Maria Lopes

Maria Lopes

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Maria Lopes e Artes nos blocos de rua do Carnaval 2018


Compartilho com todos os amigos dos Blogs Maria Lopes pontos de destaque
de conversas pelos blocos de rua que visitei no Carnaval 2018 por Itaipuaçu. .

O Carnaval passou e agora só nos resta bola pra frente. 

Carnaval 2018 em Iaipuaçu, Rio de Janeiro. 

Agradeço aos amigos pelos vários convites de participação de eventos no Carnaval 2018, os incontáveis Bons Dias, mensagens, toques de carinhos, abraços e enfim, troca de amizades nem tão virtual assim, porque para mim, Amigo é Amigo, independe de ser virtual ou não, o melhor modo de agradecer é dizendo em alto e bom som, Obrigadaaaaaaa.

Gostaria de ter tido a oportunidade de estar presente a todos os eventos que me convidaram, mas como Jornalista mesmo no Carnava,l anseio saber de vários fatos diferentes, independente do som dos tamborins, porque o carnaval passa e os problemas continuam por alguns anos.

O Carnaval 2018 foi bastante diferente, nos blocos de rua, entre os abraços dos amigos presentes e seguidores dos Blogs Maria Lopes, a necessidade pela busca de soluções para o Bem comum em Itaipuaçu mostrou presente.

Bem, vamos por parte do que rolou nos blocos, entre as trocas de abraços que foi super legal e o toques dos tamborins, tambores e do que mais gosto o som dos cavaquinhos.

Destaques de conversas nos blocos de rua.
1 - Posto de Saúde Santa Rita, pelas redes sociais o grito de socorro para a questão da Pediatria, pelo Facebook foram mais de 200 questionamentos durante a semana que precedeu o Carnaval 2018 e sabem qual foi o resultado?

Nenhum e observem um bebê de 3 meses sufocado, chegou levado por sua família ao Posto Santa Rita da 83 (como é conhecido pela população) ficou sem atendimento, e os familiares foram orientados a seguirem até a UPA de Inoã, mas da AV. Hum, onde reside sua família até a Rua 83 no Jardim Atlântico Leste e depois para a UPA e com o movimento que conhecemos da principal estrada que corta o Município de Maricá, a criança poderia ter vindo a óbito.


Negligência? Falta de capacidade? Falta de interesse profissional?
Falta de respeito à vida?

Não merecemos e não queremos equipes de profissionais desta estirpe em Itaipuaçu.
O relato que recebi desta senhora o fiz como representante do
Fórum Popular Permanente Pela Defesa da Criança e do Adolescente de Maricá e lhe garanti que buscaremos soluções plausíveis e que falta de atendimento a uma criança indefesa é Crime.

Obras de fachada no Posto Santa Rita em Itaipuaçu, pinturas, aberturas de novas portas, estacionamento para veículos para turistas verem, olho nas próximas eleições?
Secretaria de Saúde de Maricá,
Alô Conselho Municipal de Saúde de Maricá,
Alô Delegados do SUS, Alô Ministério Público.,

2- Posto Santa Rita?

Santa Rita "se eu chorar não me leve a mal".

Recebi inúmeras denuncias da Farmácia do Posto Santa Rita que se denomina (24 horas), e que em determinados dias, o paciente é comunicado que a "farmacinha"
se encontra fechada.


3 - Transporte? Qual Horário?
Tá de brincadeira, de mal gosto é claro.

Dizem que o Carnaval é a festa mais Democrática que existe no mundo, poderia ser, mas não em Itaipuaçu Leste, onde prevalece o Monopólio do Transporte, que entra Governo e sai Governo nunca chega o fim da tal Concessão, que desde que resido neste local há quarenta anos, os do direito da tal da gananciosa "empresa de falta de transporte Desamparo e Companhia cata votos, nunca chega ao fim.

Chegar nos blocos de rua e ao invés do carnavalesco estar simplesmente bricando e se distraindo comentou ao me abraçar:

1- "-D. Maria Lopes, a senhora sabe que vim a pé participar do meu bloco todos os dias neste carnaval?"
Obs: A localidade de residência desta senhora até o local da concentração são de pelo menos 5 kms.

2- Outro abraço?
"-D.Maria Lopes, não consigo entender o porquê de tanto descaso, onde já se viu uma linha de ônibus que só passa de hora em hora. Será que eles não sabem que a população por aqui aumenta todos os dias?

"D. Maria Lopes, como podemos melhorar esta situação"?

3- Outro abraço?:
"- D. Maria Lopes, é tão vergonhosa esta falta de luz que nem merece comentarmos!.

Se alguém pensou que mesmo nos blocos o assunto Ponte da 89 não esteve na pauta do carnavalesco, se enganou, porque um morador ( um senhor de mais de 80 anos) me disse:
"- Maria Lopes, vamos deixar a questão da Ponte da 89 para ser resolvida após as eleições, senão aparecerão outros catadores de votos com resultados mágicos para a nossa passagem para a Praia de Itaipuaçu. Sempre construímos e faremos outra vez a nossa ponte!".
Estas foram palavras de um colaborador voluntário ativo em todas as construções da passagem de pedestre sobre o Canal da Costa e que agora por dependermos do Governo da Milionária Prefeitura de Maricá, atualmente é chamada de (pinguela), principalmente por candidatos não moradores em nossa localidade.

Estes abraços da população são sinceros e de coração a coração. Agradeço o carinho e respeito mútuo como sempre sou recebida pelos amigos, vizinhos e seguidores dos Blogs Maria Lopes.

Carnaval são 3 dias mas findo o evento, os problemas continuam, poderia simplesmente encaminhar estas questões diretamente a quem de direito na busca de soluções, como já intermediei por várias vezes, mas como não sou e nem serei candidata a nenhum cargo político, preferi compartilhar com todos os amigos via internet tornando o texto público.

Meus Agradecimento a quem é merecedor de Agradecimentos

Desagravo Público aos mandatários e classe política de Maricá pelo descaso a
que estamos sujeitos a passarmos diariamente em Itaipuaçu .


Para não dizer que não falei de flores.





Carnal 2018 em Itaipuaçu.

                                                     Pontos Positivos 

Pontos positivos?

1-Sim, na Segurança.
O esquema de Segurança no carnaval, valeu por ser mais fácil investir na prevenção.

Percorri vários locais e blocos e não observei nenhum momento de tensão, mesmo os moradores nos locais de maior número de foliões comentavam que o Carnaval estava ocorrendo em tranquilidade.

2- Guarda Vidas?
A população entendeu a orientação do Salva Mar, que para a segurança e integridade física dos banhistas nas Praias de Itaipuaçu o ideal é manter-se próximo aos Postos Salva Vidas e respeitar a sinalização das bandeiras sobre as condições marítimas.

Observei que tal fato ocorreu, principalmente entre os adolescentes desacompanhados de seus familiares na Praia da Ponta do Francês.

Blogs Maria Lopes em parceria com Canal de Itaipuaçu (Anna Carolina Mondaca) em transmissão ao vivo pelo Facebook entrevistamos os Guarda Vidas que nos passaram estas orientações acima.

3- Limpeza Urbana
Os funcionários da limpeza urbana de plantão que trabalharam entre os blocos de carnaval buscando manter a limpeza, vale nosso Parabéns.
Neste carnaval funcionou perfeitamente, mas como sugestão, o ideal será em Maricá ser mantido no decorrer do ano Campanhas Educativas :
"-Jogue sua linha no mar, mas não jogue o seu lixo no chão" David Zito (Compositor e morador em Iaipuaçu).


4- Postos de Saúde Móveis (containers) e Ambulâncias nos locais de maior concentração de foliões do Carnaval 2018 de Itaipuaçu, considero uma decisão super acertada, por tratar-se de uma solicitação antiga dos moradores de nossa localidade.

Ressalva e sugestão: Poderia ser mantido Plantões destes Postos também durante o dia, em caso de necessidade e em virtude do grande número de banhistas ao longo de toda a Orla das Praias de Itaipuaçu,





Rua Seis, 94 B . Cond Boa Vista. Itaipu. CEP 24 346 000. Niterói. Rio de Janeiro.


Maria Lopes de Andrade.  
Jornalista Reg. CPJ. 24.825 - 76 - RJ,Radialista.

              Ivan Luiz de Andrade            
Jornalista - Reg. CPJ 38.690 - RJ - 1977

   Parapsicóloga Clínica, Acupunturista,Reikiana Master,

                                          Terapeuta Quântica de Barras de Acess.

 Homeopata Metafísica ( Coordenadora de Estagio do Curso de Extensão em Homeopatia da Faculdade Federal de Viçosa- MG/ Reg: Livro 10, Nº 21615,Folha 193 v).

Participei do CBO 2000 a convite do MTE,, Ministério do Trabalho e Emprego, representei os Terapeutas do Brasil, na elaboração das Normas do Trabalho dos Terapeutas, recebi a indicação por Associações de Classe e que considero o meu Prêmio Maior por Qualidade de Trabalho. Sou Grata pela oportunidade. Maria Lopes de Andrade. 

Nenhum comentário: