Maria Lopes e a Arte do Espetáculo
Maria Lopes e Artes na Feira dos Afetos + Feira de Vinil"Centro de Artes UFF deu início ao Espiral dos Afetos, com uma série de eventos marcando a data de 20 anos de morte da doutora Nise da Silveira, um nome que revolucionou a questão da saúde mental no país".
ESPIRAL DOS AFETOS
De 27/10/2019 a 09/11/2019
Espiral dos Afetos
A “Espiral dos afetos”, que acontece de 27 de outubro a 9 de novembro de 2019, é uma dobra sobre a efeméride de 20 anos de falecimento da Dra. Nise da Silveira, médica psiquiátrica brasileira, que revolucionou o tratamento da saúde mental no Brasil.
A Dra. Nise é o vórtice dessa espiral, em que convergem os influxos de Jung, Spinoza e Artaud, como um movimento de superação das crises profundas com as quais nos defrontamos. A ideia também é examinar duas dimensões da composição de afetos: uma primeira, desintegradora, que predomina hoje, e uma outra, da integração, seguindo a linha do cuidado como possibilidade de expansão de uma ética espiritual planetária.
O desenvolvimento dessas ações resulta de um trabalho de aproximação vivencial do Centro de Artes UFF com o Museu de Imagens do Inconsciente, no Rio de Janeiro, numa perspectiva de troca afetiva de saberes e experiências entre as equipes e também do contato com os clientes (forma como a Dra. Nise se referia aos pacientes do hospital psiquiátrico), que dão corpo e forma a um transbordamento dos afetos, de uma exacerbação da imaginação, que se descola de uma consensualidade do real, acionando um campo imagético no qual “os inumeráveis estados do ser” são potencializados, em um movimento não-retilíneo – como a experiência do Museu Vivo, que trazemos no módulo de exposições.
Dessa relação com o Museu, as ações se somaram a outros núcleos do Instituto Municipal Nise da Silveira, como o Espaço Travessia, o Ponto de Cultura Loucura Suburbana e o Espaço Aberto ao Tempo.
No movimento dessa espiral, para além da dimensão ritual do evento, busca-se um aprofundamento da cooperação entre instituições que lidam com a transversalidade da saúde e da cultura, para o fortalecimento de uma cidadania pautada pela ética do cuidado, um caminho para que a potência dessas forças afetivas se manifestem, revelando experiências únicas de interpretação e de leitura de mundo.
Dia 29/10, acontece a abertura das exposições "Museu Vivo: poéticas da desrazão" e "Arte em Travessia", núcleo principal do projeto Espiral dos Afetos que acontece no Centro de Artes UFF. Confira as atividades do dia:
15h - Performance “Sekhmet: A Incendiária”
17h - Abertura das exposições "Museu Vivo: poéticas da desrazão" e "Arte em Travessia"
18h – Cordel Nise da Silveira, com Edmilson Santini
Entre os dias 29/10 e 01/11 os ateliês de pintura e cerâmica do Museu de Imagens do Inconsciente serão realizados no Centro de Artes UFF, com a participação de seus criadores clientes, bem como dos artistas e profissionais que orientarão as atividades. Os trabalhos realizados nessas oficinas serão incorporados processualmente à exposição. As atividades serão abertas a profissionais e estudantes dos campos das artes e saúde.
Artistas participantes:
Alex Souza de Oliveira, Antônio Varela, Edson Luiz Antunes, Elisama Arnaud, Ênio Sergio de Carvalho, Francisco Noronha, Geraldo Lúcio Aragão, Heleno Bernardi, Henrique Resende, João Bosco, Jonathan Pereira, José Alberto de Almeida, Kátia Cilene, Manuel Godinho, Marcelo Valle, Neusa Campagnelo, Pedro Amorim, Rafael Matos, Renata Inocêncio, Rona Neves, Sergio Simões, Solange Maria da Silva, Verônica Lapa, Vitor Canhamaque, Wellington Lutterbach.
Encontro com Criadores
31 de outubro 14h - Galeria de Arte UFF
Feira dos Afetos + Feira de Vinil
|
Vivência com Mandalas
Feira de Vinil
Feira dos Afetos
Se o assunto é Afetos + Vinil
Bora de música. Aumenta o Som
https://www.youtube.com/watch?v=IwDazs5ScCA
Obrigada por sua visita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário