Maria Lopes

Maria Lopes

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) foi criado em 1948 nos mesmos moldes do Museum of Modern Art (MoMa) de Nova York, assim como o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP). Instalado em área privilegiada, nos jardins do Aterro do Flamengo, próximo ao Aeroporto Santos Dumont, e às margens da Baía de Guanabara, o museu é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil. O prédio modernista, com 130m de comprimento e 25m de largura, representa um marco na arquitetura brasileira, resultado das linhas retas do arquiteto carioca Affonso Eduardo Reidy e do projeto paisagístico de Roberto Burle Marx. A atuação conjunta dos dois é, em grande parte, responsável pela fama internacional do museu.

O MAM é uma organização particular sem fins lucrativos, fruto das transformações econômicas e culturais vividas pelo Brasil no segundo pós-guerra, em que se observou a diversificação dos equipamentos culturais deste país, a aquisição de um valioso patrimônio artístico e a assimilação das correntes artísticas modernas.

Palco de diversos acontecimentos de grande relevância na vanguarda artística brasileira, o museu conquistou ao longo de sua história uma coleção de arte moderna altamente representativa - a maior parte, entretanto, perdida no trágico incêndio de 1978, que destruiu obras de importantes artistas como Miró, Salvador Dalí, Max Ernst e René Magritte. O Museu de Arte Moderna, entretanto, mobilizou a solidariedade de centenas de pessoas em todo o mundo, o que foi fundamental para a recuperação de sua sede e de seu acervo.

Atualmente, o MAM possui um acervo de aproximadamente 11.000 obras, grande parte proveniente da Coleção Gilberto Chateaubriand, depositada em regime de comodato no museu em 1993. Esse acervo reúne esculturas e pinturas de artistas como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Portinari, Di Cavalcanti, Lygia Clark, Helio Oiticica e Franz Weissmann.

O museu continua sendo até hoje palco de importantes mostras de artistas nacionais e estrangeiros, e, além desse maravilhoso acervo, oferece ainda biblioteca, café, livraria, espaço para shows, o estrelado restaurante Laguiole e uma importante cinemateca, onde acontecem as mostras mais concorridas da cidade.Texto:http://www.wikirio.com.br/Museu_de_Arte_Moderna_do_Rio_de_Janeiro

Nenhum comentário: