Maria Lopes

Maria Lopes

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro O Espraiado de Porta Abertas - Maricá concorre na terceira edição

Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro O Espraiado de Porta Abertas - Maricá concorre na terceira edição 


Texto: Leandra Costa (edição: Raquel Andrade) | Fotos: Clarildo Menezes

Domingo será a segunda edição do ano do "Espraiado de Porta Abertas"
No próximo domingo (06/04), a partir das 9h, a Secretaria Municipal de Turismo e Lazer realiza a segunda edição do ano do "Espraiado de Porta Abertas", projeto de valorização da cultura e turismo rural. O projeto apresenta o melhor da tradição local por meio do artesanato com fibra de bananeira, pratos típicos, passeios rurais, shows musicais e apresentações de dança, entre outras atrações, com a participação de fazendas, ranchos, estabelecimentos comerciais e a comunidade do bairro ao longo dos sete quilômetros da estrada do Espraiado, recentemente asfaltada.
Além de receitas elaboradas com elementos comuns da gastronomia local, como os peixes, galinha caipira, banana e o aipim, os visitantes do "Espraiado de Portas Abertas" poderão aproveitar as barracas de geleias artesanais, mel e bijuterias, desfrutar de caminhadas ecológicas e trilhas às cachoeiras da região ou assistir às apresentações dos artistas do projeto "Sob o Céu, sob o Sol de Maricá" – da Secretaria de Turismo.

O secretário municipal de Turismo, Amaury Vicente, destacou a importância do evento para valorização da cultura local. "Queremos mobilizar cada vez mais as secretarias e os moradores para que o evento melhore a cada edição", ressaltou.

Realizado bimensalmente, o "Espraiado de Porta Abertas" acontecerá em junho, no dia 01; em agosto, no dia 03; em outubro, no dia 10; e em dezembro, no dia 07
Foto :Clarildo Menezes Rodrigues


 Tapeçaria do Espraiado.



Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro
O Espraiado de Porta Abertas concorre na terceira edição do Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro 2012/2013, que contempla projetos e instituições que se destacaram no cenário cultural por sua relevância, abrangência e representatividade nos anos de 2012 e 2013.
Uma comissão especial e mista - composta por membros da sociedade civil, além de servidores da Secretaria Estadual de Cultura - indicou os dez concorrentes de cada uma das dez regiões demarcadas pelo Plano de Cultura (Costa Verde, Médio Paraíba, Baixada Litorânea, Centro Sul, Norte, Serrana Metropolitana Rio, Metropolitana Baixada, Metropolitana Leste e Noroeste). O projeto de Maricá concorre pela região Metropolitana Leste, com São Gonçalo, Niterói, Rio Bonito, Itaboraí, Maricá e Tanguá. Caberá à comissão definir dois projetos dentre os dez indicados em cada região. As indicações também serão submetidas ao voto popular, que premiará mais um concorrente de cada região, resultando em três ganhadores por região, sendo trinta premiados no total. Pela primeira vez, será permitido  o voto popular, via internet, que poderá ser feito pelo hotsite - http://www.cultura.rj.gov.br/premio-de-cultura#vote7 - até o dia 11 de abril.
A premiação será realizada na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, entre os dias 9 a 11 de maio. O evento será realizado ao longo de três dias, por meio de uma grande mostra destacando as manifestações culturais do estado do Rio, reunindo apresentações de música, dança, teatro, jongo, Caxambu, circo, folia de reis, artes visuais, gastronomia e artesanato, sob a curadoria de Rafael Dragaud, também diretor artístico do evento, apresentações. A cada dia, serão apresentados dez premiados, totalizando 30
.http://www.marica.rj.gov.br/?s=noticia&n=3963

Nenhum comentário: