Maria Lopes

Maria Lopes

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Museu Amazônico


O Museu Amazônico é um órgão público suplementar da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e atua no apoio à pesquisa, ao ensino e à extensão em áreas fundamentais para o conhecimento da Amazônia e de suas culturas. Foi criado em 1975, implementado em 1989 e inaugurado em 1991. Desde a sua abertura ao público se localiza na Rua Ramos Ferreira, 1036, no Centro Histórico da cidade de Manaus.
Diversos setores fazem parte da estrutura do Museu, como a Biblioteca especializada em assuntos relacionados à Amazônia; a Divisão de Museologia, composta pelo Setor de Documentação Museológica e Reserva Técnica, e pelo Setor de Conservação e Restauro; a Divisão de Arqueologia, com o Laboratório de Arqueologia localizado no Setor Sul da Universidade (Mini-Campus); a Divisão de História e Documentação, com a Central de Documentação e o Acervo Documental; a Divisão de Difusão Cultural; e a Divisão de Antropologia, este último com o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade (PPGAS), em nível de mestrado e doutorado.
Contando com considerável acervo documental, etnográfico e arqueológico - sendo uma ótima fonte para pesquisas acadêmicas - o Museu organiza e promove exposições temporárias e permanentes, com vistas à divulgação do próprio acervo e também de materiais cuja guarda pertence a outras instituições, além de exposições artísticas que de alguma maneira dizem respeito ao acervo do Museu.
Estima-se uma frequência de 23 mil visitantes anuais aos espaços de exposição, entre estudantes de nível fundamental e médio, universitários, turistas nacionais e internacionais, e a comunidade em geral. Com isso, o Museu Amazônico cumpre a missão de preservação e valorização do patrimônio histórico e cultural da Amazônia.

Fonte: http://www.museuamazonico.ufam.edu....

Nenhum comentário: