Maria Lopes

Maria Lopes

quinta-feira, 6 de junho de 2024

Sinéia do Vale, reconhecida como “cientista indígena do Brasi

 Maria Lopes e Artes

Sinéia do Vale, coordenadora de gestão territorial e ambiental do CIR (Conselho Indígena de Roraima). 

e integrante do povo Wapichana foi reconhecida como “cientista indígena do Brasil” pelo Planetary Guardians (guardiões planetários, em português), coletivo de ativistas e lideranças climáticas mundial.


O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) parabeniza essa parceira histórica da Instituição pelo reconhecimento como uma das mais respeitadas referências no estudo sobre a crise climática em comunidades indígenas de Roraima e na inclusão dos povos originários na pauta ambiental.

Sinéia é atual coordenadora do CIMC (Comitê Indígena das Mudanças Climáticas), grupo apoiado pelo IPAM que faz parte da Câmara Técnica de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

“Neste momento em que a gente se coloca junto com a ciência que chamamos de ciência universal, a ciência indígena tem uma importância tanto quanto a que os cientistas traduzem para nós, principalmente na questão do clima”, afirmou do Vale em entrevista.

Ela explica que os povos originários já incluíram as mudanças climáticas em seus planos de enfrentamento e que não há mais tempo para que os países não cumpram seus acordos. “As águas já aqueceram, os peixes sumiram, não estamos mais vivendo o período de adaptação, mas o de crise climática. Os povos acabam sofrendo com grandes catástrofes ambientais.”

https://ipam.org.br/sineia-do-vale-e-reconhecida-como-cientista-indigena-pelo-planetary-guardians/

Nenhum comentário: