Maria Lopes

Maria Lopes

sábado, 12 de setembro de 2015

A Virgem de Valdimir 1410 - Theotokos Têmpera sobre madeira


Nossa Senhora e a arte - século XIV

Antigos Ícones Russos

A palavra  "icone" deriva do grego"eikon" e significa  imagem, mas  “em seu sentido mais restrito e mais difundido, significa imagem sagrada  à qual se venera de maneira especial”.

   Com o desenvolvimento dos métodos de restauração, velhos ícones russos foram literalmente redescobertos no começo do século XX e tiveram grande impacto sobre pintores russos de vanguarda.

Teófanes, o Grego (1340 - 1410) foi um artista grego bizantino e um dos maiores pintores de ícones da Moscóvia, professor e mentor de Andrei Rublev. Teófanes conhecia filosofia e tinha uma ampla erudição. Decorou em afresco as paredes e tetos de várias igrejas. Conta-se que ele tinha o gênio de artista, o talento de teólogo e uma experiência de oração que o punha em contato com as próprias imagens que pintava, tão intensa sua vida espiritual.
A Virgem (1405) - Catedral da Anunciação de Moscou. Têmpera sobre madeira




Andrey Rublev   (1360 - 1430) - Considerado por muitos como o maior pintor de ícones da Rússia . 
Executou afrescos nas principais igrejas de Moscou e outras cidades da Rússia, como Vladimir and Zvenigorod. Na arte de Rublev duas tradições se combinam: a mais alto ascetismo e a harmonia clássica das maneiras Bizantinas. As personagens em suas pinturas são sempre calmas e pacíficas. Mais tarde, sua arte se tornou o ideal quando se fala em pintura de igrejas e arte icônica.
Rublev foi canonizado em 1988 pela Igreja Ortodoxa Russa.

A Virgem de Valdimir - 1410 - Theotokos* Têmpera sobre madeira


 *mãe de Deus

Anunciação - 1405



http://misteriodeamor.blogspot.com.br/2011/01/nossa-senhora-e-arte-seculo-xiv.html

Nenhum comentário: