Um dos grandes nomes da Espanha quando se fala em arte e pintura, Francisco José de Goya y Lucientes mais conhecido como Francisco de Goya possuía um tremendo talento com o pincel, alguns o denominavam como o Shakespeare das pinturas. Dentre todas as inspirações e categorias artísticas que Goya pintava eram paisagens, comédia, cenas mitológicas, tragédia, retratos, sátira, farsa, deuses e demônios, homens, feiticeiros, e um pouco do obsceno.
Nascido em 1746 na cidade de Fuendetodos que fica localizada na Espanha, Goya estudou na Escuelas Pias, onde conheceu Martin Zapater, e ele foi uma das grandes fontes para o acesso de pessoas às suas obras. Na época antiga era de costume que artistas iniciantes começassem refazendo pinturas de outros artistas.
Quando já estava com seus 17 anos de idade, se mudou para Madrid, e lá estudou com o famoso pintor Anton Raphael Mengs, que era muito reconhecido na realeza espanhola. Em seu primeiro concurso da Academia de Belas Artes de Parma que aconteceu no ano de 1771, e a partir desse também recebeu sua primeira solicitação de trabalho que foi o afresco na Igreja Nossa Senhora do Pilar, localizada em Saragoça. A partir desse momento Goya começou a ser reconhecido mundialmente por pintar seus quadros. Veja alguns abaixo:
http://www.pinturasemtela.com.br/francisco-de-goya-pintor-espanhol-o-shakespeare-do-pincel/
Nenhum comentário:
Postar um comentário