Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) foi criado em 1948 nos mesmos moldes do Museum of Modern Art (MoMa) de Nova York, assim como o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP). Instalado em área privilegiada, nos jardins do Aterro do Flamengo, próximo ao Aeroporto Santos Dumont, e às margens da Baía de Guanabara, o museu é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil. O prédio modernista, com 130m de comprimento e 25m de largura, representa um marco na arquitetura brasileira, resultado das linhas retas do arquiteto carioca Affonso Eduardo Reidy e do projeto paisagístico de Roberto Burle Marx. A atuação conjunta dos dois é, em grande parte, responsável pela fama internacional do museu.
O MAM é uma organização particular sem fins lucrativos, fruto das transformações econômicas e culturais vividas pelo Brasil no segundo pós-guerra, em que se observou a diversificação dos equipamentos culturais deste país, a aquisição de um valioso patrimônio artístico e a assimilação das correntes artísticas modernas.
Palco de diversos acontecimentos de grande relevância na vanguarda artística brasileira, o museu conquistou ao longo de sua história uma coleção de arte moderna altamente representativa - a maior parte, entretanto, perdida no trágico incêndio de 1978, que destruiu obras de importantes artistas como Miró, Salvador Dalí, Max Ernst e René Magritte. O Museu de Arte Moderna, entretanto, mobilizou a solidariedade de centenas de pessoas em todo o mundo, o que foi fundamental para a recuperação de sua sede e de seu acervo.
Atualmente, o MAM possui um acervo de aproximadamente 11.000 obras, grande parte proveniente da Coleção Gilberto Chateaubriand, depositada em regime de comodato no museu em 1993. Esse acervo reúne esculturas e pinturas de artistas como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Portinari, Di Cavalcanti, Lygia Clark, Helio Oiticica e Franz Weissmann.
O museu continua sendo até hoje palco de importantes mostras de artistas nacionais e estrangeiros, e, além desse maravilhoso acervo, oferece ainda biblioteca, café, livraria, espaço para shows, o estrelado restaurante Laguiole e uma importante cinemateca, onde acontecem as mostras mais concorridas da cidade.Texto:http://www.wikirio.com.br/Museu_de_Arte_Moderna_do_Rio_de_Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário