O rapper EMICIDA receberá o título de Doutor Honoris Causa.

Maria Lopes e Artes 

O rapper EMICIDA receberá o título de Doutor Honoris Causa.  



O Conselho Universitário (Consun) da UFRGS aprovou nesta sexta-feira, 7 de novembro, a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao rapper, cantor e compositor Leandro Roque de Oliveira, conhecido artisticamente como 
@emicida. A decisão reconhece que o trabalho e a trajetória do artista ultrapassam o campo da música, configurando-se como um projeto intelectual, educativo e de impacto social, especialmente relevante para a juventude negra e periférica. O parecer do Consun destacou ainda a obra de Emicida como expressão de uma pedagogia contemporânea, que inspira o debate público sobre a luta antirracista na universidade e se consolida como referência de pesquisa acadêmica em diferentes áreas do conhecimento.

A proposta foi elaborada pelo Coletivo de Estudantes Negros da Pedagogia ( CENP), em parceria com o projeto UFRGS Negra, Movimento Negro Unificado (MNU) no Rio Grande do Sul e o Diretório Central de Estudantes (DCE), sendo encaminhada ao Consun pela Faculdade de Educação (Faced). No parecer nº 259/2025 ressaltam-se a potência transformadora da cultura hip-hop, a legitimidade dos saberes produzidos na diáspora africana no Brasil e o papel fundamental da juventude negra e periférica na construção de um país mais justo. A cerimônia de entrega do título está prevista para o final da tarde do sábado, 29 de novembro, em sessão solene do Conselho Universitário com transmissão pela UFRGS TV.


https://www.instagram.com/p/DQwjnRBDaAc/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog