Maria Lopes

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terça-feira, 7 de junho de 2016

Maria Lopes e Artes homenageia os visitantes de bandeira Portuguesa.

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Os Portugueses estão entre os nossos maiores número de visitantes.
Se encontram no Terceiro lugar entre as bandeiras dos países 
que recebemos nos Blogues Maria Lopes.
Agradeço de coração a coração a preferencia neste universo que é a WEB.
Bem vindos os Brasil através do Blog Maria Lopes e a Arte do Espetáculo. 

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Rita Guerra ... *** Gostar de Ti ***

http://www.portugal-live.net/P/essential/culture-arts.html

Artes Visuais

Escultura portuguesa

As origens da escultura portuguesa podem ser apreciadas através dos magníficos túmulos dos séculos XII a XV que se encontram por todo o país. No final do século XVIII, o ouro recém-descoberto no Brasil permitiu que o Barroco influenciasse de forma determinante a escultura nacional, sobretudo através do notável artista Machado de Castro (1731–1822).



As tradições neoclássicas e românticas de Itália e França inspiraram ainda Machado de Castro em finais do século XVIII, assim como Soares dos Reis um século mais tarde.

Pintura

No século XV, uma escola de pintores primitivos liderada por Nuno Gonçalves, autor dos notáveis “Painéis de S. Vicente de Fora”, terá produzido algumas das melhores obras de arte europeia da época, essencialmente de temática sacra.

O século XIX assistiu a um novo florescimento da pintura em Portugal, inspirado por um Romantismo tardio. A época de realismo naturalista que se seguiu foi substituída no século XX por um experimentalismo mais pessoal.

Arte contemporânea

Há vários artistas portugueses contemporâneos que deixaram a sua marca no mundo da arte. Maria Helena Vieira da Silva (1908–1992) é considerada uma das maiores pintoras abstractas do país, e Carlos Botelho (1899–1982) notabilizou-se pelas suas cenas de ruas de Lisboa.

Paula Rego tornou-se famosa pela sua pintura “narrativa”, tendo conquistado reconhecimento internacional sobretudo com as suas séries “Mulher Cão” e “Aborto”, na década de 1990.
A obra desta pintora está hoje representada nos mais importantes museus e galerias de arte contemporânea do mundo, incluindo a Tate Modern, em Londres, e existe um novo museu em Cascais dedicado em exclusivo à sua arte – a Casa das Histórias Paula Rego.
Azulejos

Entre as artes decorativas, a azulejaria portuguesa é especialmente notável. São numerosos os edifícios dos séculos XVI e XVII revestidos com painéis de azulejos azuis e brancos ou policromáticos, assim como alguns espaços interiores de igrejas ou palácios. Entre os exemplares mais famosos incluem-se os do Pátio da Carranca, no Palácio Nacional de Sintra; da Igreja de São Roque, em Lisboa; e da Quinta da Bacalhôa, em Azeitão, próximo de Setúbal.http://www.portugal-live.net/P/essential/culture-arts.html

Alberto Indio é assumidamente um compositor de canções. Nascido no Porto em 1980, o músico conta com um trajecto musical da forma mais apaixonada por esta arte que o faz respirar. Os seus temas cantados em Português, fazem claramente transparecer a expressão, sentimento e entrega à sua música.

  • Alberto Indio - QUERO-TE DIZER

Single do 2º trabalho de originais do músico portuense Alberto Indio. 2013/2014

QUERO-TE DIZER (letra e musica Alberto Indio)
Produção e arranjos: Rodolfo Cardoso

Bateria: Hugo Danin
Baixo: João André Piedade
Guitarra: Rodolfo Cardoso
Piano e Hammond: Claudio Souto
Coros: Patricia Antunes e Patricia Silveira
Videoclip filmado em 2013 nos Boom Studios
Hairstyle e Make up: Andreia Martin (Inês Pereira cabeleireiros)
Figurantes: Alberto Indio e Alex
Realizado por André Tentugal (Neutral Report)


segunda-feira, 6 de junho de 2016

domingo, 5 de junho de 2016

nana caymmi - minha nossa senhora


Maria Aprendiz implora a 

Nossa Senhora estenda a mão 

sobre o meu país.


                



Que que é isso que se costura
Na minha alma
Doce sutura, futura calma
Que a prece alcança na paz de Deus.
E até mesmo se há alguém que pense
Que a morte é sonho,
Melhor viver nessa vida um sonho
Que eu possa ver pelos olhos teus.
Pois sabendo que um dia é sempre
Chegada a hora,
Eu peço, oh Minha Nossa Senhora,
Que estenda a mão sobre o meu país.
Quem te implora é outra Maria,
A Maria qualquer, a Maria aprendiz.
Eu também quero ser
- quem não quer?
Quero ser feliz.




"A Maria Aprendiz implora a 
Nossa Senhora estenda a mão sobre o meu país". Nana Caymmi.


sábado, 4 de junho de 2016

Pro Jongo não se acabar, Jongo é Cultura.


Pro Jongo não se acabar, Jongo é Cultura.


Pro Jongo não se acabar, Jongo é Cultura.

Grupo Cachuera! - Saravá, jongueiro velho



Publicado em 5 de abr de 2013
O Samba Paulista e seus Batuques no Espaço Cachuera! - SP, em junho de 2012
Saravá Jongueiro Velho (Jeferson Alves de Oliveira)
Grupo Cachuera! - O Grupo Cachuera! é um coletivo de práticas e estudos das tradições populares de música e dança do Sudeste brasileiro, centrado na divulgação de duas vertentes principais desse repertório: os batuques de terreiro e as congadas. Todo trabalho desenvolvido pelo grupo baseia-se nas viagens de campo, na pesquisa teórico-bibliográfica e nos ensaios, realizados ao ar livre no campus da USP

O evento fez parte do projeto É Tradição e o Samba Continua...2012
O projeto, realizou 8 eventos sobre o Samba de São Paulo, reunindo 34 artistas representativos do samba de São Paulo no Memorial da América Latina, Espaço Cachuera e Auditório Ibirapuera em 2012.

O projeto proporcionou encontros memoráveis do samba paulista e da música popular brasileira, reunindo diversos artistas representativos do samba de São paulo e da cultura popular.
02/05/2012 -- Quinteto em Branco e Preto, Virgínia Rosa e Célia.
03/05/2012 -- Fabiana Cozza, Adriana Moreira e Tereza Gama.
04/05/2012 -- Dia das Comunidades do samba - Samba dá Cultura, Maria Cursi, Samba da Tenda e Pagode da 27.
05/05/2012 -- Mulheres - Ana Elisa, Elizeth Rosa, Graça Braga, Railídia e Dona Inah.
06/05/2012 -- Toinho Melodia, Chapinha, Osvaldinho da Cuíca e Velha Guarda da Camisa Verde e Branco e Mestre Sala e Porta Bandeira.
20/05/2012 -- Comunidade Samba da Vela, Graça Braga, Tia Cida de São Matheus e Samba da Laje.

Em dois dias de espetáculo, o Grupo Paranapanema, recebeu diversos artistas em uma homenagem ao samba paulista, suas raízes e seus batuques.
Direção Artística: Luiz "Lobo" Fonseca
Sambas tradicionais, partido-alto, samba de terreiro, samba de bumbo, jongos, batuque de umbigada e congadas.
16/06/2012 - Grupo Paranapanema, Cássio "Portuga", Teroca, Toinho Melodia, A Quatro Vozes e Sambaqui (Samba de Bumbo).
17/06/2012 - Grupo Paranapanema recebe: Tião Carvalho, Marcelo Pretto, Seu Benedito e Família, Daniel Reverendo e Grupo Cachuera! (Roda de Jongo
Realização Por do Som
Patrocínio Brahma
Apoio Governo de São Paulo - Secretaria de Estado da Cultura, através do Proac, Programa de Ação Cultural
projeto selecionado pelo Ministério da Cultura – Funarte através do Prêmio Procultura de Apoio a Festivais e Mostras de Música.
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Jongo é Cultura e tradição em Valença.

Jongo é Cultura e tradição em Valença. 
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Jongo para Iemanjá - Griot, tribal, dandalua.wmv


Enviado em 3 de fev de 2012
Jongo realizado no dia 02 de Fevereiro para Iemanjá, estiveram presentes os grupos Griot, TRIBAL, Dandalua e Cia. Folclórica da UFRJ.
Este vídeo é um Registro feito pelo núcleo

Jongo e tradição em Valença
Quilombo de São José terá fim de semana de festa pela liberdade
Os tambores sagrados do jongo
Os tambores sagrados do jongo  (Foto: Fernando Souza)
Quilombola com seu instrumento
As crianças tem contato com a tradição através do jongo
Os quilombolas conquistaram seu direito a terra através do jongo
Os mais velhos passam a tradição do jongo para os mais novos
"No dia treze de maio,
é um dia muito bonito.
Todos pretos se reúnem,
meu Deus do céu,
pra saravá São Benedito"


A letra acima é de um jongo, ritmo tradicionalmente dançado no dia 13 de maio em homenagem aos pretos velhos e que na última década tomou os palcos do Brasil e do mundo. Muito mais do que uma dança, o jongo foi a arma utilizada pelos moradores do Quilombo São José, em Valença, na luta pela sua garantia de propriedade e pela preservação da cultura negra. Nos próximos dias 15 e 16, sábado e domingo, a comunidade abrirá novamente suas portas e estará em festa, comemorando, além da histórica abolição, mais um passo na conquista do direito a terra. Isso porque, em novembro passado, o Governo Federal assinou decreto de reconhecimento da comunidade como área de interesse social, a última etapa para concessão da terra para os moradores do quilombo de São José.

A festa do jongo, que acontece nesse fim de semana no quilombo, traz, além da dança, vários outros atrativos da cultura tradicional da região. Estarão presentes o calango, a folia de reis, as rezas, a medicina natural, a venda de produtos da agricultura familiar e do artesanato tradicional, e a já famosa feijoada, como avisa Toninho Canecão, líder do Quilombo:

"Nessa quinta nós já compramos o material pra fazer uma boa feijoada e receber todo mundo! Estamos montando as barracas e guardando um público maior do que no ano passado, que já foi de 2.500 pessoas" explica o irmão de Mãe Tetê, mãe de santo da comunidade. Cabe a ela, como líder espiritual do quilombo, um dos momentos mais emocionantes da festa: benzer todos os participantes, ao redor da fogueira, antes do jongo correr solto. "Antigamente nossa festa era fechada, só para os quilombolas, mas a partir da década de 1990 começamos a abrir a festa para o público em geral e hoje em dia já podemos notar que mais de 80% das pessoas que participam são de outras regiões."

O São José é um dos mais tradicionais quilombos em atuação no país. Ocupada pela mesma família, há cerca de 150 anos, a área de casas de pau a pique e telhado de palha conta hoje com mais de 200 moradores descendentes da etnia Bantú - com origem na antiga região do Congo-Angola (África Subsaariana) Tudo começou quando o fundador da comunidade, Pedro, veio em um navio de Angola para trabalhar nas lavouras do Vale do Paraíba, mais especificamente na Fazenda São José. Após o declínio da produção de café na região, seus descendentes continuaram morando nas terras onde antes tratavam o produto.

O músico Marcos André foi um dos primeiros a ter contato com a festa e as tradições da comunidade quilombola: 

"Fazia parte do Jongo da Serrinha, do mestre Darcy, e começamos a descobrir outros grupos que haviam no estado. Tive meu primeiro contato com o Quilombo São José em 97 e foi como descobrir o berço do jongo. Lá não tinha luz, que só chegou há quatro anos, e por ser um grupo composto por agricultores, todos da mesma família, que casavam entre si, ainda mantém quase o mesmo cenário de um século atrás."

jongo é utilizado também como forma de manter as origens e passar a tradição da cultura negra. A dança que veio da região de Congo-Angola para o Brasil, na época da escravidão, reverencia os ancestrais, os preto-velhos, e associa o religioso com o profano, já que é dançada de forma respeitosa, com os pés descalços e roupas utilizadas no dia a dia. Tambores sagrados são postos ao ar livre, onde dançarinos se benzem antes de começar a evoluir ao redor da fogueira com passos ritmados embalados por músicas que são passadas de geração a geração. Através da letra dos jongos, coalhadas de termo poéticos e de referências aos antepassados, os mais velhos passam sua tradição para os mais jovens, em um processo natural de transferência de memória oral e coletiva.

Festa e cidadania


Segundo Toninho, a comemoração do dia 13 de maio foi essencial para melhorar a estrutura do Quilombo:

"Nossa festa já foi capa de revista no Japão e manchete de jornal nos EUA, além de ter gerado o contato da comunidade com pessoas de todo o Brasil e do mundo afora. Hoje em dia a festa ajuda muito o nosso quilombo, já que conseguimos investimentos e melhorias estruturais, assim como adquirimos conhecimento para poder lutar pelo direito à nossa terra."

No dia 20 de novembro de 2009 o Presidente Lula assinou um decretoque levou à última etapa para a concessão do direito de propriedade da terra para os moradores de dois quilombos do estado, o de São José e o de Preto Forro, em Cabo Frio. Logo, a festa do próximo final de semana terá mais um motivo de comemoração: 

"Queremos nos manifestar a favor do direito de terra, além de poder ajudar outras comunidades que passam pelo mesmo processo" disse o líder da associação, que complementou: "sonhamos com o dia em que o proprietário dessas terras seja afastado. Ele chegou a oferecer dois bois por ano para que evitássemos a entrada de outras pessoas no nosso festejo. Tudo isso, porque a festa foi muito boa para nossa comunidade, já que adquirimos respeito internacional e nos fortalecemos na luta pela propriedade."

O jongo, hoje reconhecido como Patrimônio Imaterial, foi utilizado como instrumento para conquista da cidadania naquela região, já que o interesse das pessoas de fora, caracterizado como turismo étnico, deu força à comunidade, que também ganhou mais destaque com o documentário O Jongo ? Ritual e Magia no Quilombo São José, que pode ser visto aqui. De acordo com Marcos André, o uso da dança foi estratégico: 

"O mundo globalizado se volta para as identidades locais, buscando conhecer suas tradições. A partir disso, a comunidade quilombola ganhou visibilidade através do jongo, que trouxe fama e força tanto para região quanto para seus moradores. Todas as conquistas feitas pelos quilombolas são reflexo do poder da dança."

E as conquistas não foram poucas. Além da assinatura do decreto do presidente Lula e da chegada da luz elétrica, a comunidade recebeu tratamento de água e esgoto assim como melhorias na estrada que dá aceso ao Quilombo São José, hoje em dia facilmente encontrado devido às placas de sinalização instaladas há poucos anos. Além disso, segundo Toninho Canecão, hoje em dia quase todos os quilombolas da comunidade estão alfabetizados e a prefeitura de Valença presta a assistência necessária em relação à educação e assistência médica. A comunidade, então, sobrevive conservando suas raízes e com a dignidade que merece. 

Colaboração de Gustavo Durán (Na postagem original

Jongo da Serrinha, em Madureira - Rio de Janeiro

Jongo da Serrinha, em Madureira - Rio de Janeiro


http://slideplayer.com.br/slide/2714088/

Jongo, Disciplina Arte. 
Origem: o Jongo é uma dança de origem africana, possivelmente do povo oriundo de Angola, da qual participam homens e mulheres, significando divertimento. O canto tem o papel fundamental, associado aos instrumentos musicais e à dança. Alguns pesquisadores classificam-no como um de "tipo de samba" mais antigo, seria ele que daria mais tarde origem ao samba. Em alguns locais, o nome pode variar como Caxambu, Dança do Jongo, Bambelô, dentre outros.

A Festa: é uma música feita para dançar, e se fundamenta com o "ponto", ou seja, a pessoa tem que "desamarrar"(decifrar) o "ponto". O "ponto" seria uma espécie de adivinha, onde o verso cantado não expressa de forma muito clara o que se trata, e é preciso descobrir para saber do que fala a música.
Exemplo de uma crítica feita a um chefe político:

"Tanto pau de lei
que tem no mato,
imbaúba é coroné."

A explicação do "ponto" é que no meio de muita gente boa que existe, foram escolher logo o "coronel" que não é bom, para um cargo tão importante. Segundo a comparação da música: Pau de Lei: Gente boa, e Imbaúba: árvore cuja madeira é ôca sem muita serventia, gente ruim.

Na maioria das vezes, a música é cantada por duas ou três vozes. Em alguns locais é comum as pessoas participantes do Jongo dançarem ao redor dos instrumentos, noutros lugares dançam em frente aos instrumentos,sendo a que é uma dança de roda que se movimenta de forma contrária ao ponteiro do relógio(sentido anti-horário) coisa pouco comum, como passos para frente,pulos,giros ,etc.
Na Dança são utilizados os seguintes instrumentos musicais: atabaque guanazamba, guaiá, atabaque candongueiro, puíta,cuíca, atabaque cazunga.

http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=121

O Jongo na Serrinha

O Jongo na Serrinha
Imagem bandeira do brasil

Adouma - Santana Ft.

Adouma - Santana Ft.


Adouma - Santana Ft.

I Collage - Sole Rosso

I Collage - Sole Rosso