A sala de jantar do castelo de Highclere,com mesa de jantar de mogno,
Pintura de Carlos I de Sir Anthony van Dyck (1599-1651),
© Castelo de Highclere / site Lady Carnarvon
Quando você dá um almoço ou um jantar...
Lucas 14:12-14
Reflexão sobre a Sala de Jantar
Na leitura do Evangelho de hoje, Jesus dirige-se a um fariseu rico que foi seu anfitrião durante uma refeição. Os fariseus tendiam a comer apenas com os da sua própria espécie. Jesus desafia o seu anfitrião a convidar para a sua mesa aqueles que ele normalmente não convidaria, pessoas fora do seu círculo. Jesus, ao contrário do seu anfitrião, partilhava a mesa com uma miríade de pessoas diferentes, com os ricos e os pobres, com os doentes e os saudáveis, com os instruídos e sem instrução, com os religiosos e os não crentes, etc. um símbolo de todo o seu ministério.
Em civilizações antigas, como as dos egípcios, gregos e romanos, as pessoas reclinavam-se em sofás baixos ou sentavam-se em bancos ao redor de mesas baixas para compartilhar as refeições. Na verdade, foi apenas durante a Idade Média que as mesas de jantar mais altas, como as conhecemos agora, começaram a ser usadas. Geralmente eram mesas de cavalete simples, constituídas por uma tábua longa e estreita apoiada em dois ou mais cavaletes ou suportes, para que pudessem ser facilmente montadas e desmontadas, tornando-as práticas para grandes festas e banquetes. A Renascença viu uma mudança em direção a mesas de jantar mais ornamentadas e decorativas, muitas vezes apresentando entalhes, incrustações e folheados intrincados. As madeiras foram cuidadosamente selecionadas para funcionarem como pano de fundo discreto para os serviços de porcelana e prata em muitas das casas senhoriais.
Um belo exemplo de mesa de jantar de mogno é esta mesa apresentada na sala de jantar do Castelo de Highclere. Muitos de vocês podem reconhecer esta sala da série Downton Abbey filmada lá. Digno de nota também é o grande retrato ao fundo: o rei Carlos I em seu cavalo às portas de Paris, de Sir, de Anthony van Dyck. Pintado por volta de 1633, retrata o rei como um líder firme, focado e sábio e um guerreiro poderoso que personifica o direito divino de governar. No entanto, ele talvez não fosse tão sábio. Ele não ouviu seus conselheiros mais próximos e catapultou a Inglaterra para a guerra civil, e dezesseis anos depois tornou-se o primeiro e único rei inglês a ser executado por seus súditos. A pintura foi supostamente encontrada na propriedade algum tempo após a morte do Lorde Protetor Oliver Cromwell em 1658. Ela foi enrolada e usada para escorar a porta de um celeiro.
Como observação lateral, como estamos discutindo móveis hoje, uma das peças de mobiliário mais notáveis da casta Highclere é uma escrivaninha e uma poltrona que Napoleão levou consigo no exílio em Santa Helena, onde morreu.
https://christian.art/daily-gospel-reading/luke-14-12-14-2023/
Nenhum comentário:
Postar um comentário