Maria Lopes

Maria Lopes

sexta-feira, 21 de março de 2014

Total do Concurso Top Blog 100 Maria Lopes e Artes

                     Concurso TOPBLOG  TOP100 . 

Total de Votos de 1º a  21 de Marcço de 2014

Total = 4782

               Obrigada a todos pela presença no 

                  Blog Maria Lopes e Artes.  



                  21 de março: Dia Universal do Teatro


7setembroNo dia 21 de março é comemorado o Dia Universal do Teatro, uma data dedicada à arte de interpretar histórias e à forma mais grandiosa de fazer rir, chorar e pensar

                  


                     Blog Maria Lopes e Artes




Dia Universal do Teatro* (21 de Março)

Dia Universal do Teatro* (21 de Março)


"A arte de interpretar uma história pode ser resumida, simplesmente, na palavra teatro, que “representa” várias teorias sobre sua origem. Alguns antropologistas acordam que teria surgido a partir dos rituais primitivos. Outra hipótese seria a partir da contação de histórias, do desenvolvimento de danças, jogos, imitações. Ou seja, os rituais na história da humanidade começam por volta de 30 mil anos atrás. O que se tem certeza, porém, é que em 21 de março se comemora o Dia Universal do Teatro.
O Teatro nas escolas, implantado em diversos pontos do pais,  gera resultados animadores. Além de conquistar técnicas importantes vêem-se de perto as transformações ocorridas na postura dos alunos com relação as suas responsabilidades, senso crítico mais apurado, desprendimento para trabalhar em conjunto e alto estima visivelmente elevada.
A melhor definição de teatro para muitos fazedores e amantes desta arte é: Vida. Teatro é vida!  A arte de interpretar a partir desta denominação vai muito além de apenas representar o cotidiano e a cultura de um povo. Quando se entende o teatro como vida, um mundo de possibilidades se abre, tudo em volta vira objecto dramático. A vida pulsa, e nesse movimento, personagens da vida real, os sonhos ou os imaginados compõem o grande teatro mágico da vida. Tudo é cena, observe !"

Projecto teatro

O teatro pode ser uma excelente ferramenta pedagógica. Através dele o professor pode fazer com que os alunos conheçam cada etapa de uma peça (bastidor, camarim, cenário, etc.),pode trabalhar valores como ética e respeito, pode ajudar os alunos a compreenderem os acontecimentos históricos, além auxiliarem as crianças a exporem seus talentos artísticos.
Na semana do teatro nada melhor que organizar uma peça com a participação de todos os alunos da sala. Cada um fazendo aquilo que mais se identifica.

Objectivo
Conhecer a história do teatro, sua origem, e como se monta uma peça.


Fontes:
http://criatividadepedagogica.blogspot.pt 
http://maoseobras.wordpress.com 

Como un homenaje a la mujer Frida Kahlo


Una retrospectiva de la célebre artista Frida Kahlo



Como un homenaje a la mujer, a su capacidad de desnudar sentimientos y sufrimientos con obras de arte, se inauguró en Roma una importante retrospectiva de la célebre artista mexicana Frida Kahlo (1907-1954), icono del movimiento feminista, objeto y sujeto de su propia pintura
La exposición, organizada en la prestigiosa sede Scuderie del Quirinale e inaugurada por el presidente de la República italiana, Giorgio Napolitano, presenta en total 160 obras entre pinturas y dibujos realizados por o sobre Kahlo durante su original y trasgresiva carrera artística.
"Era una acróbata de la pintura. Transformó su retrato en un icono", explicó a la  el crítico de arte italiano Achille Bonito Olivo, entre los curadores de la exposición.
Frida, que forjó su propio mito y leyenda con la creación de su propio personaje, que aparece en la mayoría de sus obras, se convirtió en símbolo del feminismo al expresar su particular visión de la mujer, rompiendo con los moldes de la época, con el machismo dominante y valorizando vestimentas, collares y adornos inspirados en el folclore mexicano tanto precolombino como colonial.
Frida, que forjó su propio mito y leyenda con la creación de su propio personaje, que aparece en la mayoría de sus obras, se convirtió en símbolo del feminismo al expresar su particular visión de la mujer, rompiendo con los moldes de la época, con el machismo dominante y valorizando vestimentas, collares y adornos inspirados en el folclore mexicano tanto precolombino como colonial.
La mayoría de las pinturas, impregnadas de realidad, dolor, crueldad, dualismo, no habían sido exhibidas en Italia y provienen de colecciones de México, Europa y Estados Unidos.
La exposición, que ha generado fuerte expectativas ya que más de 35.000 personas han reservado entradas por adelantado, abrirá al público el jueves y permanecerá abierta hasta el 31 de agosto.
En las antiguas caballerizas del Palacio Quirinal, en salas del siglo XVIII, entre paredes color terracota y mostaza, han sido colgados más de 40 retratos, entre ellos el célebre "Autoretrato con collar de espinas y colibrí".
Realizado en 1940, con Frida de cejas gruesas y unidas y bigotuda como siempre, luce un angustiante collar de espinas, un gato negro, un mico, mariposas entre la naturaleza exuberante.
Organizada con ocasión del 60 aniversario de su muerte, la retrospectiva ilustra también las corrientes artísticas que marcaron a la pintora, comenzando por la de su marido, el muralista Diego Rivera.
La vida y obra de Kahlo, que ha sido objeto de varias películas, incluyendo una en 2002 interpretada por Salma Hayek, por su exuberante biografía, sus amantes y amigos famosos, como León Trotsky y André Breton,. resulta emblemática.
"Creía que yo era la persona más extraña del mundo, pero luego pensé que si hay tantas personas en el mundo, debe haber alguna como yo, que se siente extraña y defectuosa como yo me siento", reza el subtítulo de exposición.
Kahlo, que nunca llegó a saborear el reconocimiento que le reservó la posteridad, desde los años 80 se convirtió en una de las artistas más cotizadas de América Latina. La retrospectiva se incorporará a partir del 20 de septiembre a una exhibición dedicada a Kahlo y Diego Rivera en el Palazzo Ducale en Génova (norte de Italia).
Recebi esta postagem via email; Ismael Lorenzo el marzo en FLORES DE HUMO
Vale conhecerem esta comunidade da WEB, literatura, poesias, cinemena  e arte de um modo em geral . 
http://www.creatividadinternacional.com/group/floresdehumo/forum/topic/show?id=3073384%3ATopic%3A402429&xg_source=msg

Roberta Miranda - Tudo Isto é Fado




quarta-feira, 19 de março de 2014

ARMIK CARTAS DE AMOR Romantic Spanish




A arte da vida.

Posted: 17 Mar 2014 07:02 AM PDT
Nascidos no dia 11 de março de 2011
[ 3.11 ] Vidas que trouxeram alegria e esperança!
No dia 11 de marco de 2011, a tristeza invadiu o coração não só dos japoneses como do mundo todo. Foi o maior terremoto e tsunamiem toda a história do Japão. Milhares de vidas foram ceifadas de uma forma trágica e muitos sobreviventes tiveram que se deparar com a perda de muitos dos seus entes queridos.

Mas como tudo que acontece em nossas vidas, a vida continua em seu ciclo interminável e a esperança acendeu no coração dos japoneses com o nascimento de mais de 100 crianças nas áreas afetadas ao mesmo tempo que a tragédia tomava conta das cidades costeiras das regiões de Miyagi, Iwate e Fukushima.
Pra essas crianças e suas famílias, dia 11 de março não é só tristeza. É alegria também já que estão comemorando o seu aniversário. Acredito que todos os pais dessas crianças querem que apesar de tudo, elas tenham um sorriso no rosto e não deixem de forma alguma que a esperança abandone o coraçãozinho delas.
Há 2 anos atrás, a UNICEF publicou a história de crianças nascidas nesse dia fatídico, na qual tiveram que enfrentar tão cedo as incertezas do amanhã. Tão frágeis e já tiveram que enfrentar as dificuldades que o tsunami acarretou, dormindo em abrigos em meio a um frio terrível, com escassez de água e energia elétrica.
O amor dos pais, incondicional como deve ser, com certeza acalentou e aqueceu esses corações tão jovens. E os pais, tão fragilizados com a situação, perceberam que mesmo nos momentos mais tristes, sempre há uma razão para sorrir e cultivar a esperança dentro de si. A vida não terminou! Ela continua, como deve ser!

Veja como foi o nascimento dessas crianças

Nascidos no dia da tragédia
Família Nagao (Ishinomaki City, Miyagi Prefecture)
O bebê da família Nagao nasceu às 07h48. Assim que o pai chegou ao hospital, a terra começou a tremer tudo. Foi um caos no hospital, muitos gritos, pessoas tentando se proteger de um possível desmoronamento, até que o alerta de tsunami foi acionado. O primeiro andar do hospital foi invadido pelas ondas e a família teve que ficar 5 dias dentro do hospital, aquecendo o bebê com a ajuda de cobertores, pois o frio estava muito intenso. Felizmente tudo acabou bem e Ryuta é o xodó da família.
Nascidos no dia da tragédia 3
Família Nishimura (Cidade de Sendai, Miyagi Prefecture) 
O bebê nasceu às 13:13. O terremoto começou bem na hora que a mãe se preparava para amamentá-lo. A reação claro, foi de cobrir o bebê com seu corpo para protegê-lo. Naquela noite não havia eletricidade, estava nevando e fazia muito frio. “Foi uma experiência aterrorizante que nos fez entender a importância da vida“.
Nascidos no dia da tragédia
Família Sato (Minami Sanriku-cho, província de Miyagi)
Para a família Sato, o parto do pequeno Haruse, salvou toda a família da tragédia. A mãe deu à luz às 4:17 e sua mãe e seu marido estavam lá na hora do parto. Não fosse isso, o pai estaria trabalhando em uma casa de repouso em Minami Sariku-cho, e provavelmente teria morrido junto com os outros 50 funcionários da clínica. Graças ao pequeno Haruse, a família Sato continua unida e muito feliz.
Nascidos no dia da tragédia
Família Ishida (Cidade de Sendai, Miyagi Prefecture)
Ao mesmo tempo que ocorria o terremoto, a mãe de Taizo sentia forte contrações. Ele decidiu ir para o hospital mesmo sabendo que não havia energia. O bebê nasceu às 15:56 sobre um sofá de um escritório. Para protege-lo do frio, ela o envolveu com seu casaco. O parto não foi fácil, pois Taizo estava com o cordão umbilical em volta do pescoço, mas tudo acabou bem. “Quando meu filho crescer, vou ter orgulho de dizer-lhe que lutei e fiz de tudo para que ele nascesse em paz e com saúde“.
Nascidos no dia da tragédia
Família Matsuhashi (Cidade de Sendai, Miyagi Prefecture)
A mãe deu à luz no hospital às 11:04. A pequena nasceu com uma doença cardíaca, mas seu pai, como funcionário público teve que ir a outra cidade auxiliar os resgates. No hospital, mãe e filha passaram por muitas dificuldades como falta de comida, água e energia. “Mas isso simplesmente não era nada, comparado a tudo que passou.”
Nascidos no dia da tragédia 5
Família Segawa (Cidade de Sendai, Miyagi Prefecture)
O terremoto ocorreu quando a mãe estava em trabalho de parto. Devido às circunstâncias, mãe e pai refugiaram-se em uma escada de emergência. O pai disse: “Estava nevando e a minha esposa já estava sentindo as contrações”. O bebê nasceu lá mesmo no local, mesmo com todo o improviso, sobre uma maca às 15:23. “Disse para minha esposa ser forte, que tudo ficaria bem. Depois que tudo se acalmou, fomos para um abrigo, onde fomos recebidos com muita alegria e aplausos”.
Nascidos no dia da tragédia 4
Família Kawaguchi (Nihonmatsu City, Prefeitura de Fukushima)
O terremoto ocorreu quando a mãe Yukiko estava no meio do trabalho de parto. Ela se refugiou no estacionamento do hospital, dentro do carro, com o assento inclinado e um futon, e foi nesse local improvisado que sua filha nasceu às 15:13.
Yukiko lembra: “A sorte foi que o médico e as enfermeiras estavam calmos. A situação era precária… Não havia água quente para banhar o bebê e a enfermeira teve que escrever a hora do nascimento na sola do pé do bebê, para não esquecer“. Para a família Kawaguchi, o nascimento da Haruki foi mesmo um milagre e seus pais decidiram colocar o kanji「 生 」em seu nome, cujo significado é viver.
Lindas histórias não é gente?! Tão bom saber que essas novas vidas trouxeram alento para os corações fragilizados desses pais, que em meio a tantas perdas, ganharam algo valioso que é um filho. Acredito que essas crianças ao crescerem e ouvirem suas histórias, vão aprender sobre a importância da vida e a esperança. ;)
E a vida segue seu curso, assim como deve ser…https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox/144d51aa97ac7339?compose=144dcec58f955d1d%2C144dcc0fe250daa9