Maria Lopes

Maria Lopes

quinta-feira, 27 de março de 2014

Museu de Arte do Rio completa um ano neste sábado RIO DE JANEIRO com Festa no dia 29 (sábado). Participe.

26 / 03 /2014 - Museu de Arte do Rio completa um ano neste sábado
RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Festa no dia 29 (sábado) comemora aniversário com música, passeio pela cobertura fluida e entrada grátis nas exposições
Março é o mês de aniversário do Museu de Arte do Rio – MAR e, para comemorar, no dia 29 (sábado), das 15h às 22h, haverá uma grande festa aberta ao público que celebrará o sucesso do primeiro ano do Museu. Entre as atrações estão bandas de rock pernambucanas psicodélicas dos anos 70, visitas guiadas à cobertura fluida, barraquinhas com comidas e bebidas típicas da Feira da Harmonia – que acontece na Zona Portuária –, além da entrada grátis ao Pavilhão de Exposições.

Já pela manhã, os mais corajosos poderão apreciar a Baía de Guanabara vista de cima da cobertura fluida que une os dos prédios do Museu. Serão seis visitas (às 11h, 12h, 13h, 15h, 16h e 17h) com grupos formados por 12 pessoas usando equipamentos individuais de segurança presos a um cabo de aço. O passeio, organizado por uma agência especializada em turismo de aventura, terá duração de aproximadamente 25 minutos e acontecerá também no domingo (30).

A partir das 15h um DJ vai animar o público, que poderá aproveitar também os quitutes servidos na Feira da Harmonia em barraquinhas na calçada do MAR. Durante todo o dia o público poderá acessar gratuitamente as exposições em cartaz: conferir o último final de semana dePernambuco Experimental, apreciar as diversas faces do Rio de Janeiro em imaginaRio, conhecer parte do acervo do Museu em Encontro de Mundos, e ver de perto coleções importantes de pranchas e shapes emDeslize .

Por volta das 19h30, o artista multimídia Paulo Bruscky realizará a performance Parto de Música. Em seguida, sobem ao palco as bandas Nuvem 33 (Tiago Araripe), Satwa (Lailson e Paulo Raphael), Phetus (Lailson, Paulo Raphael e Zé da Flauta), Tamarineira Village (Almir de Oliveira e banda), Ave Sangria (Marco Polo e banda) e Flaviola. O show, que tem direção artística de Lailson Cavalcanti, reunirá pela primeira vez as bandas que tiveram sua carreira iniciada na Feira Experimental de Música de 1972.

Em seu primeiro ano de funcionamento o Museu de Arte do Rio recebeu cerca de 350 mil visitantes, entre exposições e atividades educativas, superando em apenas cinco meses sua meta de receber 200 mil pessoas anualmente. Passaram pelo MAR 12 exposições, de 15 curadores, que receberam obras de mais de 400 artistas. As atividades da Escola do Olhar receberam mais de 8 mil participantes, 27 mil alunos em visitas educativas e mais de 2 mil professores. Atualmente, o programa Vizinhos do MAR, que visa a aproximação com os moradores do entorno do museu e, ainda, entender e atender as demandas de artistas da região, possui cerca de 1500 pessoas cadastradas.

Museu de Arte do Rio – MAR
O MAR é um espaço dedicado à arte e à cultura visual. Instalado na Praça Mauá, ocupa dois prédios vizinhos: um mais antigo, tombado e de estilo eclético, que abriga o pavilhão de exposições; outro mais novo, de estilo modernista, onde funciona a Escola do Olhar. O projeto arquitetônico une as duas construções com uma cobertura fluida de concreto, que remete a uma onda – marca registrada do Museu –, e uma rampa, por onde os visitantes chegam aos espaços expositivos.

Uma iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o MAR tem atividades que envolvem coleta, registro, pesquisa, preservação e devolução à comunidade de bens culturais. Espaço proativo de apoio à educação e à cultura, o Museu já nasceu com uma escola – a Escola do Olhar –, cuja proposta museológica é inovadora: propiciar o desenvolvimento de um programa educativo de referência para ações no Brasil e no exterior, conjugando arte e educação a partir do programa curatorial que norteia a instituição.

O Museu tem as Organizações Globo, a Vale e o Itaú como patrocinadores máster e o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A gestão fica a cargo do Instituto Odeon, uma associação privada, sem fins lucrativos, que tem a missão de promover a cidadania e o desenvolvimento socioeducacional por meio da realização de projetos culturais.
Festa de aniversário MAR Das 15h às 22h – entrada franca.
Horários das visitas à cobertura fluida: 11h, 12h, 13h, 15h, 16h e 17h – retirada de senhas na bilheteria. Em caso de chuva, a ação será transferida para o próximo fim de semana.
Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro.
Telefone: 21 3031 2741.
Mais informações: 
www.museudeartedorio.org.br

Fonte: divulgação por e-mail

Nenhum comentário: