Maria Lopes

Maria Lopes

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Aguéré - A Caça de Odé


Maria Lopes e Artes no Dia Nacional da Consciência Negra.


Aguéré - A Caça de Odé






               
                                  https://youtu.be/Swbt2HGmXmY

                      
                               https://youtu.be/n1xj3IsAiOs

                    
                                          https://youtu.be/twA4SOKYwX0




                                                                                      https://youtu.be/36WLzwYiBVQ



Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o território nacional.
       Maria Lopes e a Arte do Espetáculo é  Cultura 
                     éSincretismo Religioso. 





                                                                                   https://youtu.be/kyAZnDfMCDc
A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou ara preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.

Importância do Dia da Consciência Negra

A importância da data está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira.
Os principais temas que podem ser abordados nessa data são o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, a religião e cultura afro-brasileiras, dentre outros.

Como surgiu o Dia da Consciência Negra?

Durante o governo Lula (2003-2010), a Lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003, determinava a inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo escolar.
Nesse mesmo documento, ficou estabelecido que as escolas iriam comemorar a consciência negra:
Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’.”
No entanto, foi somente no governo de Dilma Rousseff e através da Lei nº 12.519 de 10 de novembro de 2011, que essa data foi oficializada.
Nesse documento foi criado o “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”, sem obrigatoriedade de que ele fosse feriado.

O dia da Consciência Negra não se constitui feriado nacional, mas estadual e, em mais de mil cidades, feriado municipal.
Por sua vez, o 20 de novembro é feriado estadual no Rio de Janeiro, Mato Grosso, Alagoas, Amazonas, Amapá e Rio Grande do Sul.

Popularmente chamado de Zumbi dos Palmares, ele foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, localizado no atual estado de Alagoas, durante o período colonial.
Filho de africanos escravizados e nascido nesse quilombo, Zumbi foi educado por um sacerdote e depois retornou ao seu local de nascimento. Ali, lutou para que o quilombo não fosse destruído pelos colonizadores que consideravam um perigo aquela reunião de negros libertos.
Em 1695, com 40 anos, Zumbi foi assassinado pelo capitão Furtado de Mendonça, a mando de Domingos Jorge Velho. Foi decapitado e sua cabeça levada para Recife onde ficou exposta em praça pública.

Representação de Zumbi, o líder dos Palmares
                                      https://youtu.be/AHtOOLEYB2Q



           
                                https://youtu.be/j59LwZB2ihw



Aguéré - A Caça de Odé

Composição: Glaucus Linx e Antoine Olivier Tenor saxophone: Glaucus Linx / Baritone saxophones: Henrique Band / Rum: Antoine Olivier / Rumpi: Tiago de Magalhães / Lê: Alabê Raul de Ogum (Axé Òpó Àfonjá RJ) / Gã: Antônio de Jagun Ilustração e animação: Barbara Coimbra www.alabeketujazz.com Nesse toque, dedicado a Oxóssi o senhor da caça, abordamos quase que literalmente a história.Na abertura, o caçador invoca os orixás para obter força e sorte, evoluindo a melodia à medida em que penetra a floresta, até encontrar a caça (solo sax tenor), onde o saxofone assume o papel do animal enquanto o Rum assume o papel do caçador desferindo suas flechas (à cada batida aguda). O animal, atingido, cai e dá seu último suspiro; o caçador volta, enfim, para a aldeia, triunfante, cansado e exibindo o seu troféu precioso ! Nessa música contamos com a participação do saxofonista barítono Henrique Band, que criou um arranjo riquíssimo em sonoridades incomuns, contribuindo maravilhosamente para a criação do cenário de fundo.

https://www.youtube.com/watch?v=36WLzwYiBVQ

Nenhum comentário: