Dia Universal do Teatro* (21 de Março)
"A arte de interpretar uma história pode ser resumida, simplesmente, na palavra teatro, que “representa” várias teorias sobre sua origem. Alguns antropologistas acordam que teria surgido a partir dos rituais primitivos. Outra hipótese seria a partir da contação de histórias, do desenvolvimento de danças, jogos, imitações. Ou seja, os rituais na história da humanidade começam por volta de 30 mil anos atrás. O que se tem certeza, porém, é que em 21 de março se comemora o Dia Universal do Teatro.
O Teatro nas escolas, implantado em diversos pontos do pais, gera resultados animadores. Além de conquistar técnicas importantes vêem-se de perto as transformações ocorridas na postura dos alunos com relação as suas responsabilidades, senso crítico mais apurado, desprendimento para trabalhar em conjunto e alto estima visivelmente elevada.
A melhor definição de teatro para muitos fazedores e amantes desta arte é: Vida. Teatro é vida! A arte de interpretar a partir desta denominação vai muito além de apenas representar o cotidiano e a cultura de um povo. Quando se entende o teatro como vida, um mundo de possibilidades se abre, tudo em volta vira objecto dramático. A vida pulsa, e nesse movimento, personagens da vida real, os sonhos ou os imaginados compõem o grande teatro mágico da vida. Tudo é cena, observe !"
Projecto teatro
O teatro pode ser uma excelente ferramenta pedagógica. Através dele o professor pode fazer com que os alunos conheçam cada etapa de uma peça (bastidor, camarim, cenário, etc.),pode trabalhar valores como ética e respeito, pode ajudar os alunos a compreenderem os acontecimentos históricos, além auxiliarem as crianças a exporem seus talentos artísticos.
Na semana do teatro nada melhor que organizar uma peça com a participação de todos os alunos da sala. Cada um fazendo aquilo que mais se identifica.
Objectivo
Conhecer a história do teatro, sua origem, e como se monta uma peça.
Fontes:
http://criatividadepedagogica.blogspot.pt
http://maoseobras.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário