Maria Lopes

Maria Lopes

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Renascença Clube proíbe manifestações políticas em shows.

 

Maria Lopes e a Arte do Espetáculo

O Renascença Clube proíbe manifestações políticas em shows.

                                           

Teresa Cristina e Grupo Semente - Pra Que Discutir com Madame


Renascença Clube apaga post e volta atrás em proibição de manifestações políticas

Após ser acusado de censura. tradicional reduto do samba no Andaraí, Zona Norte do Rio, retificou comunicado sobre veto a atos de 'caráter político-partidário'

Projeto Geração Portela proporciona arte e cultura para crianças e adolescentes

 Maria Lopes e a Arte do Espetáculo

                                Direito de imagem:Lei sancionada tem como finalidade a preservação cultural do samba e da azul e branco. Foto: Karina Cruz

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela agora é Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. É o que prevê a Lei 9505, publicada nesta segunda-feira (6) no Diário Oficial. 
A medida tem como finalidade a preservação cultural do samba, da música e da história, bem como a divulgação do local dos ensaios da azul e branco.
Dezembro, 6,2021

Projeto Geração Portela proporciona arte e cultura para crianças e adolescentes

Com a criação do projeto, nasceu-se a Geração Portela que ensina desde a teoria às aulas práticas a tocar instrumentos de percussão que constitui as rodas de sambas do início do século XX em moldes da Portela antiga, terreiro onde surgiram grandes sambistas como Paulo da Portela, Monarco, Casquinha e outros que marcaram a história da música brasileira. 

As aulas práticas mostram o trajeto das músicas, o histórico de toda essa luta do samba, movimento de resistência. Depois das aulas teóricas, partem para a prática, a partir das rodas de samba onde são experimentados os sambas dos compositores que as crianças e jovens têm contato com a história.  

Vinicius comenta que percebe que o aprendizado das crianças com as histórias dos personagens é muito importante para o desenvolvimento e empoderamento na formação social. O que os incentivam a ver que não existe limites para quem é de negro e de periferia. 

As questões raciais também são muito presentes, já que o samba é de origem negra, afirma isso traz a aceitação racial para os alunos.   

Portela maior campeã do carnaval carioca

As crianças aprendem os instrumentos que formam uma bateria de escola de samba, muito inspirada na campeã do carnaval carioca. Mas a bateria da Geração Portela tem uma proposta diferente, pois procuram trazer outros ritmos musicais brasileiros que estão conectados com a matriz africana, e que estão diretamente ligados à vivência da quebrada, como rap e funk.Geração Portela 

Acesso à arte e culturaO projeto tem impacto cultural e traz oportunidade de reflexão e acesso à arte para crianças e jovens de ParaisópolisMuitos pais trazem o relato que o projeto ajudou as crianças mudarem seu comportamento e sua relação com as tarefas escolares. Indiretamente o projeto atinge o âmbito da educação. 

Valor sentimental  A Geração Portela é uma família que compartilha o território, lutas, e sobrevivências em um país que não valoriza a arte como uma ferramenta de transformação. 

Vinicius Trindade diz que o projeto é uma parte de seu coração, é o seu chão que foi recuperado quando ele perdeu o trabalho na ONG. ” Falar do projeto é algo que sempre me emociona. Sempre falo para as crianças e jovens que eles fazem mais bem pra mim do que eu para eles”, comenta. 

Vinicius diz que através do projeto conseguiu criar um laço de amizade e companheirismo muito forte com seus alunos e o valor afetivo é o que vale. 

Veja a Matéria completa no link abaixo.

https://kondzilla.com/m/projeto-geracao-portela-proporciona-arte-e-cultura-para-criancas-e-adolescentes?fbclid=IwAR2C9-aB9BbBG6dQytMKQRrdh_OAlEtpo-3Yj92r4f5K09Cb49oPUUwF7ts

https://enfoco.com.br/portela-agora-e-patrimonio-imaterial-do-estado-do-rio/

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Não seja uma pessoa amarga, saia dai, alegre-se.

 Maria Lopes e a Arte do Espetáculo

"Não seja uma pessoa amarga, saia dai, alegre-se".




Nunca cuspa

Que tudo tende a cair
Para falar faltas dos outros
Nada em você deveria estar lá

Mármores sempre de mim-e
Mármores de mim e dos outros
No inferno você tem uma cama
Deitar um pouco

Cuide do seu primeiro
Que ninguém nunca está perdido - e
Ele se perde ao murmurar
Da vida de todos

Ele se perde ao murmurar
Da vida de todos
Cuide do seu primeiro
Os outros não são seus
(Os outros não são seus.)

Ailerelelerelé
Ailerelelerelé
Ailerelelerelé
Ailerelelerelé
(Os outros não são seus)
Ailerelelerelé
Ailerelelerelé
Ailerelelerelé
Ailerelelerelé

Anque de mim digan, digan
Mesmo se eles disserem adeus para mim
Anque de mim digan, digan
Eu não estou falando de ninguém
Anque de mim digan, digan (murmúrio de mim e outros)
Mesmo se eles disserem adeus para mim
Anque de mim digan, dighan
Eu não estou falando de ninguém

Não seja tão amargo
Com um corpete tão pequeno
Você vai apodrecer
Até o fim do falmaguento

Saia daí, alegre-se
Alegrem-se em sua casa
Se houver fumaça na minha casa
Em sua queima que queima

Cuide do seu primeiro
Que ninguém nunca está perdido - e
Ele se perde ao murmurar
Da vida de todos

Ele se perde ao murmurar
Da vida de todos
Cuide do seu primeiro
Os outros não são seus
(Os outros não são seus)

Ailerelelerelé
Ailerelelerelé
Ailerelelerelé
Ailerelelerelé

Ailerelelerelé
Ailerelelerelé
Ailerelelerelé

Anque de mim digan, digan
Mesmo se eles disserem adeus para mim
Anque de mim digan, digan
Eu não estou falando de ninguém

Anque de mim digan, digan
Mesmo se eles disserem adeus para mim
Anque de mim digan, digan
Eu não estou falando de ninguém


Imagem ilustrativa: 

https://www.magiadasflores.com.br/bouquets/bouquet-100-rosas-vermelhas



Somos a União de muitas Histórias.

Maria Lopes e a Arte do Espetáculo
Somos a União de muitas Histórias.  
Quando você se cura você cura todos os seu ancestrais. 
Cuidem-se. 


 

Segredos da Arte da Vida.

Maria Lopes e Artes

Segredos da Arte da Vida. 

Compartilho com todos a mensagem recebida via watApp da amiga

 Rosa Prado

Grata por sua amizade.  

Lindo ensinamento. 





 

Poema do Amigo Aprendiz

Maria Lopes e Artes 

 Poema do Amigo Aprendiz


Quero ser a teu amigo.
Nem demais e nem de menos.
Nem tão longe, nem tão perto.
Na medida mais precisa que eu puder.
Mas amar-te, sem medida e ficar na tua vida da maneira mais discreta que eu souber.
Sem tirar-te a liberdade.
em jamais te sufocar.
Sem forçar tua vontade.
Sem falar quando for hora de calar
Nem ausente, nem presente por demais, simplesmente, calmamente, ser-te paz...
É bonito , ser amiga.
Mas, confesso, é tão difícil aprender!
E por isso, eu te suplico paciência.
Vou encher teu coração de lembranças!
Dá-me tempo de acertar nossas distâncias (Fernando Pessoa)

Recebi este Poema do Amigo Aprendiz de :Julma Andrade Batista, em 01/02/2022.
Grata por sua postagem.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Arte de Rua em Tbilsi


Maria Lopes e a Arte do Espetáculo 


Arte de Rua em Tbilsi 

Bem-vindo a Tbilisi






O TBILISI MURAL FEST foi fundado em 2019 e conectou vários artistas para trabalhar em alguns murais impressionantes na capital da Geórgia, criando exemplos únicos de intervenção urbana pós-soviética bem-sucedida. O Festival inaugural apresentou muralistas de renome mundial e artistas locais. A partir de agora, o objetivo do TBILISI MURAL FEST anual tornou-se transformar a cidade em uma experiência de exposição pública, apresentando alguns dos melhores exemplos de arte de rua contemporânea. Após anos de obras desorganizadas e caóticas, nosso objetivo é transformar edifícios pouco atraentes em objetos de arte. Além disso, os artistas são incentivados a transmitir suas mensagens e legado através do poder da arte. Ao longo de duas semanas de cada mês de setembro,

Tbilisi Mural Fest 2021


                                            Thiago Mazza
 
                                                    1010

                                             Esquerda: Kade90 . Direita: David Samkharadze

                                          AFENOÁ


                                 https://www.thisiscolossal.com/tags/street-art/

Maria Lopes e Artes Apresenta a "Architecture in Music'

Maria Lopes e Artes Apresenta a "Architecture in Music.'

Em 'Architecture in Music', fotos impressionantes revelam as estruturas ocultas dos instrumentos



                                
                                       
FonteFontes: ThisisColossal


Saxofone Selmer 2021


                                                Piano de cauda Steinway Modelo D

                                      

                                             Piano de cauda Steinway Modelo D

                                      

                                            Flauta de ouro 14K

                                             


                                         Piano de cauda Steinway Modelo D

                                       


Violoncelo Lockey Hill de 1780. Todas as imagens © Charles Brooks, compartilhadas com permissão


Violoncelista desde a infância, o fotógrafo Charles Brooks , de Auckland, passou vinte anos tocando com orquestras ao redor do mundo, uma experiência que despertou curiosidade sobre o funcionamento interno dos instrumentos ao seu redor. “Eu nunca soube o que estava acontecendo lá dentro. Esse era um reino reservado para o luthier. Ocasionalmente, quando um instrumento estava sendo consertado, você tinha um raro vislumbre de dentro, o que sempre foi uma experiência emocionante”, ele compartilha com Colossal.

Esse interesse culmina na série Architecture in Music , em andamento, de Brooks , que examina pianos, sopros, metais e cordas para desvendar suas anatomias ocultas. Estruturais e muitas vezes ladeadas por elementos repetidos, as imagens compostas enquadram as sombras lançadas pelos orifícios F de um violoncelo, os degraus aparentemente intermináveis ​​da câmara de som de uma flauta e a fileira de martelos de um piano, todos eles mais parecidos com edifícios ou infraestrutura pública do que musicais. componentes. “Sempre me interessei pela psicologia de como nossa mente interpreta a escala em uma imagem bidimensional. Fiquei fascinado com o efeito tilt-shift, que fazia coisas grandes parecerem pequenas ao desfocar parte da imagem, e queria saber se poderia fazer coisas pequenas parecerem grandes mantendo tudo nítido”, diz ele.

                                      Para preservar cada instrumento enquanto fotografava, Brooks usou uma lente de sonda com uma “abertura mínima de apenas f/14, o que significa que você precisa de uma tremenda quantidade de luz. Ele também tem uma profundidade de campo muito rasa nessa abertura, menos de um centímetro quando você está focando perto da lente.” Cada incursão no corpo de um instrumento revelava uma semelhança entre as marcas – os pianos de cauda Steinway e Fazioli eram quase idênticos – e muitos continham marcas e resíduos de reparos que datavam de séculos. “Alguns instrumentos realmente me surpreenderam”, ele compartilha. “Eu nunca tinha pensado em olhar dentro de um Didgeridoo antes e fiquei surpreso ao descobrir que foi esculpido por cupins, e não à mão!”


Após conhecermos a Arquitetura da Música vamos ouvir um pouco de Música. 

Grata por visitar o Blog Maria Lopes e Artes. 



https://www.thisiscolossal.com/2022/01/charles-brooks-architecture-in-music/
 

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Grata ao visitante vindo de Huancayo, Junín

Maria Lopes e a Arte do Espetáculo

Grata ao visitante vindo de Huancayo, Junín

 Peru

Huancayo, Junín
Morada dos Deuses
Deuses incas emergem de uma montanha no Peru




No 15 de janeiro de 1931, de acordo com o decreto de Luis Miguel Sánchez Cerro, Huancayo foi nomeada capital do departamento de Junín substituindo à cidade de Cerro de Pasco. Este feito estabeleceu a Huancayo como a principal cidade do região central do país, condição que foi consolidando-se durante o século XX.


O Peru é conhecido por estruturas monumentais esculpidas em pedra: 
pirâmides de degraus, as ruínas de Machu Picchu e Choquequirao, a lista continua.
Uma nova atração turística que pode ser adicionada a esta lista de incríveis estruturas de pedra é chamada Apukunaq Tianan, ou “a morada dos deuses”. 
Localizado a apenas 40 minutos de carro de Lima, a capital, a curiosidade é um grupo de figuras gigantes esculpidas na rocha - uma versão peruana do Monte Rushmore ou do Buda Gigante Leshan, se preferir.

                         https://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=16967

sábado, 29 de janeiro de 2022

"Terra" | Benidorm Fest 2022 | Primeira Semifinal


Maria Lopes e Artes .

Tanxugueiras - "Terra" | Benidorm Fest 2022 | Primeira Semifinal

Esto es verdadero arte.

Para a Expressão da Arte não existe Fronteiras.





 "La razon por la cual elegí estudiar estudios hispanicos. La muestra perfecta de la riqueza que tiene España y la cultura que va mas alla de las fronteras ,la cultura que por medio de pequeñas muestras y trozos de hermosas diferencias hacen la GRANDEZA Y LA BELLEZA DE LA CULTURA ESPAÑOLA INIGUALABLE Y UNICA.España es amor y ellas en 3 minutos le muestra n al mundo como se ama el lugar que te vio nacer.Vosotras sois España!A ganar".

Daria llij

"Esta cancion representa a todas aquellas mujeres de Galicia que no sabían leer ni escribir y que despues de terminar las labores del campo, se juntaban (en Serans e foliadas) para cantar, tocar la pandereta y bailar.
Nuestras abuelas compartían así su felicidad a pesar de la vida tan dura que llevaban.
En aquellos tiempos los gallegos eran considerados ignorantes y paletos de ahí la importancia de que hoy día, las nietas de aquellas mujeres salgan a cantar en gallego, tocando la pandereta y bailando con todo el orgullo que ha demostrado Tanxugueiras".
Dance is life

Canto da Mãe Terra.

Maria Lopes e a Arte do Espetáculo

Canto da Mãe Terra.

 KOINA - CANTO A LA MADRE TIERRA

Cantos sagrados de Lemuria Mensaje recibido y transmitido por Oriana Vb Composición, arreglos e interpretación de la música: Diego Dotto - Referencia de registro Exp. N° 5327530 Imagen: Rassouli http://www.rassouli.com CANTO A LA MADRE TIERRA “…Un canto de gloria, un canto de dolor, pero un canto de transformación; la tierra llora. Su pulmón aún no está sano, necesitamos más cantos de voz, más cantos a la Tierra, más AMOR, más UNIDAD. Este canto es un llamado al corazón, al corazón de los humanos, al corazón de los niños, que restauren, que amen, que vivan en consciencia. Con este canto, el canto de las diosas lemurianas, las sacerdotisas que despiertan, tu memoria ha despertado. Es el llamado a los corazones que habitan la Tierra.” Fragmento del mensaje recibido y transmitido por Oriana Vb KOINA KAINA KAINA KAINA KOINA KAINA KAINA ENA KOENA KOENA KAINA KAINA KAINA KOENA KOENA KOENA KAINA ENA (BIS). ENA ENA ENA ENA HOÍKA ENA ENA OH HOÍKA ENA ENA OH KOINA ÍNA ….ÍNA ÍNA… ENAÍNA ENAINA É É KAINA HOOOO EKAINA -Í…….KO…….. OH NAÓ KÓ NAE KÓÓÓ NAÉ KÓ NAE KÓÓÓ NAÉ KORAÍNAÍ... É….. ENAÍ …. KORAÍNAÍ... ENA ONAAA… KORAÍNAÍ... ENAÍ …. KORAÍNAÍ... KÓÓÓ KAÍNAÍÍÍ…

A Arte Popular Mexicana


Maria Lopes e Artes 

A Arte Popular Mexicana

"Que grandioso es ser mexicano y saber que somos herederos de una gran riqueza cultural y musical que ciudadanos de otras naciones no se pueden dar ese lujo. Viva México".Felipe Balderas.





 

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

O que é o Conselho Cultural?

 

Maria Lopes e Artes. 

O que é o Conselho Cultural? 

Cultura Já.




O que caracteriza a identidade cultural brasileira, ou, em uma palavra, a brasilidade?

 É possível defini-la em um traço, uma cor ou etnia? Segundo o antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997): 

"… a sociedade brasileira assumiu diversas formas, variantes no tempo e no espaço, como modos sucessivos de ajustamento a distintos imperativos externos e a diferentes condições econômicas e ecológicas regionais.”

Darcy Ribeiro, O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil, 1995.

A Cultura é um segmento importante para mobilizar, educar e fortalecer as histórias de cada localidade e fundamental reconhecer os valores que tradicionalmente são formados pelas comunidades locais. Que além da preservação do patrimônio físico, que será defendido, gerando uma grande e imenssurável responsabilidade às lideranças locais. 

Quem não conhece a sua História não tem o que defender.  E quem não tem o que defender será sempre subjulgado, subestimado, subvalorizado, um ser sub. Façamos nascer a Nação brasileira e Nação, é Sentimento. 

O que é o Conselho Cultural? Segundo o Sistema Nacional de Cultural o Conselho de Política Cultural é uma instância colegiada permanente, de caráter consultivo e deliberativo, integrante da estrutura político-administrativa do Poder
Executivo, constituído por membros do Poder Público e da Sociedade Civil. 

Criado por lei, tem como principais atribuições: propor e aprovar, a partir das decisões tomadas nas conferências, as diretrizes gerais do Plano de Cultura e acompanhar sua execução; apreciar e aprovar as diretrizes gerais do Sistema de Financiamento à Cultura e acompanhar o funcionamento dos seus instrumentos, em especial o Fundo de Cultura; e fiscalizar a aplicação dos recursos recebidos decorrentes das transferências federativas. 

O Conselho deve ter na sua composição pelo menos 50% de representantes da
sociedade civil, eleitos democraticamente pelos respectivos segmentos,
e ser instituído em todas as instâncias da Federação (União, Estados,
Municípios e Distrito Federal).

"Infelizmente os gestores públicos morrem de medo da participação da sociedade civil. Temem perder o seu poder sobre o destino das verbas públicas ou mesmo sobre as articulações necessárias para o bem das comunidades."

Dar voz às comunidades através dos diversos Conselhos pode mudar o rumo no seu município e provocar desenvolvimento. 

A instituição do Sistema Municipal de Cultura (SMC) deve ser feita por meio de lei própria, encaminhada à Câmara de Vereadores pelo prefeito do município. Mas a comunidade cultural pode colaborar com essa legislação.

Os Conselhos são instrumentos legais, instituídos por legislação específica. E o Conselho Municipal de Políticas Culturais não é diferente.

Quanto maior a participação popular, maior a chance de o conselho funcionar com efetividade. Por isso, a etapa de mobilização é fundamental.

Se não existe discussão sobre o tema que se pretende criar o conselho no seu município, é preciso começar o debate, reunindo pessoas interessadas, entidades relacionadas com o tema, especialistas na área, etc.

O importante é reunir a população e abrir espaço para que cada um expresse seus anseios e inquietações e coloque a sua disponibilidade de se envolver neste processo.

  Deve-se sensibilizar as secretarias que serão envolvidas e, em especial, o núcleo do governo (prefeito, vice, secretário de governo, etc). Sem esta disposição, a estruturação do conselho pode nunca sair do papel.

É fundamental que, nos seus argumentos, se utilize dados concretos e números oficiais, e que sejam reforçados não apenas os problemas que afligem o tema, mas o potencial para resolvê-los e a capacidade de decidir sobre a sua trajetória.

https://www.cenpec.org.br/tematicas/brasilidade-arte-e-cultura

https://urbanismodiario.wordpress.com/2013/07/08/quais-sao-os-passos-para-a-criacao-de-um-conselho-municipal/

https://www.elaborandoprojetos.com.br/como-organizar-um-conselho-municipal-de-cultura/#.YfSK--rMK00