quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Recebemos hoje observadores de Arte vindos do Turcomenistão.


Maria Lopes e a Arte do  Espetáculo é Cultura.

Recebemos hoje observadores de Arte vindos do Turcomenistão

Em agradecimento a presença do novo visitante postaremos um pouco sobre,

ASHGABAT: A CIDADE MAIS "ESTRANHA DO MUNDO".   

         
O brasileiro é reconhecido como o povo que sente saudades até de momentos de aglomeração em shows e locais públicos.

Como exemplo do que me referindo, deixo a pergunta:
 "- O que seria da 25 de Março em São Paulo, sem o movimento intenso de pessoas, na tentativa de circular e admirar as vitrines do comércio local?" 

Nesta comparação é que alguns se referem a ASHGABAT como a cidade mais " Estranha do Mundo".

No perímetro considerado moderno as edificações magníficas em grande parte, são em mármore e quase não se encontra pessoas nas ruas. 

Imaginemos brasileiros acostumados a uma vida dinâmica e quase sempre com inúmeras pessoas circulando nos grandes centros das capitais do país chegar ao Turcomenistão e visitar justamente o local onde não se vê pessoas. 

Bem, mas vamos a nossa viagem de hoje, primeiro para nos posicionarmos em relação a cidade que iremos percorrer neste momentos, enquanto estivermos no Maria Lopes e Artes, assista o vídeo abaixo.  

 
                            

                                        https://www.youtube.com/watch?v=EmTsx_HW5nU


Em 1948. um terremoto destruiu a cidade e  reconstruída em estilo soviético. Quando o Turcomenistão se tornou independente em 1991, o país passou a ser governado por Turkmenbashi, que  chegando ao poder, passou a construir a cidade que  considerava representar uma nova era de ouro do Turcomenistão. 
Dessa nova fase de obras surgiu a nova Ashgabat, repleta de palácios dourados e monumentos cobertos de neon, mas ao mesmo tempo existe  80% de seu território no deserto de Karakum.

 Deserto, simplicidade, modernidade, irreverência, sítios arqueológicos recheados de história, cratera que queima no meio do deserto e neste contexto o visitante chegou  ao Brasil desembarcando no "BlogSpot Maria Lopes e a Arte do Espetáculo".

Então bora falarmos de Arte que é a nossa proposta. 

Grata por sua vista e volte sempre.   




                                

                                              

  Nessa viagem nos "Tempos da Internet" encontrei uns brasileiros na estrada do Turcomenistão e como considerei muito legal  trouxe  o vídeo para compartilhar com todos que nos visitam. 

                                          

"A cratera chamada de 'Porta para o inferno' tem atraído muitos turistas para o deserto de Karakum, no Turcomenistão, na Ásia Central. Com 70 metros de diâmetro, o buraco fica na vila de Derweze, a leste do Mar Cáspio e 260 quilômetros ao norte da capital Achkhabad.

O poço de fogo foi o resultado de um erro de cálculo simples por cientistas soviéticos, em 1971. Os geólogos perfuraram uma caverna subterrânea para obter gás.

Temendo que a cratera emitisse gases venenosos, os cientistas tomaram a decisão de colocar fogo, pensando que o gás iria queimar rapidamente. Mas as chamas não acabaram em mais de 40 anos, em um símbolo poderoso das vastas reservas de gás do Turcomenistão. 

Por enquanto vamos ficando por aqui .

Até a próxima oportunidade. Grata por sua visita. Voltem sempre. Maria Lopes e Equipe. 

Recebemos sugestões para postagens: marialopesdeandrade.lopes034@gmal.com

REF::http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2014/06/cratera-porta-para-o-inferno-atrai-turistas-em-deserto-do-turcomenistao.html#:~:text=A%20%C3%A1rea%20tem%20uma%20quantidade,cedeu%20e%20abriu%20o%20buraco.&text=O%20po%C3%A7o%20de%20fogo%20foi,por%20cientistas%20sovi%C3%A9ticos%2C%20em%201971.

Refe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.