Maria Lopes

Maria Lopes

sábado, 12 de setembro de 2015

A Virgem de Valdimir 1410 - Theotokos Têmpera sobre madeira


Nossa Senhora e a arte - século XIV

Antigos Ícones Russos

A palavra  "icone" deriva do grego"eikon" e significa  imagem, mas  “em seu sentido mais restrito e mais difundido, significa imagem sagrada  à qual se venera de maneira especial”.

   Com o desenvolvimento dos métodos de restauração, velhos ícones russos foram literalmente redescobertos no começo do século XX e tiveram grande impacto sobre pintores russos de vanguarda.

Teófanes, o Grego (1340 - 1410) foi um artista grego bizantino e um dos maiores pintores de ícones da Moscóvia, professor e mentor de Andrei Rublev. Teófanes conhecia filosofia e tinha uma ampla erudição. Decorou em afresco as paredes e tetos de várias igrejas. Conta-se que ele tinha o gênio de artista, o talento de teólogo e uma experiência de oração que o punha em contato com as próprias imagens que pintava, tão intensa sua vida espiritual.
A Virgem (1405) - Catedral da Anunciação de Moscou. Têmpera sobre madeira




Andrey Rublev   (1360 - 1430) - Considerado por muitos como o maior pintor de ícones da Rússia . 
Executou afrescos nas principais igrejas de Moscou e outras cidades da Rússia, como Vladimir and Zvenigorod. Na arte de Rublev duas tradições se combinam: a mais alto ascetismo e a harmonia clássica das maneiras Bizantinas. As personagens em suas pinturas são sempre calmas e pacíficas. Mais tarde, sua arte se tornou o ideal quando se fala em pintura de igrejas e arte icônica.
Rublev foi canonizado em 1988 pela Igreja Ortodoxa Russa.

A Virgem de Valdimir - 1410 - Theotokos* Têmpera sobre madeira


 *mãe de Deus

Anunciação - 1405



http://misteriodeamor.blogspot.com.br/2011/01/nossa-senhora-e-arte-seculo-xiv.html

Arte e Cura século XIV

Arte e Cura  século XIV
 Rudolf Steiner sugeriu (por volta de 1911),que se contemplasse uma sequência de imagens de Nossa Senhora como forma de tratamento para determinados pacientes, principalmente aqueles em que o componente psíquico desempenhava papel relevante. Ao longo do tempo se constatou que o benefício trazido pela contemplação das imagens antes de dormir, podia ser estendido a muitas pessoas. Este processo ajudaria a elevação do corpo etérico.A maioria dos relatos apontava na direção do aumento de vitalidade, da conquista de estados de calma interior. São quinze quadros a maioria de Rafael Sanzio e teriam uma ótima função terapêutica principalmente para crianças. A sequência apresentada seria importante.





01 - MADONA SIXTINA - Rafael Sanzio
02 - BELA JARDINEIRA - Rafael Sanzio
03 - MADONA ALBA - Rafael Sanzio
04 - MADONA ALBA (detalhe) - Rafael Sanzio
05 - MADONA DI CASA PAZZI - Donatello
06 - MADONA COM O PÁSSARO (detalhe) - Rafael Sanzio
07 - MADONA BRIDGEWATER - Rafael Sanzio
08 - MADONA SIXTINA (detalhe) - Rafael Sanzio
09 - MADONA TEMPI - Rafael Sanzio
10 - TRANSFIGURAÇÃO NO MONTE TABOR (detalhe) - Rafael Sanzio
11 - MADONA GRANDUCCA - Rafael Sanzio
12 - MADONA COM PEIXE - Rafael Sanzio
13 - MADONA BRÜGGE - Michelangelo Buonarroti
14 - MADONA COM O PÁSSARO - Rafael Sanzio
15 - TRANSFIGURAÇÃO NO MONTE TABOR (detalhe) - Rafael Sanzio

Nota: 
apresento aqui a utilização de pinturas relativas à mãe de Jesus por um estudioso não católico, como mostra da força de Nossa Senhora e da arte.

http://misteriodeamor.blogspot.com.br/2013/10/rudolf-steiner-sugeriu-por-volta-de.html

Mistério de Amor e Arte

Mistério de Amor e Arte

Bem-aventurada mãe de Deus, rogai por nós que

  recorremos a vós

http://misteriodeamor.blogspot.com.br/2011/01/nossa-senhora-e-arte-seculo-xiv.html

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Museu de Arte do Rio de Janeiro- MAR.

Semana que vem/set no MAR

Djanira da Motta e Silva uma das maiores pintoras do Brasil.

Djanira em cada tela um pouquinho do Brasil. 
Caboclinhos – Djanira


Casa de Farinha - Djanira

Embarque de bananas - Djanira
Mercado de Paixe - Djanira


Djanira da Motta e Silva , nasceu em Avaré  em 20/06/14 e morreu em 31/05/79 no Rio de Janeiro, foi uma pintora, desenhista, ilustradora, cartasista, ilustradora, certazista, cenógrafa e gravadora brasileira e uma das precursoras do estulo naif no país.
Segundo seu amigo Jorge Amado: “Djanira traz o Brasil em suas mãos, sua ciência é a do povo, seu saber é esse do coração aberto à paisagem, à cor, ao perfume, P’as alegrias, dores e esperanças dos brasileiros.
Sendo um dos grandes pintores de nossa terra, ela é mais do que isso, é a própria terra, o chão onde crescem as plantações, o terreiro da macumba, as máquinas de fiação, o homem resistindo à miséria. Cada uma de sua telas é um pouco do Brasil.http://bethmichel.com.br/?p=4189

" Ninguém é autor do próprio talento; é apenas usuário".

"Ninguém é autor do próprio talento; é apenas usuário".

                             MARIO GENTIL COSTA 



PENSANDO

A palavra escrita é a forma mais plástica de pensar...

A palavra falada, ainda que gritada em altos brados, tem vida curta. Já a palavra escrita..., essa..., não há silêncio capaz de emudecê-la...

Ter pensado e não ter dito, - sobretudo não ter escrito -, em certos casos, é o mesmo que não ter pensado...

O mutismo aparente das prateleiras de uma biblioteca é o mais veemente discurso proferido pelo intelecto e o mais seguro veículo da imortalidade humana.

Uma folha de papel em branco, uma pauta musical sem notas ou uma tela por pintar constituem, a meu ver, o mais formidável desafio imposto à sensibilidade, à imaginação e à inteligência humanas.

A maior parte dos homens vive sob o conflito entre a necessidade de ser ou parecer importante e a incômoda certeza de não ter importância alguma.

A verdade é coisa viva e existe por si mesma, permanecendo desconhecida até que alguém a proclame.

Ninguém é autor do próprio talento; é apenas usuário.

 

                   MARIO GENTIL COSTA 


Assim Falou Zarathustra


O Blog Maria Lopes e a Arte do Espetáculo está participando do Concurso Top Blog 2015 conto com sua preferência de voto.Obrigada.

O Blog Maria Lopes e a Arte do Espetáculo é considerado um Blog popular nas Redes Sociais e consta com uma coleção de Prêmios, Selos e Wards recebidos pela presença constante de seus visitantes e participação generosa dos amigos da WEB que de uma forma ou de outra colaboram enviando matérias, sugestões e votos quando necessário. 
O Blog Maria Lopes e Artes participa no Concurso Top 30 Brasil  e há mais de um ano se encontra entre os 10 mais votados em mais de 110 000 blogs e sites participantes mensalmente (graças a colaboração dos amigos). Sou imensamente grata por ter a satisfação de transformar o blog em algo real através um mundo virtual que é a informática. 

Apresento mais uma vez o Blog Maria Lopes e a Arte do Espetáculo para a sua aprovação me proporcionando a satisfação de contar com seu voto, no Concurso Top Blog 2015, local de votação que se encontra na aba direita do seu vídeo, onde se lê (vote aqui e seguir as instruções). 
Existe a necessidade de validar seu voto.Obrigada por sua tenção.

Por favor se encontrar alguma dúvida: marialopesdeandrade.lopes034@gmail.com

Felicidades e Grata por sua atenção e voto. Maria Lopes.

Leonardo da Vinci o maior gênio da História

Leonardo da Vinci o maior gênio da História

Madona del Garofano ou A Virgem do Cravo, é uma pintura a óleo de Leonardo Da Vinci, realizada sobre um painel de 62 × 47 cm, entre 1478 e 1480 (provavelmente baseada na sua obra A Virgem de Granada). Está atualmente na Antiga Pinacoteca, em Munique.

O nome da obra é esse porque, a Madona mostra ao menino uma flor Garofano (cravo), então Madona del Garofano significa Madona ou Virgem do Cravo. A pintura relata a Madona aparentemente em pé, em sua frente está um balcão com uma almofada, e o Menino sentado. O seu manto azul está apoiado sobre este balcão, parecendo cair vagarosamente, revelando um amarelo quase dourado; as vestes da virgem são ricas em ornamentos (lembrando uma rainha), detalhes completamente minuciosos que mostram a sua grandiosidade e influência.

No fundo da pintura, observam-se janelas, elas revelam uma paisagem magnífica, com montanhas ou cordilheiras; que parecem refletir a luz do sol.



Madona Benois é um quadro de Leonardo da Vinci. A pintura retrata Maria e a criança em um jogo de olhares que fazem parecer muitíssimo natural e que não pode ser achado em nenhuma pintura italiana contemporânea da Madona. Leonardo da Vinci alcançou esta qualidade por meio de estudos da natureza e produziu várias pinturas, esboços e um número muito grande de desenhos sobre este tema.

Foi chamada de Madona Benois por causa da família que possuía a obra, a família Benois. Esta tela demonstra o método recentemente desenvolvido na época que foi chamado de chiaroscuro - uma técnica de iluminação que obscurece as figuras e que fazem parecer em três dimensões.

Este trabalho demonstra uma mãe com seu filho em momentos privados enfocando uma emoção preciosa entre eles. Esta era a intenção de Leonardo, que parecessem naturais.

A complexidade e detalhe destas pinturas fixaram padrões novos, contudo eles são menos conhecidos que seus outros trabalhos.

A imagem de Maria, sem dentes, pode ser explicada pelo estado inacabado do trabalho

http://www.forumcpu.com/leonardo-da-vinci-o-maior-genio-da-historia-t18482-20.html

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

O Blog Maria Lopes e a Arte do Espetáculo está participando do Concurso Top Blog 2015 conto com sua preferência de voto.Obrigada.

O Blog Maria Lopes e a Arte do Espetáculo é considerado um Blog popular nas Redes Sociais e consta com uma coleção de Prêmios, Selos e Wards recebidos pela presença constante de seus visitantes e participação generosa dos amigos da WEB que de uma forma ou de outra colaboram enviando matérias, sugestões e votos quando necessário. 
O Blog Maria Lopes e Artes participa no Concurso Top 30 Brasil  e há mais de um ano se encontra entre os 10 mais votados em mais de 110 000 blogs e sites participantes mensalmente (graças a colaboração dos amigos). Sou imensamente grata por ter a satisfação de transformar o blog em algo real através um mundo virtual que é a informática. 

Apresento mais uma vez o Blog Maria Lopes e a Arte do Espetáculo para a sua aprovação me proporcionando a satisfação de contar com seu voto, no Concurso Top Blog 2015, local de votação que se encontra na aba direita do seu vídeo, onde se lê (vote aqui e seguir as instruções). 
Existe a necessidade de validar seu voto.Obrigada por sua tenção.

Por favor se encontrar alguma dúvida: marialopesdeandrade.lopes034@gmail.com

Felicidades e Grata por sua atenção e voto. Maria Lopes.

Arte Realista en Caballos

GALERÍA: LINDOS CABALLOS
Pintura Caballos al Óleo
Arte Realista en Caballos
Caballos Hiperrealistas
Caballos




http://losmejorespintoresdecolombia.blogspot.com.br/search/label/caballos

O blog está dedicado al arte y la creatividad del artista colombiano, a sus pintores, escultores, fotógrafos y todos aquellas personas dedicadas a engrandecer el arte y el nombre de Colombia.http://losmejorespintoresdecolombia.blogspot.com.br/search/label/caballos

Pintura al Óleo de Mujeres Africanas

Pintura al Óleo de Mujeres Africanas




http://lasofia.blogspot.com.br/2015/05/morrendoderir52788-pinturas-al-oleo-de.html

Los Mejores Pintores, Fotógrafos y Escultores de Colombia


http://dopepicz.com/25794439-los-mejores-pintores-fotografos-y-escultores-de-colombia.html
Photo credit / source: losmejorespintoresdecolombia.blogspot.com

Cuadros Óleo Pinturas Vitrales

http://dopepicz.com/25794431-pinturas-acuarela-cuadros-acrilico-cuadros-oleo-pinturas-vitrales.html

Photo credit / source: www.artelista.com

Cuadros triptico abstracto minimalista


Cuadros tripticosabstracto minimalista




http://www.imagui.com/a/cuadros-tripticos-abstractos-minimalistas-ibKaGraor

Pinturas minimalistas y modernas

Pinturas minimalistas y modernas


acundacolon h


acundacolon h

http://www.imagui.com/a/pinturas-minimalistas-y-moderna-cEXGk7EdE

Arte e Informática.

Arte e Informática.

Sintam o suave aroma do " PERFUME DA AMIZADE"

                                      Sintam o suave aroma do " PERFUME DA AMIZADE"

O PERFUME DA AMIZADE


Neste meus versos queria
A amizade perfumar
E em jeito de poesia
Aos amigos dedicar.
Belo e nobre sentimento
P'los seres humanos vivido
É da alma o alimento
P'ra dar à vida sentido.

As palavras de amizade
P'los amigos proferidas
São véus de felicidade
Que iluminam nossas vidas.
Quantas vezes terapia
Que enternece o coração
E em centelhas de alquimia
Ameniza a solidão.

A amizade é qual riqueza
De grande preciosidade
É maior que a natureza
Não tem tempo nem idade.
Uma amizade sincera
Não se compra nem se vende
É união que se gera
E uns aos outros nos prende.

Amigos são a família
Que nós seleccionamos
E estão sempre em vigília
Quando deles precisamos.
Que esta força a que me prendo
Com tanta afectividade
Continue sempre mantendo
O PERFUME DA AMIZADE !...

(Euclides Cavaco)

Visitem o Blog da amiga Tétis:
 http://nuestramizade.blogspot.com/#ixzz3lLcIMSlO

O Blog Maria Lopes e a Arte do Espetáculo está participando do Concurso Top Blog 2015 conto com sua preferência de voto.Obrigada.


 O Blog Maria Lopes e a Arte do Espetáculo está participando do Concurso Top Blog 2015 conto com sua preferência de voto.Obrigada.

O Blog Maria Lopes e a Arte do Espetáculo é considerado um Blog popular nas Redes Sociais e consta com uma coleção de Prêmios, Selos e Wards recebidos pela presença constante de seus visitantes e participação generosa dos amigos da WEB que de uma forma ou de outra colaboram enviando matérias, sugestões e votos quando necessário. 
O Blog Maria Lopes e Artes participa no Concurso Top30 Brasil e há mais de um ano se encontra entre os 10 mais votados em mais de 110 000 blogs e sites participantes mensalmente (graças a colaboração dos amigos). Sou imensamente grata por ter a satisfação de transformar o blog em algo real através um mundo virtual que é a informática. 

Apresento mais uma vez o Blog Maria Lopes e a Arte do Espetáculo para a sua aprovação me proporcionando a satisfação de contar com seu voto, no local de votação que se encontra na aba direita do seu vídeo, onde se lê (vote aqui e seguir as instruções). 
Existe a necessidade de validar seu voto.Obrigada por sua tenção.

Por favor se encontrar alguma dúvida: marialopesdeandrade.lopes034@gmail.com

Felicidades e Grata por sua atenção e voto. Maria Lopes.

Tela de Fabian Perez, pintor argentino

Fabian Perez, pintor argentino




Fabian Perez, 1967 - Famenco Dancers 


Growing up in Argentina, Fabian Perez - Argentine painter, developed a fondness for art through his parents, who possessed strong creative sides but were never professional artists. His mother drew, and it rubbed off on Perez, who excelled in art classes and painted murals on the walls of his school at his teachers' requests.

Crescer na Argentina, Fabian Perez - pintor argentino, desenvolveu um gosto pela arte através de seus pais, que possuíam fortes lado criativo, mas nunca eram artistas profissionais. Sua mãe chamou, e ele passou para Perez, que se destacou em aulas de arte e murais pintados nas paredes de sua escola em pedidos dos seus professores.
http://www.tuttartpitturasculturapoesiamusica.com/search/label/Argentine%20Artist

Ernesto Garcia Peña e a arte da transparência.

Ernesto Garcia Peña e a arte da transparência.

Pintor, desenhista e gravador, Ernesto Garcia Peña tem uma tendência natural de fantasia e hedonismo, onde ingrains suas obras com uma gradação cromática perceptível de notas musicais para expressar seus sentimentos e emoções em direção a temas sensuas.

 O desenho das belas artes, a explosão de verdes e azuis, as transparências delicadas, tudo conceder uma sensualidade voluptuosa à sua busca obsessiva pela beleza. Motivos vegetais, com uma leveza evanescente, criar uma atmosfera onírica que os controles artista à vontade para suavizar ou enfatizar o erotismo de suas mulheres enigmáticas ou o acasalamento de seus casais levitar.

http://www.tuttartpitturasculturapoesiamusica.com/2015/06/Ernesto-Garcia-Pena.html

Suzy Deguez e arte sensual de 1900.



Suzy Deguez e arte sensual de 1900.

Descrição

 Acusado em jornais pelo dançarino Mata Hari de copiar suas danças do templo fortemente pesquisados ​​do Oriente, Suzy Deguez era um dançarino popular, sensual no início de 1900. Ela foi uma das primeiras bailarinas Folies a abandonar o bodysuit tons de carne, optando para realmente ir tão nua como este cartaz implicaria quando no palco. Aqui vemos elementos de Mucha no design luxuoso de dois folha - um maravilhoso exemplo do francês Art Nouveau.

Suzy Deguez. 1905


Eugene Grasset (1841-1917)


A voz do Silêncio

A voz do Silêncio

Encontrado em betterphoto.com

https://www.pinterest.com/pin/134474738847680912/

Church of St. Michael the Archangel, Guanajuato, Mexico

Church of St. Michael the Archangel, Guanajuato, Mexico

La Parroquia, Church of St. Michael the Archangel, Guanajuato, Mexico
https://www.pinterest.com/pin/476044623088690180/

Arte Sacra Mexicana por Greg Vaughn

Arte Sacra Mexicana
Arte Sacra Mexicana  por Greg Vaughn

Our Lady of San Juan de los Lagos church in the town of San Juan de los Lagos, Jalisco, Mexico by Greg Vaughn

Nossa Senhora de San Juan de los Lagos igreja na cidade de San Juan de los Lagos, Jalisco, México por Greg Vaughn
https://www.pinterest.com/pin/487092515926242686/

As cores no dia a dia do Povo Mexicano.

A Arte do Povo Cigano no mundo

A Arte do Povo Cigano no mundo

A arte do Parque Infantil

A arte de sonhar