Maria Lopes

Maria Lopes

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Maria Lopes e Artes e a Musicalidade Genuinamente Brasileira.

Maria Lopes e Artes e  a Musicalidade Genuinamente Brasileira.




 NAQUELA MESA Zélia Duncan, Hamilton de Holanda e                                              Nilze Carvalho


Em homenagem a meu Vô Henrique Lopes artesão de instrumentos de corda, a meu pai Nicolau Lopes e todos os músicos meus familiares, irei contar um pouco da vivência com a música em minha vida. 

Meu Vô Henrique,  como um mestre dos instrumentos, desenvolvia a partir da arte inspirada ou intuitiva, cavaquinhos e violões artesanalmente.

Nicolau Lopes, tocava flauta e pandeiro, o tio João Lopes,  como todo músico que traz nas veias o saber da notas musicas sem ter estudado música, foi excelente em tocar o Brasileirinho e chorinhos como ninguém,  se apresentava inclusive em programações de TV em preto e  branco. 

Minha Família, aos finais de semana se reunia, para entre um almoço e outro, ou melhor entre  nossos dias e noites, o som estava sempre presente e com a musicalidade natural de inúmeros familiares, os toques de cavaquinhos, pandeiros, flautas, afinações e música é claro, as cantorias sem hora para terminar.  

Antes do meu nascimento, imagina quanto tempo, e lá vai fumaça, tenho 68 anos atualmente, a  Família Lopes "foi adotada" pela Família Frederico e vice versa, e mais músicos e chorinhos e cavaquinhos, clarinete, bumbos, e no Carnaval? 
        Imagina o que acontecia formávamos o bloco da Família Lopes Frederico dos unidos,                     "todos por e um"  e caíamos na Folia da Rua João Ribeiro em Pilares. 

Em seguida nos mudamos e mais música foram agregadas à nossa família, mas agora um pouco mais erudita e mais música, desta vez os vizinhos ensaiavam o dia inteiro, piano, órgão e violino e minha irmã, tocava acordeon. 

Perguntaram pelo Facebook se sou carnavalesca.
Iinformei que não, mas vizinha  de  escola de samba, funciona assim, se você não samba, acaba sambando, a Escola de Samba Caprichosos de Pilares sempre embalou nossas tentativas de dormir, então o que melhor fazer, ir dar uma olhada no ensaio da escola, composta em grande maioria pelos componentes os moradores do (Conjunto Habitacional  dos funcionários da Rede Ferroviária da Central do Brasil)  que abrange Pilares, Abolição e Engenho de Dentro no Rio de Janeiro. 

Enfim depois de  tantos familiares e a proximidade com músicos, ainda será preciso ser carnavalesca?  
                                Maria Lopes no Carnaval 2018 interpretando Maria Lopes.



                             Tem que ter alguém para aplaudir quem toca, canta e dança, 
                                                      este era o meu papel. 

                                                 Campanha eleitoral??? 
Claro que sempre íamos  para os famosos comícios e mais cantoria e novamente eu ficava na platéia, porque quem não toca ou dança ou aplaude.  

       Amigo, você esta sentado?
      Então,  Senta que lá vem a História.
      Comícios que marcaram minha infância? 

Alguns na infância, Comício do Naldir Laranjeira e Tenório Cavalcanti eram os preferidos dos músicos (familiares), e para quem sobrava o papel de ter que aplaudir quem tocava ou cantava nos concursos de calouros promovido nas campanhas eleitorais, mas  pelo menos os candidatos ganhavam as eleições que concorriam.

Nas apresentações dos calouros infantis nos referidos comícios,  eu aplaudia, afinal alguém tem que fazer este papel, 
  
 Depois de tanta música, no decorrer da minha vida aos 24 anos querem saber como conheci meu marido ? 

Lógico que só podia ser um músico e lá vai de mais música,  e no momento que o conheci, era carnaval de 1973 e estava tocando, sabe qual instrumento? Violão.   

Será que ainda preciso ser carnavalesca? 

Gosto de dentro do possível e  tempo disponível, visitar algumas quadras de escolas de samba e blocos por aí, foi o  que fiz neste ano de 2018 e trouxe um pouco do que vi e ouvi para os amigos dos Blogs Maria Lopes conhecerem.  

E por falarmos em Comícios, se ainda participo? 
Os amigos ainda perguntam?  
Estou sempre presente com ou sem música, participo ativamente, hoje em dia sem  aplausos, chega de comícios do tipo pão e circo, mas para não deixar passar em branco, este ano teremos eleições no Brasil. 

Bem, por hoje me despeço porque o Ano Novo do brasileiro começa após o carnaval. 

Desejo a todos os amigos, visitantes e seguidores, Feliz Novo Ano de 2018.  

Enfim, para arrematarmos o bate papo de hoje, ouço em época de carnaval o máximo dos samba enredo do ano,  e neste apostei  na Beija Flor, ao receber o convite para estar na Quadra dos Gaviões de Itaipuaçu quando a Bateria nota 10 visitou nossa comunidade , tive a nítida impressão que estariam entre as primeiríssimas do Carnaval 2018 do Rio de Janeiro e o resultado. 


Resultado final Carnaval 2018

Beija-Flor (campeã): 269,6
Paraíso do Tuiuti: 269,5
Salgueiro: 269,5
Portela: 269,4
Mangueira: 269,3
Mocidade: 269,3
Unidos da Tijuca: 269,1
Imperatriz: 268,8
Vila Isabel: 268,1
União da Ilha: 267,3
São Clemente: 266,9
Grande Rio (rebaixada): 266,8
Império Serrano (rebaixada): 265,6

Pensaram que deixaria passar em branco a segundona vencedora? 
Então , Aumenta  o Som por favor, afasta as cadeiras da sala 
                           para o desfile da
                   Paraíso do Tuiuti 2018.
           Vice Campeã do Carnaval  do Rio de Janeiro. 
 No avenida Temer esteve fantasiado de vampiro, manifestantes de fantoches e as criticas ficaram por conta das reformas e  do preconceito racial. 




https://youtu.be/indLKKPMDhc

https://youtu.be/8FG3JhhKx8c




Qual era o meu papel, enquanto todos cantam? 

Quero a Educação, Cultura, Emprego e o direito ao prato de comida a todos independente de cores, rezos ou credos, países ou muralhas. 

              

Quero a libertação do Humano pelo próprio ser humano.  

                 Luz, Paz e Amor a todos os nossos visitantes. 



 Maria Lopes de Andrade.  
Jornalista Reg. CPJ. 24.825 - 76 - RJ,Radialista.

              Ivan Luiz de Andrade            
Jornalista - Reg. CPJ 38.690 - RJ - 1977

   Parapsicóloga Clínica, Acupunturista,Reikiana Master,

                                          Terapeuta Quântica de Barras de Acess.

 Homeopata Metafísica ( Coordenadora de Estagio do Curso de Extensão em Homeopatia da Faculdade Federal de Viçosa- MG/ Reg: Livro 10, Nº 21615,Folha 193 v).

Participei do CBO 2000 a convite do MTE,, Ministério do Trabalho e Emprego, representei os Terapeutas do Brasil, na elaboração das Normas do Trabalho dos Terapeutas

Nenhum comentário: