Maria Lopes

Maria Lopes

sábado, 5 de outubro de 2013

MAR – Museu de Arte do Rio O Museu possui 15 mil metros quadrados

MAR – Museu de Arte do Rio (aberto ao público desde o dia 5 de março), primeira obra a ficar pronta dentro projeto de revitalização da Zona Portuária da cidade. 

O Museu de Arte do Rio está localizado na Praça Mauá, em dois prédios de perfis heterogêneos e interligados: o Palacete Dom João VI, tombado e eclético, onde será o pavilhão de exposições, e o edifício vizinho, de estilo modernista – originalmente um terminal rodoviário –, que abrigará a Escola do Olhar.

O Museu possui 15 mil metros quadrados que incluem oito salas de exposições (somam cerca de 2.400 metros quadrados), divididas em quatro andares; área educativa; auditório; biblioteca; restaurante-mirante; café; loja; áreas administrativa e de reserva técnica. Os dois prédios que compõem o MAR são interligados por uma cobertura fluida de concreto, que remete a uma onda, uma praça suspensa e uma rampa coberta, localizada nos fundos do museu.


Museu de Arte do Rio‏
Com sua própria coleção – já em processo de formação por meio de aquisições e doações correspondentes à sua agenda – o MAR contará também com empréstimos de obras de algumas das melhores coleções públicas e privadas do Brasil para a execução de seu programa. Para sua inauguração, estão sendo produzidas quatro exposições – mais informações abaixo.

O MAR já nasce com uma escola, cuja proposta museológica é inovadora: propiciar o desenvolvimento de um programa educativo de referência para ações no Brasil e no exterior, conjugando arte e educação, e usando como base o programa curatorial que norteia a instituição. Por meio da Escola do Olhar, o MAR vai atuar de maneira integrada na formação continuada dos professores da rede municipal de ensino e no recebimento dos estudantes das escolas públicas municipais. 

Com a expectativa de atender dois mil educadores por ano, o MAR trabalhará em parceria constante com a Secretaria Municipal de Educação. Seu programa de Arte e Educação tem como objetivo implementar, desenvolver e sistematizar ações educativas tomando como premissa a arte em relação à cidade, à comunidade local e ao público diversificado que visita a instituição.
A missão do MAR, sua agenda e programação, a formação de seu acervo e de sua biblioteca, a estruturação de programas educativos e a edição de material, entre outras atividades, serão definidas por um comitê cultural liderado pelo crítico de arte Paulo Herkenhoff, diretor cultural, e Luiz Fernando de Almeida, diretor executivo do Museu. 

A gestão do Museu de Arte do Rio fica a cargo do Instituto Odeon, organização social (OS) vencedora da concorrência pública aberta pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. O Instituto, criado em 1998, tem promovido a cidadania e o desenvolvimento socioeducacional por meio da realização de projetos culturais.

http://www.embarquenaviagem.com/2013/03/01/mar-museu-de-arte-do-rio-um-presente-para-o-rio-de-janeiro/

Nenhum comentário: