Maria Lopes

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terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Maria Lopes e Artes Apresenta a "Architecture in Music'

Maria Lopes e Artes Apresenta a "Architecture in Music.'

Em 'Architecture in Music', fotos impressionantes revelam as estruturas ocultas dos instrumentos



                                
                                       
FonteFontes: ThisisColossal


Saxofone Selmer 2021


                                                Piano de cauda Steinway Modelo D

                                      

                                             Piano de cauda Steinway Modelo D

                                      

                                            Flauta de ouro 14K

                                             


                                         Piano de cauda Steinway Modelo D

                                       


Violoncelo Lockey Hill de 1780. Todas as imagens © Charles Brooks, compartilhadas com permissão


Violoncelista desde a infância, o fotógrafo Charles Brooks , de Auckland, passou vinte anos tocando com orquestras ao redor do mundo, uma experiência que despertou curiosidade sobre o funcionamento interno dos instrumentos ao seu redor. “Eu nunca soube o que estava acontecendo lá dentro. Esse era um reino reservado para o luthier. Ocasionalmente, quando um instrumento estava sendo consertado, você tinha um raro vislumbre de dentro, o que sempre foi uma experiência emocionante”, ele compartilha com Colossal.

Esse interesse culmina na série Architecture in Music , em andamento, de Brooks , que examina pianos, sopros, metais e cordas para desvendar suas anatomias ocultas. Estruturais e muitas vezes ladeadas por elementos repetidos, as imagens compostas enquadram as sombras lançadas pelos orifícios F de um violoncelo, os degraus aparentemente intermináveis ​​da câmara de som de uma flauta e a fileira de martelos de um piano, todos eles mais parecidos com edifícios ou infraestrutura pública do que musicais. componentes. “Sempre me interessei pela psicologia de como nossa mente interpreta a escala em uma imagem bidimensional. Fiquei fascinado com o efeito tilt-shift, que fazia coisas grandes parecerem pequenas ao desfocar parte da imagem, e queria saber se poderia fazer coisas pequenas parecerem grandes mantendo tudo nítido”, diz ele.

                                      Para preservar cada instrumento enquanto fotografava, Brooks usou uma lente de sonda com uma “abertura mínima de apenas f/14, o que significa que você precisa de uma tremenda quantidade de luz. Ele também tem uma profundidade de campo muito rasa nessa abertura, menos de um centímetro quando você está focando perto da lente.” Cada incursão no corpo de um instrumento revelava uma semelhança entre as marcas – os pianos de cauda Steinway e Fazioli eram quase idênticos – e muitos continham marcas e resíduos de reparos que datavam de séculos. “Alguns instrumentos realmente me surpreenderam”, ele compartilha. “Eu nunca tinha pensado em olhar dentro de um Didgeridoo antes e fiquei surpreso ao descobrir que foi esculpido por cupins, e não à mão!”


Após conhecermos a Arquitetura da Música vamos ouvir um pouco de Música. 

Grata por visitar o Blog Maria Lopes e Artes. 



https://www.thisiscolossal.com/2022/01/charles-brooks-architecture-in-music/
 

2 comentários:

Matérias relevantes Professor Ivan Luiz disse...

Excelente e instrutivo trabalho. Felicidades Maria Lopes

Professora Maria Lopes de Andrade disse...

Obrigada por seu comentário. Feliz Ano de 2022 para você.