólogo e uma experiência de oração que o punha em contato com as próprias imagens que pintava, tão intensa sua vida espiritual.
A Virgem (1405) - Catedral da Anunciação de Moscou. Têmpera sobre madeira
A palavra "icone" deriva do grego"eikon" e significa imagem, mas “em seu sentido mais restrito e mais difundido, significa imagem sagrada à qual se venera de maneira especial”.
Com o desenvolvimento dos métodos de restauração, velhos ícones russos foram literalmente redescobertos no começo do século XX e tiveram grande impacto sobre pintores russos de vanguarda.
Teófanes, o Grego (1340 - 1410) foi um artista grego bizantino e um dos maiores pintores de ícones da Moscóvia, professor e mentor de Andrei Rublev. Teófanes conhecia filosofia e tinha uma ampla erudição. Decorou em afresco as paredes e tetos de várias igrejas. Conta-se que ele tinha o gênio de artista, o talento de teólogo e uma experiência de oração que o punha em contato com as próprias imagens que pintava, tão intensa sua vida espiritual.
A Virgem (1405) - Catedral da Anunciação de Moscou. Têmpera sobre madeira
Andrey Rublev (1360 - 1430) - Considerado por muitos como o maior pintor de ícones da Rússia .
Executou afrescos nas principais igrejas de Moscou e outras cidades da Rússia, como Vladimir and Zvenigorod. Na arte de Rublev duas tradições se combinam: a mais alto ascetismo e a harmonia clássica das maneiras Bizantinas. As personagens em suas pinturas são sempre calmas e pacíficas. Mais tarde, sua arte se tornou o ideal quando se fala em pintura de igrejas e arte icônica.
Rublev foi canonizado em 1988 pela Igreja Ortodoxa Russa.
A Virgem de Valdimir - 1410 - Theotokos* Têmpera sobre madeira
*mãe de Deus
Anunciação - 1405
http://misteriodeamor.blogspot.com.br/2011/01/nossa-senhora-e-arte-seculo-xiv.html
Arte e Cura século XIV
Arte e Cura século XIV
Rudolf Steiner sugeriu (por volta de 1911),que se contemplasse uma sequência de imagens de Nossa Senhora como forma de tratamento para determinados pacientes, principalmente aqueles em que o componente psíquico desempenhava papel relevante. Ao longo do tempo se constatou que o benefício trazido pela contemplação das imagens antes de dormir, podia ser estendido a muitas pessoas. Este processo ajudaria a elevação do corpo etérico.A maioria dos relatos apontava na direção do aumento de vitalidade, da conquista de estados de calma interior. São quinze quadros a maioria de Rafael Sanzio e teriam uma ótima função terapêutica principalmente para crianças. A sequência apresentada seria importante.
01 - MADONA SIXTINA - Rafael Sanzio
Rudolf Steiner sugeriu (por volta de 1911),que se contemplasse uma sequência de imagens de Nossa Senhora como forma de tratamento para determinados pacientes, principalmente aqueles em que o componente psíquico desempenhava papel relevante. Ao longo do tempo se constatou que o benefício trazido pela contemplação das imagens antes de dormir, podia ser estendido a muitas pessoas. Este processo ajudaria a elevação do corpo etérico.A maioria dos relatos apontava na direção do aumento de vitalidade, da conquista de estados de calma interior. São quinze quadros a maioria de Rafael Sanzio e teriam uma ótima função terapêutica principalmente para crianças. A sequência apresentada seria importante.
01 - MADONA SIXTINA - Rafael Sanzio
02 - BELA JARDINEIRA - Rafael Sanzio
03 - MADONA ALBA - Rafael Sanzio
04 - MADONA ALBA (detalhe) - Rafael Sanzio
05 - MADONA DI CASA PAZZI - Donatello
06 - MADONA COM O PÁSSARO (detalhe) - Rafael Sanzio
07 - MADONA BRIDGEWATER - Rafael Sanzio
08 - MADONA SIXTINA (detalhe) - Rafael Sanzio
09 - MADONA TEMPI - Rafael Sanzio
10 - TRANSFIGURAÇÃO NO MONTE TABOR (detalhe) - Rafael Sanzio
11 - MADONA GRANDUCCA - Rafael Sanzio
12 - MADONA COM PEIXE - Rafael Sanzio
13 - MADONA BRÜGGE - Michelangelo Buonarroti
14 - MADONA COM O PÁSSARO - Rafael Sanzio
15 - TRANSFIGURAÇÃO NO MONTE TABOR (detalhe) - Rafael Sanzio
Nota:
apresento aqui a utilização de pinturas relativas à mãe de Jesus por um estudioso não católico, como mostra da força de Nossa Senhora e da arte.
http://misteriodeamor.blogspot.com.br/2013/10/rudolf-steiner-sugeriu-por-volta-de.html
Mistério de Amor e Arte
Mistério de Amor e Arte
Bem-aventurada mãe de Deus, rogai por nós que
recorremos a vós
http://misteriodeamor.blogspot.com.br/2011/01/nossa-senhora-e-arte-seculo-xiv.html
sexta-feira, 11 de setembro de 2015
Djanira da Motta e Silva uma das maiores pintoras do Brasil.
Djanira em cada tela um pouquinho do Brasil.
Caboclinhos – Djanira
Djanira da Motta e Silva , nasceu em Avaré em 20/06/14 e morreu em 31/05/79 no Rio de Janeiro, foi uma pintora, desenhista, ilustradora, cartasista, ilustradora, certazista, cenógrafa e gravadora brasileira e uma das precursoras do estulo naif no país.
Segundo seu amigo Jorge Amado: “Djanira traz o Brasil em suas mãos, sua ciência é a do povo, seu saber é esse do coração aberto à paisagem, à cor, ao perfume, P’as alegrias, dores e esperanças dos brasileiros.
Sendo um dos grandes pintores de nossa terra, ela é mais do que isso, é a própria terra, o chão onde crescem as plantações, o terreiro da macumba, as máquinas de fiação, o homem resistindo à miséria. Cada uma de sua telas é um pouco do Brasil.http://bethmichel.com.br/?p=4189
" Ninguém é autor do próprio talento; é apenas usuário".
"Ninguém é autor do próprio talento; é apenas usuário".
MARIO GENTIL COSTA
PENSANDO
A palavra escrita é a forma mais plástica de pensar...
A palavra falada, ainda que gritada em altos brados, tem vida curta. Já a palavra escrita..., essa..., não há silêncio capaz de emudecê-la...
Ter pensado e não ter dito, - sobretudo não ter escrito -, em certos casos, é o mesmo que não ter pensado...
O mutismo aparente das prateleiras de uma biblioteca é o mais veemente discurso proferido pelo intelecto e o mais seguro veículo da imortalidade humana.
Uma folha de papel em branco, uma pauta musical sem notas ou uma tela por pintar constituem, a meu ver, o mais formidável desafio imposto à sensibilidade, à imaginação e à inteligência humanas.
A maior parte dos homens vive sob o conflito entre a necessidade de ser ou parecer importante e a incômoda certeza de não ter importância alguma.
A verdade é coisa viva e existe por si mesma, permanecendo desconhecida até que alguém a proclame.
Ninguém é autor do próprio talento; é apenas usuário.
MARIO GENTIL COSTA
Assim Falou Zarathustra
O Blog Maria Lopes e a Arte do Espetáculo está participando do Concurso Top Blog 2015 conto com sua preferência de voto.Obrigada.
O Blog Maria Lopes e a Arte do Espetáculo é considerado um Blog popular nas Redes Sociais e consta com uma coleção de Prêmios, Selos e Wards recebidos pela presença constante de seus visitantes e participação generosa dos amigos da WEB que de uma forma ou de outra colaboram enviando matérias, sugestões e votos quando necessário.
O Blog Maria Lopes e Artes participa no Concurso Top 30 Brasil e há mais de um ano se encontra entre os 10 mais votados em mais de 110 000 blogs e sites participantes mensalmente (graças a colaboração dos amigos). Sou imensamente grata por ter a satisfação de transformar o blog em algo real através um mundo virtual que é a informática.
Apresento mais uma vez o Blog Maria Lopes e a Arte do Espetáculo para a sua aprovação me proporcionando a satisfação de contar com seu voto, no Concurso Top Blog 2015, local de votação que se encontra na aba direita do seu vídeo, onde se lê (vote aqui e seguir as instruções).
Existe a necessidade de validar seu voto.Obrigada por sua tenção.
Por favor se encontrar alguma dúvida: marialopesdeandrade.lopes034@gmail.com
Felicidades e Grata por sua atenção e voto. Maria Lopes.
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Leonardo da Vinci o maior gênio da História
Leonardo da Vinci o maior gênio da História
Madona del Garofano ou A Virgem do Cravo, é uma pintura a óleo de Leonardo Da Vinci, realizada sobre um painel de 62 × 47 cm, entre 1478 e 1480 (provavelmente baseada na sua obra A Virgem de Granada). Está atualmente na Antiga Pinacoteca, em Munique.O nome da obra é esse porque, a Madona mostra ao menino uma flor Garofano (cravo), então Madona del Garofano significa Madona ou Virgem do Cravo. A pintura relata a Madona aparentemente em pé, em sua frente está um balcão com uma almofada, e o Menino sentado. O seu manto azul está apoiado sobre este balcão, parecendo cair vagarosamente, revelando um amarelo quase dourado; as vestes da virgem são ricas em ornamentos (lembrando uma rainha), detalhes completamente minuciosos que mostram a sua grandiosidade e influência.
No fundo da pintura, observam-se janelas, elas revelam uma paisagem magnífica, com montanhas ou cordilheiras; que parecem refletir a luz do sol.
Madona Benois é um quadro de Leonardo da Vinci. A pintura retrata Maria e a criança em um jogo de olhares que fazem parecer muitíssimo natural e que não pode ser achado em nenhuma pintura italiana contemporânea da Madona. Leonardo da Vinci alcançou esta qualidade por meio de estudos da natureza e produziu várias pinturas, esboços e um número muito grande de desenhos sobre este tema.
Foi chamada de Madona Benois por causa da família que possuía a obra, a família Benois. Esta tela demonstra o método recentemente desenvolvido na época que foi chamado de chiaroscuro - uma técnica de iluminação que obscurece as figuras e que fazem parecer em três dimensões.
Este trabalho demonstra uma mãe com seu filho em momentos privados enfocando uma emoção preciosa entre eles. Esta era a intenção de Leonardo, que parecessem naturais.
A complexidade e detalhe destas pinturas fixaram padrões novos, contudo eles são menos conhecidos que seus outros trabalhos.
A imagem de Maria, sem dentes, pode ser explicada pelo estado inacabado do trabalho
http://www.forumcpu.com/leonardo-da-vinci-o-maior-genio-da-historia-t18482-20.html
quinta-feira, 10 de setembro de 2015
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