Maria Lopes

Maria Lopes

domingo, 25 de novembro de 2018

Semana da Consciência Negra 2018 e a História da Boneca da Felicidade no Museu do Ingá.RJ


Maria Lopes e  a Arte do Espetáculo 


Participamos da Confecção da Boneca da Felicidade
no
Museu do Ingá. Niterói. RJ.


Semana da Consciência Negra 2018 e a História da Boneca da Felicidade





Niterói ganhou em  20 de Novembro de 2018 a estátua do líder quilombola Zumbi dos Palmares em homenagem ao
 Dia da Consciência Negra. 
 A escultura em bronze com 2 metros de altura, foi instalada no Gragoatá, próximo à entrada do campus da Universidade Federal Fluminense (UFF). 
A obra é do escultor e artista plástico  Rodrigo Pedrosa - Niteroiense.





                                       


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                                           Vídeo Prof. Ivan Luiz de Andrade
                                             https://youtu.be/Lkfbn_HPKVA


                         

                                         https://youtu.be/ZnwDxij-UbQ



                       

                            https://youtu.be/jlnU9Wsj06E

Em 20 de novembrocomemora-se no Brasil o Dia da Consciência Negra. Mas você sabe o motivo de escolha dessa data?
Foi nesse dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi dos Palmares. Este foi a liderança mais conhecida do chamado Quilombo dos Palmares, que se localizava na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. A fama e o símbolo de resistência e força contra a escravidão mostrado pelos palmarinos fizeram com que a data da morte de Zumbi fosse escolhida pelo movimento negro brasileiro para representar o Dia da Consciência Negra. A data foi estabelecida pela Lei 12.519/2011.
Outro motivo para a escolha dessa data foi o fato de que no Brasil o fim da escravidão é comemorado em 13 de maio. Nesse dia, no ano de 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea que abolia a escravidão no Brasil. Porém, comemorar o fim da escravidão em uma data em que uma pessoa branca e pertencente à família real portuguesa, a principal responsável pela escravidão no Brasil, assinou uma lei pondo fim ao cativeiro faz parecer que a abolição foi feita pelos próprios escravistas. Faz com que a abolição fosse apresentada como um favor dos brancos aos negros.
A escolha do dia 20 de novembro serviu, dessa forma, para manter viva a lembrança de que o fim da escravidão foi conseguido pelos próprios escravos, que em nenhum momento durante o período colonial e imperial deixaram de lutar contra a escravidão.
Os quilombos não deixaram de existir quando Palmares foi destruído sob o comando do bandeirante paulista Domingos Jorge Velho. Vários outros quilombos foram formados nos duzentos anos após o fim de Palmares.
Mesmo nos anos finais da escravidão a ocorrência de fugas em massa de escravos das fazendas, a ocupação de terras e a realização de rebeliões foram muito importantes para que a Lei Áurea fosse assinada.
O fim da abolição não representou também o fim dos problemas sociais para os escravos libertados. O racismo e a resistência à inclusão dos negros na sociedade brasileira após a abolição foram também um motivo para se escolher o 20 de novembro como data para se lembrar dessa situação.
A resistência dos afrodescendentes não se fez apenas no confronto direto contra os senhores e forças militares, ela também ocorreu no aspecto religioso e cultural, como no candomblé, na capoeira e na música. Relembrar essas características culturais é uma forma de mostrar a importância dos africanos escravizados e de seus descendentes na formação social do Brasil.
São esses alguns dos objetivos da comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra em 20 de novembro.
*Crédito da Imagem: http://agenciabrasil.ebc.com.br/

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Maria Lopes e Artes

Maria Lopes e Artes 


                          

           Stive Morgan - Dream Station‎





Stive Morgan Oficial Pages : http://www.lastfm.ru/music/Stive+Morgan http://vk.com/id218497648

Maria Lopes e Artes

Maria Lopes e Artes 

Devaldi - Eudemonia


Blogs Maria Lopes tem vários colaboradores voluntários.

Sempre afirmo que os Blogs Maria Lopes tem vários                                                    colaboradores voluntários. 



Blogs Maria Lopes tem vários colaboradores voluntários.
Sempre afirmo que os Blogs Maria Lopes tem vários colaboradores voluntários.

 " o Sonho sonhado só é apenas um sonho, o sonho sonhado com o próximo se torna realidade."
Agradeço a todos os colaboradores os destaques recebidos nos Blogs Maria Lopes.

                                     

                                         

                                                      




        Guiseppe Montanari Obrigada por sua colaboração.

                       Felicidades Sempre para você. Maria Lopes. 
 
Compartilho com todos nossos visitantes e seguidores 

trabalho musical de 

Guiseppe Montanari




                                           https://youtu.be/T4KJx3fYds0

                       Conheçam a página de Guiseppe Montanari no YouTube. 

                   https://www.youtube.com/channel/UCaEDDtyOTsKy8q60R1b96LA/featured


Maria Lopes de Andrade

                                   Instituto de Terapias  Maria Lopes
             Registro no Cartório do Primeiro Ofício de Maricá, Est RJ.
                                             Maricá, 27/07/1995

Jornalista Reg. CPJ. 24.825 - 76 - RJ,Radialista.

Eletrotécnica CEFET / RJ, Unidade Maracanã (Escola Técnica Federal 

"Celso Suckow da Fonseca).

  Parapsicóloga Clínica,

 Acupunturista,

Reikiana Master,

                                          Terapeuta Quântica de Barras de Acess.

 Homeopata Metafísica ( Coordenadora de Estagio do Curso de Extensão em Homeopatia da Faculdade Federal de Viçosa- MG/ Reg: Livro 10, Nº 21615,Folha 193 v).

Participei do CBO 2000 a convite do MTE,, Ministério do Trabalho e Emprego, representei os Terapeutas do Brasil, na elaboração das Normas do Trabalho dos Terapeutas.

Participei como convidada por
Qualidade de Trabalho CBO 2000 MTE
(Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego).
Ofício nº194/SE-MTE "Secretaria Executiva do Ministério do Trabalho e Emprego".

Brasília,17 de maio de 2000.

Pré Estreia Especial Maria Callas no Reserva Cultural de Niterói

Maria Lopes e Artes 
Pré Estreia Especial Maria Callas no Reserva Cultural de Niterói


Camerata Barroca Aprendiz na Sala Leila Diniz, 28 de Novembro de 2018

Alessandra Viegas
Sala de Cultura Leila Diniz
Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro
t:21 2717-4055
w:www.io.rj.gov.br  e: saladecultura@ioerj.com.br
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Camerata Barroca Aprendiz na Sala Leila Diniz

A Camerata Barroca se apresenta no dia 28 de novembro, às 12h30, na série “Concertos na Imprensa”, da Sala Leila Diniz. A entrada será gratuita.
  
Formada por 10 músicos do Programa Aprendiz - Música na Escola - iniciativa mantida pela Prefeitura de Niterói - a Camerata tem como objetivo valorizar a experiência de ser um solista, dando ênfase a composições do período Barroco.

No repertório, os músicos vão apresentar temas eruditos e populares de várias nacionalidades e estilos, como Johann Pachelbel – Kanon, Bach – Aria, Arcangello Corelli - Concerto Grosso IV, Arcangello Corelli - Concerto Grosso VIII, Antonio Vivaldi - Concerto em A Menor para Violino, Antonio Vivaldi - Concerto em G Maior para Violino, Antonio Vivaldi - Concerto em C Maior para Violoncelo, Haendel – Saraband e Haendel – Hallelujah.

A Sala de Cultura Leila Diniz fica na Rua Heitor Carrilho, 81, no Centro de Niterói-RJ.

SERVIÇO:
Camerata Barroca na Sala de Cultura Leila Diniz
Data28 de novembro de 2018, quarta-feira
Horário: 12h30
Local: Sala de Cultura Leila Diniz
Endereço: Rua Heitor Carrilho, 81, Centro, Niterói-RJ
Telefones: (21) 2717-4055 / (21) 2717-5299
ENTRADA FRANCA

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Maria Lopes e Artes

Maria Lopes e Artes   

Recebemos um visitante de Tarxien na Ilha de  Malta - . 

Bem Vindo e Obrigada a todos por suas visitas. 



Tarxien Ilha de Malta 

País  Malta
Região Europa
1992



  CC BY-SA 4.0
The eastern end of the Tarxien Temples; the earliest part of the monument to undergo construction.
https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Tarxien_Temples?uselang=pt#/media/File:Eastern_End_of_the_Tarxien_Temples.jpg


                             Ilha de Malta




O complexo Templo subterrâneo de Tarxien,na ilha de Malta,é um dos maiores monumentos antigos da Europa.Quem o construiu e porque o fez?Qual a sua ligação com outros Santuários da ilha?Fará parte de uma cultura megalítica Europeia?


Em 1902 novas construções eram levadas a cabo em Paola,um subúrbio da capital da ilha de Malta,Valeta.Os operários que partiam a rocha para construírem reservatórios de água descobriram,de repente,a parte superior de uma grande câmara subterrânea.


Descendo ás entranhas da Terra,encontraram imensas cavernas interligadas que continham inúmeras ossadas humanas.Temendo possíveis atrasos os empreiteiros decidiram silenciar o achado até acabarem as construções e quando o achado veio a lume os estragos eram já imensos.

Em 1905 e 1911 o pai da arqueologia maltesa,Sir Themistocles Zammit,explorou o lugar de Paola e revelou ao Mundo a existência do Hipogeu(do grego,câmara subterrânea”)de Hal Saflienique consiste numa série de mais de 20 cavernas,umas naturais outras feitas pelo homem e interligadas.


Uma sequência principal,de grandes câmaras dispostas no sentido Norte-Sul,desembocava no extremo Sul,num Santuário onde uma fachada de m Templo escavado na rocha dava acesso a um Santuário interior.

Para um dos lados desta sequência de câmaras ficava o Oráculo.Uma estatueta da chamada Snhore Adormecida foi encontrada no Hipogeu,numa gruta votiva na qual eram lançadas ofertas em ação de graças tanto pelas consultas do Oráculo,como pela cura de qualquer doença.

A Senhora Adormecida,segundo alguns,é exemplo da prática da incubação;o ato de adormecer num Santuário na expectativa de sonhos proféticos ou de sonhos portadores da cura.

Obrigada por sua visita. 


Volte Sempre. 

Liga o Som e termine sua viagem pela Ilha de Malta no 

               Blog Maria Lopes e a Arte do Espetáculo. 

Seja Feliz Sempre. Maria Lopes .

                    
         https://pixabay.com/pt/buqu%C3%AA-rosas-rosas-amarelas-1506250/




https://youtu.be/olTJf8OyD7A

Muitas câmaras pequenas laterais dão entrada a inúmeras grutas e foi nelas que se encontrou a maior parte das ossadas.Embora possa ter servido para outros fins,o Hipogeu foi realmente um túmulo colectivo.Pertenceu em princípio á mesma tradição das câmaras funerárias da Sardanha,Itália,Sudeste de Espanha e Portugal.


Á semelhança das colinas-sepulturas megalitícas encontradas também em Portugal e Espanha,estas câmaras mortuárias do do Mediterrâneo Ocidental foram utilizadas na primeira metade do terceiro milênio a.C.,devendo portanto,ter sido construídas um tempo antes.

Mas o Hipoegeu de Malta difere daquilo que normalmente se denomina “construção megalitíca”,na qual as superfícies dos grandes blocos de pedra são sempre ásperas,nesta pelo contrário,as paredes eram cuidadosamente polidas.Quem fez isto e como?

Em Tarxien os habitantes adoravam uma Divindade representada por “Mulher Gorda”.Sacrificavam-lhe animais e possivelmente consultavam um Oráculo.Muitos estudiosos consideramesta Divindade como a personificação da Terra-Mãe,um culto antigo Mediterrânico.


Os Templos Malteses floresceram durante 800 anos,mas foram abandonados e os seus frequentadores desapareceram.A seca as pragas,a fome e as invasões contam-se entre as causas possíveis deste acontecimento.


Seja o que for que fez eclipsar esta civilização,quando os povos da Idade do Bronze chegaram a esta ilha,no terceiro milénio a.C.,encontraram-na vazia.


Os Templos de Tarxien situados em TarxienMalta, fazem parte dum complexo megalítico construído apróximadamente em 2800 a. C.. Desde 1992 os templos de Tarxien fazem parte do conjunto de Templos megalíticos de Malta, incluídos na lista do Património mundial da humanidade da UNESCO. Esse ano cinco novos templos, situados em Gozo e Malta, juntaram-se ao Templo de Ġgantija, na ilha de Gozo, que jà tinha sido declarado como patrimonio em 1980.



Son cuatro templos construidos en Tarxien entre el 3.600 y 2.500 a.C. en el período del neolítico aquí llamado "Edad de los templos". Fueron descubiertos accidentalmente en 1913 por agricultores los cuales refirieron a Temistocles Zammit, director del museo, que no podían arar su campo porque continuamente aparecían enormes bloques de piedra.
En los dos primeros ábsides del templo sur se encuentra la mayor concentración de arte prehistórico hasta hoy descubierto. Uno de ellos está dominado por la réplica de una colosal estatua de una figura con faldas. En uno de los altares encontraron dos preciosos cuchillos de sílex y restos de animales, lo que constituye una evidencia clara del uso de animales para los rituales en el interior del templo. Resultan enormemente interesantes los bloques de piedra decorados con bajorrelieves de animales domásticos (varias cabras, un carnero y un cerdo), así como los decorados con espirales de distintas formas.
En el templo Central se pueden admirar relieves que representan dos toros y un cerdo hembra.
El descubrimiento de algunos megalitos y otros restos a más de 150 metros de distancia hace suponer que el complejo original era mucho más extenso de lo que hoy es.

Vídeo de Paola: Hipogeo de Hal Saflieni y Templos de Tarxien

Fonte:http://viajesylugares.es/malta/malta-05-paola-templos-de-tarxien.html


https://youtu.be/x2NGDiYOnzw



Templos Tarxien

O local dos Templos de Tarxien consiste em um complexo de quatro estruturas megalíticas construídas entre 3600 e 2500 aC e reutilizadas entre 2400 e 1500 aC. Descoberto em 1913 por fazendeiros locais, o local foi amplamente escavado entre 1915 e 1919, com uma série de pequenas intervenções realizadas na década de 1920, por Sir Themistocles Zammit, diretor de museus da época.
A mais antiga das quatro estruturas, localizada no extremo leste do local e construída em algum momento entre 3600 e 3200 aC, sobrevive apenas próximo ao nível do solo, embora seu plano de cinco ábsides ainda seja claramente visível. Templo do Sul , o mais bem decorado dos prédios megalíticos com sua escultura em relevo e a parte inferior de uma estátua colossal de uma figura contornada, e o Templo Leste , com suas paredes bem cortadas e orifícios "oraculares", foram construídos entre 3150 e 2500 aC Templo Central foi construído com seu plano único de seis absides e contém evidências de telhados em arco.
Das quatro estruturas, três foram substancialmente reconstruídas por Zammit durante a escavação, com mais intervenções ocorrendo na década de 1960. Eles contêm blocos de pedra e telas altamente decoradas, relevos de animais domésticos e espirais, a estátua colossal e vários altares, um dos quais continha uma faca de sílex e ossos de animais. Sua localização e a relação com o próprio templo são as melhores indicações do tipo de atividades que ocorreram no local. Tarxien também contribuiu para o estudo da construção destas estruturas megalíticas com a descoberta de esferas de pedra que foram interpretadas como rolos de pedra, usadas como ajudas ao transporte dos megálitos. Restos de cremação encontrados no centro do templo do Sul indicam que o local foi reutilizado como um cemitério de cremação da Idade do Bronze,
Uma passagem elevada foi concluída em 2012. Isso oferece aos visitantes a oportunidade de ver os restos pré-históricos de um ponto de vista único. A construção de um Abrigo, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) 2007-2013 como parte do Projeto de Conservação do Patrimônio Arqueológico , também foi finalizada.
* (Nota: Devido a alguns pontos estreitos dentro das estruturas do templo, é melhor usar veículos com rodas, como cadeiras de rodas e carrinhos de bebê que não tenham mais de 62 cm de largura. Para conveniência dos visitantes, uma cadeira de rodas está disponível gratuitamente no local. pedido.)
1. Património Mundial da UNESCO, um dos seis inscritos como "Os Megalíticos de Malta" na Lista do Património Mundial.
  1. 2. Um dos maiores e mais complexos dos locais pré-históricos das ilhas.
  2. 3. Casa de alguns dos melhores exemplos da arte pré-histórica que sobreviveram aos milênios, incluindo os bem conhecidos relevos de dois touros e uma porca.
  3. 4. Passadiços dentro e fora do templo proporcionam acessibilidade a todos.




https://youtu.be/mC8yFB1b4bE





https://youtu.be/P56vpTKWN48

Maria Lopes de Andrade

                                   Instituto de Terapias  Maria Lopes
             Registro no Cartório do Primeiro Ofício de Maricá, Est RJ.
                                             Maricá, 27/07/1995


Jornalista Reg. CPJ. 24.825 - 76 - RJ,Radialista.

Eletrotécnica CEFET / RJ, Unidade Maracanã (Escola Técnica Federal 

"Celso Suckow da Fonseca).

  Parapsicóloga Clínica,

 Acupunturista,

Reikiana Master,

                                          Terapeuta Quântica de Barras de Acess.

 Homeopata Metafísica ( Coordenadora de Estagio do Curso de Extensão em Homeopatia da Faculdade Federal de Viçosa- MG/ Reg: Livro 10, Nº 21615,Folha 193 v).

Participei do CBO 2000 a convite do MTE,, Ministério do Trabalho e Emprego, representei os Terapeutas do Brasil, na elaboração das Normas do Trabalho dos Terapeutas.

Participei como convidada por
Qualidade de Trabalho CBO 2000 MTE
(Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego).
Ofício nº194/SE-MTE "Secretaria Executiva do Ministério do Trabalho e Emprego".

Brasília,17 de maio de 2000.