Maria Lopes e Artes.
Obrigada a todos que me felicitaram pelo Dia do Professor.
No Brasil, 15 de outubro é o Dia do Professor
"Na construção do nosso conhecimento, os livros são os tijolos e os Professores são os Pedreiros".
Jonathan Fonseca Fogo
No dia 15 de outubro de 1827, D. Pedro I decretou que todas as Vilas maiores e cidades do Brasil império tivesse 1 escola pública.
Depois, um grupo de professores paulistas exaustos de tanto trabalho e sem um dia de folga fizeram um movimento pedindo para que houvesse uma data em reconhecimento à profissão (na verdade, eles precisavam de 1 dia de descanso) e eles escolheram o dia 15/10 por causa do Decreto de D. Pedro I e só em 1963 o Presidente João Goulart (Jango) assina uma lei tornando o dia 15/10 como o dia do professor e neste dias somente as escolas poderiam ter folga.
Antes da assinatura da lei federal, uma deputada estadual de Santa Catarina chamada Antonieta de Barros que também era jornalista e professora criou a Lei estadual 145 em 1948 reconhecendo o dia do professor no estado de Santa Catarina. Ela foi a primeira MULHER de cor preta do Brasil a ocupar um cargo legislativo. Foi uma ativa defensora da emancipação feminina, de uma educação de qualidade para todos e pelo reconhecimento da cultura negra, em especial no sul do Brasil.
A data é simbólica. Todos somos educadores! Todos temos uma criança por perto, um colega de trabalho que podemos ensinar algo.
Quem transfere conhecimento, passa para o outro algo que não há preço.
Ensinou um sábio que não adiantava fornecer somente a rede e a vara de pesca. Era preciso um pouco mais! Era necessário ensinar a pescar.
Eu acredito ter escolhido a melhor das profissões porque eu me torno eterno em cada pessoa que tive contato.
O legado agora é de vocês. Ensinem o que sabem ao próximo. Vai com medo, mas vai!
Nenhum comentário:
Postar um comentário