Blog. Maria Lopes e a Arte do Espetáculo
Chipre
Chipre é uma ilha mediterrânea situada no continente asiático. Encontra-se dividida entre as comunidades grega e turca, e conta atualmente com 1,2 milhão de habitantes.
"Cultura do Chipre
A cultura do Chipre é bastante diferenciada e dividida entre os territórios ao norte e ao sul da ilha. Quase 99% dos moradores das áreas ao sul são de origem greca-cipriota, com uma pequena parcela da população pertencente a outras etnias, como armênios, maronitas e também turco-cipriotas. Ao norte, a maioria da população tem origem turco-cipriota. A ilha possui, assim, dois idiomas oficiais, que são o grego e o turco, enquanto línguas como o inglês, russo, romeno, búlgaro e outras são também faladas na parcela grega do Chipre.
A manutenção das tradições culturais é importante em ambos os lados da ilha do Chipre, e muitas delas são orientadas pela religião. O território turco é de maioria islâmica, enquanto os greco-cipriotas seguem de forma predominante a religião cristã ortodoxa. Entre os aspectos que eles compartilham estão as artes populares e o artesanato, com trabalhos em renda e metais preciosos. Alguns dos pratos típicos da ilha são o halloumi (queijo de cabra e queijo de ovelha), o pourgouri (à base de trigo), a moussaka e os kebabs."
Veja mais sobre "Chipre" em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/chipre.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário