Pete Carlton (Marc Donato), de 10 anos, tem um câncer fatal no cérebro e só pode se locomover em cadeira de rodas. O que ele mais ama é observar a vida de pequenos insetos. Seu sonho é capturar a lendária borboleta azul, só encontrada nas florestas das Américas Central e do Sul. Teresa (Pascale Bussières), mãe de Pete, faz de tudo para que o filho realize seu desejo. Ela convence Alan Osborne (William Hurt), um notório entomologista, a realizar com o menino a viagem à floresta. Juntos, os dois seguem em busca do mítico inseto.
O filme Borboleta azul, também conhecido como Mariposa Azul, é um drama comovente sobre a força de vontade e a luta para alcançar os nossos maiores sonhos. Pete Carlton é uma criança que está na fase terminal de um câncer cerebral e os médicos dão-lhe apenas três meses de vida. Ele encara a sua doença com muita calma e enfrenta os seus últimos dias com muita serenidade.
Pete adora observar a vida dos pequenos insectos e o seu favorito é a borboleta azul. Alan Osborne é um famoso estudioso deste enorme grupo animal: os insetos. Em diversos programas ou livros, Alan fala da magia da borboleta azul e do seu efeito nas pessoas que a conseguem capturar. Pete é o seu grande admirador, e é junto dele que encontra a possibilidade de capturar a borboleta azul.
Esta borboleta apenas pode ser encontrada nas florestas da América Central e do Sul, de modo que melhor do que ninguém, Alan, para levar o pequeno Pete a concretizar o seu maior sonho. Ao seu lado, está sua mãe que esforça-se por convencer Alan a levar o seu filho para a floresta de modo a encontrar o seu maior tesouro.
Alan cede aos múltiplos pedidos, quando se apercebe que o pedido daquele menino não é apenas um capricho mas sim uma grande paixão pela vida insectívora e em especial pela mística Borboleta Azul.
Chegados à floresta são recebidos pelos amigos de Alan uma tribo que reside ali mesmo. Estes inserem Pete na sua cultura contando as suas histórias e dos poderes da Borboleta Azul. Por um lado creem que a borboleta é mágica e que é capaz de transformar uma pessoa realizando os seus maiores desejos, por outro lado creem que ela é amaldiçoada, pois uma vez que alguém a veja é capturado pelos espíritos da floresta.
A procura pela tal borboleta não é fácil, uma vez que a sua época alta já terminou. Alan, Pete e a sua mãe, e mais alguns homens da tribo fazem jornadas pela floresta, onde a beleza da natureza prega partidas fazendo com que as pessoas corram sérios perigos e alguns riscos de morte.
Alan que é um homem que tem medo das relações afetivas, aos poucos fica cativado pela personalidade serena, meiga, forte e sonhadora de Pete. Durante essa aventura, os dois descobrem que estavam atrás de sua essência como ser humano.
Borboleta Azul é baseado numa história real, e mostra-nos o impacto que a força que o ser humano tem em si próprio e na vida das outras pessoas. E realmente existem pessoas assim, que têm um brilho especial um força enorme capaz de nos mover.
Os nossos sonhos podem ter grandes repercussões nos outros e muitas vezes podem mudar o rumo de muitas pessoas. Todos nós escrevemos um bocadinho da vida de cada um, pois um simples contacto pode marcar uma pessoa pela vida inteira, muitas vezes não precisa de ser uma amizade de longa data, apenas de poucos momentos, mas momentos enriquecedores. E podemos sempre aprender com os mais novos, e ao fim ao cabo é o que este filme demonstra, uma grande lição de vida de um miúdo de 10 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua visita.