Maria Lopes

Maria Lopes

terça-feira, 19 de maio de 2009

ESSA É UMA HISTÓRIA QUE REFORÇA OS LAÇOS DE AMIZADE ENTRE PORTUGUESES E BRASILEIROS.


Portugal constrói o seu primeiro banheiro público adaptado para ostomizados com base no projeto brasileiro de autoria do Engº Spencer Ferreira. Assim, conquista posição de destaque em toda Europa por adotar iniciativas efetivamente voltadas para inclusão social da pessoa ostomizada.




Tudo começou na Cidade do Barreiro, em Portugal, onde um grupo de pessoas comprometidas com o bem-estar social resolveu investir todos os seus esforços para melhorar a acessibilidade do público ostomizado.

Essas pessoas fazem parte do corpo social da LAHDB - Liga dos Amigos do Hospital Distrital do Barreiro e se empenham para reintegrar socialmente os ostomizados, conforme reafirmado no texto que segue:

“O objectivo é tornar visível à luta contra qualquer tipo de discriminação e reafirmar, diante da sociedade e das autoridades, a existência de pessoas submetidas a essa condição", segundo Eduardo Barbosa. De forma idêntica, em Portugal também podem ser adoptadas medidas maximizadoras do bem-estar do ostomizado, levando a uma melhoria na sua auto-estima e condição de cidadania.”




“Implementar este projecto em Portugal, e muito em especial na cidade do Barreiro, é motivo de regozijo, a cidade do Barreiro ao receber este projecto coloca-se na vanguarda das novas medidas de reintegração do sujeito ostomizado”.

Essa é uma história de respeito ao próximo, de solidariedade e totalmente alinhada com os mais elevados princípios humanistas por promover a verdadeira inclusão social.

Para o orgulho do povo português o registro desses fatos está divulgado nas páginas do site da LAHDB em www.lahdbarreiro.pt, nos endereços que seguem:


- Para ver detalhes sobre essas INSTALAÇÕES SANITÁRIAS, clique no link abaixo:

http://www.lahdbarreiro.pt/nucleos/projectos/show/81/cidadao-ostomizado-integrado-instalacoes-sanitarias


- Para conhecer a GALERIA DE FOTOGRAFIAS DO PRIMEIRO BANHEIRO ADAPTADO PARA OSTOMIZADOS EM PORTUGAL, clique no link abaixo:

http://www.lahdbarreiro.pt/fotografias/galeria/31/cidadao-ostomizado-reintegrado-1fase




O PROJETO BRASILEIRO para construção de banheiros adaptados para ostomizados pode ser visto clicando-se no link abaixo:

http://ostomizados.com/banheiros/manual_de_construcao/capa.html





ESSA É UMA HISTÓRIA QUE REFORÇA OS LAÇOS DE AMIZADE ENTRE PORTUGUESES E BRASILEIROS.

UM EXEMPLO DE QUE A UNIÃO FAZ A FORÇA E DE QUE, JUNTOS, TUDO PODEMOS!

Nenhum comentário: