Maria Lopes

Maria Lopes

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Argiloterapia

Argiloterapia

A cura pela terra.


Como ciência do uso da terra, a geoterapia é sem dúvida uma das mais importantes técnicas terapêuticas da medicina natural. Está presente nos mais antigos tratados de cura popular e constitui uma técnica bastante difundida entre curandeiros e médicos famosos.

Hipócrates (c. 460-c. 377 a.C.), médico grego considerado o “Pai da Medicina”, freqüentemente utilizava a argila em seus tratamentos e ensinava seus discípulos como usá-la de maneira adequada. Encontramos essa prática mencionada na obra de médicos célebres como Avicena (980-1037), Avorrois (1126-98) e Galeno (c. 131-c. 201), além de cientistas e filósofo como Plínio (c.23-79 d.C.), Aristóteles (384-322 a.C.) e, mais recentemente, o Mahatma Ganghi, grande admirador dos efeitos curativos da terra. Hoje encontramos clínicas naturalistas que utilizam a argila, sozinha ou associada a outros elementos.
A composição química e geológica da argila, porém, não basta para explicar suas qualidades curativas. Existe um outro motivo muito mais importante para que a terra constitua um agente terapêutico: a energia que ela contém.O mineral já era usado entre os povos egípcios para combater inflamações e úlceras, também curou muita gente durante a Idade Média e na Segunda Guerra Mundial.
Hoje em dia, este elemento é bastante usado na Geoterapia, como uma forma de absorver as toxinas do organismo. Ele tem o efeito bactericida, antiinflamatório e cicatrizante. Para cada região do corpo é usada uma argila diferente - verde, marrou ou acinzentada, geralmente misturada com óleos essenciais de vários tipos.

""Em breve, esta terapia alternativa poderá ser oferecida pela rede estadual de saúde do Rio de Janeiro. Já existe uma lei sancionada pelo governador Sérgio Cabral e publicada este mês, dia 16 de junho, no Diário Oficial, que permite o funcionamento do Programa de Terapia Natural. Com essa nova medida, hospitais públicos irão oferecer especialidades como massoterapia, acupuntura, medicina ortomolecular, entre outros, incluindo a geoterapia.Por Juliana Lopes""Trecho extraído da WEB
A ciência do uso da terra é uma prática muito antiga que já vem dos Egípcios antigos que a utilizavam para embalsamar as múmias e para preservar e proteger os alimentos. Os Povos antigos usavam por exemplo a argila como recurso ao combate a doenças infecciosas e epidemias. Após vários estudos efectuados, comprovou se que a terra tem substâncias químicas que estão ligadas à capacidade de curar. Os componentes como o quartzo, o feldespato a mica; a sílica; o ferro; o cálcio; o magnésio entre outros são no seu conjunto anti-inflamatórios e cicatrizantes. Os cientistas Russos analisaram a argila e comprovaram que o facto de estar em constante contacto com o Sol, está muito impregnada de energia radiante e calorífica. A terra por seu lado, também tem a sua energia própria, constituída pela sua idade própria pelo seu clima ,pelos seus resíduos vulcânicos o que no seu conjunto lhe conferem um conjunto de propriedades terapeuticas Trecho extrído da WEB.

TAJ MAHAL EM GRUSSAÍ