Maria Lopes

Maria Lopes

sábado, 28 de outubro de 2023

A Passarela Popular do Samba Av. Intendente Magalhães é declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Município do Rio de Janeiro

 Maria Lopes e Artes 

A Passarela Popular do Samba Av. Intendente Magalhães é declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Município do Rio de Janeiro



 

Foi aprovado na sessão realizada ontem, dia 06/09/2023, em segunda e última discussão, pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o projeto de Lei nº 1842/2023, de autoria da Vereadora Vera Lins (PP), que declara Patrimônio Cultural de natureza Imaterial do Município do Rio de Janeiro a Passarela do Samba Avenida Intendente Magalhães.

Na Passarela Popular do Samba Avenida Intendente Magalhães, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro, no bairro de Campinho, são realizados os desfiles das Séries Prata, Bronze e Grupo de Avaliação da Superliga Carnavalesco do Brasil e o Grupo 2 da Federação de Blocos do Estado do Rio de Janeiro.

PROJETO DE LEI Nº 1842/2023

EMENTA:

DECLARA PATRIMÔNIO CULTURAL DE NATUREZA IMATERIAL DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO A PASSARELA DO SAMBA AVENIDA INTENDENTE MAGALHÃES

Autor(es): VEREADORA VERA LINS

A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

D E C R E T A :

Art. 1º Fica declarada como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município do Rio de Janeiro a Passarela do Samba Avenida Intendente Magalhães, no bairro do Campinho.

Art. 2º Para fins do disposto nesta Lei, o Poder Executivo procederá os registros necessários nos livros próprios do órgão competente.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Plenário Teotônio Villela, 7 de março de 2023.
JUSTIFICATIVA

A presente proposição visa resguardar um local de extrema relevância para a nossa cultura brasileira. Trata-se da Avenida Intendente Magalhães onde há 18 anos é considerada a Passarela do Samba pela RioTur. No local há muitos anos acontecem os desfiles dos grupo de acesso das Escolas de Samba, bem como, as agremiações do grupo de acesso, sempre com festejos e participação da população.

No período carnavalesco, entidades se organizam juntamente com o Poder Público, trazendo a tradição do samba e alegria aos foliões da região de Madureira e entorno.

Assim sendo, com a finalidade de preservar a cultura do samba, da música e da história peço aos meus pares a aprovação do projeto em tela.


https://sambanaintendente.blog/2023/09/07/a-passarela-popular-do-samba-av-intendente-magalhaes-e-declarada-patrimonio-cultural-imaterial-do-municipio-do-rio-de-janeiro/


2 comentários:

Jovelina disse...

Notícia muito boa, gratidão.
Os foliões merecem ter esse espaço respeitado por todos.

Professora Maria Lopes de Andrade disse...


"A Passarela Popular do Samba Av. Intendente Magalhães, declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Município do Rio de Janeiro ratifica que o Samba é do Povo.