Maria Lopes

Maria Lopes

sábado, 19 de setembro de 2015

"Tá, Julieta, Tá?" entra em cartaz no Solar

"Tá, Julieta, Tá?" entra em cartaz no Solar

SOLAR DO JAMBEIRO

"Tá, Julieta, Tá?" entra em cartaz no Solar


Clique para ampliar
O Solar do Jambeiro abre suas portas nos meses de setembro e outubro para o espetáculo "Tá Julieta, tá!", uma divertida leitura da TEAR Produções para a obra do satírico dramaturgo húngaro-israelense Ephraim Kishon, que conta peripécias dos personagens shakespearianos Romeu e Julieta, caso eles tivessem sobrevivido. Sempre às terças-feiras, às 20h, o espetáculo, que conta com a direção de Rafael Fiuzza, é gratuito e faz parte do projeto "Terças de Teatro".

Uma relação desgastada, uma filha não planejada e o tédio. Poderia ser a história de um relacionamento qualquer, mas o enredo ganha destaque quando o casal em questão é ninguém mais, ninguém menos que Romeu e Julieta. Como seria "a mais bela história de amor de todos os tempos" após quase 30 anos de casamento?

Em "Tá, Julieta, Tá?" ('Oh, oh, Juliet', 1972), o casal, fugido de Verona, enfrenta as relações complicadas do matrimônio. Será que o amor épico conseguirá sobreviver a rotina conjugal? Para apimentar essa divertida comédia, uma filha rebelde que se encanta por um homem mais velho. Shakespeare, revoltado com a deturpação de sua obra-prima, se envolve na trama para tentar remediar os conflitos e salvar o que resta do seu trabalho.

O diretor Rafael Fiuzza destaca a inteligência do texto. "O autor (Ephraim Kishon) pega um texto clássico e quebra com o enredo e contextualiza com o nosso cotidiano. A questão que todo mundo se pergunta do 'e se?'. Cada decisão que tomamos é sucedida do questionamento de como seria se a escolha fosse outra. A peça é a grande oportunidade de um 'e se' para Romeu e Julieta, mas não um definitivo. Ele abre portas para outras histórias serem pensadas", explica.

Clique para ampliar.


No elenco, Stella Fracho, Ricardo Brandão, Julia Onofre e Fabrízio Bezerra que dão vida a seis personagens. Para Stella, a construção do personagem é a parte mais trabalhosa e prazerosa de toda a trajetória de uma montagem. "É o momento de descobertas e criação que se torna mais intenso e produtivo ao longo dos ensaios, no jogo com os parceiros, a cumplicidade e o olho no olho. Só quem passa por isso sabe os sentimentos pelos quais transitamos numa gangorra emocional que nos traz no final a sensação do dever cumprido", acredita.

A contextualização permeia o cenário e o figurino da montagem. Mesclando elementos clássicos e mais modernos, a visualidade complementa o texto, retirando-o de um espaço temporal definido e fazendo-o transitar entre vários momentos até os dias atuais. O figurino, desenvolvido pela artista plástica Cristina Daher com confecção do Atelier Cotton de Fadas, remete ao vestuário da época e complementa a narrativa histórica do espetáculo.


Serviço

"Tá Julieta, tá!", teatro
Data: Terças 01, 08, 15, 22 e 29 de setembro | 06, 13, 20, 27 de outubro
Horário: 20h
Classificação etária: Livre

Entrada: gratuita - distribuição de senha a partir das 19h30
Reserva de senhas através do e-mail: produtora.tear@gmail.com

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223 



http://www.culturaniteroi.com.br/blog/?id=1655

Nenhum comentário: