domingo, 25 de agosto de 2024

Rachel Magnoni transporta tatuagem para outros sentidos

Maria Lopes e Artes. 

Rachel Magnoni transporta tatuagem para outros sentidos


                  


  A artista visual Rachel Magnoni leva pra a Galeria Quirino Campofiorito, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, a exposição Tatuando sentidos: Flores em Tela que apresenta desenhos feitos para tatuagens, bordados em tela de pintura. A mostra tem abertura agendada para a sexta-feira, 30 de agosto, às 17h, e fica em cartaz até 22 de setembro.


Tatuar sentidos está presente em desenhos feitos para tatuagens, bordados com linha preta de diversas espessuras, em tela de pintura branca, incluindo e aproximando todos os espectadores do reconhecimento e da busca sobre a flora local, além de suas funcionalidades no meio ambiente, de forma sensorial e acessível.

Com curadoria da própria Raquel em parceria com Thiago Gonzalez, a mostra busca trazer não só o contemplativo, mas a interação e inclusão da arte para todos os públicos. Como na natureza, quando nos deparamos com uma flor em seu habitat natural, que não somente é contemplativa, mas também mexe com os sentidos, trazendo informações e significados. Para Rachel, "transportar a tatuagem para outros sentidos é acessibilizar a arte, é mostrar outras possibilidades, trazendo informação e sentido às obras".

Para Elielton Rocha Telto, em 'Tatuando sentidos: Flores em Tela', "as marcas poéticas da artista se entrelaçam em uma grande rede, que une acessibilidade, estímulos sensoriais, instigações e posicionamento por meio da conexão de flores, tatuagens e sentidos. Para além das inspirações botânicas buscadas na afetividade e na regionalidade de Niterói, além do Guia botânico de Niterói (2019), Raquel traz a tatuagem como elemento aglutinador para tecer o fio conector da ideia da arte como meio e não fim. Seus projetos não marcam mais apenas a pele, todavia também o olhar, estreitando a relação de reaproximação com a natureza."

A mostra contará com vídeos da intérprete de libras, Leila Ramos, e audiodescrição de todas as obras com locução de Mônica Muniz Ruiz.

Rachel Magnoni é artista autodidata. Desde nova aprendeu com sua mãe a desenvolver trabalhos artesanais manuais. Criou uma marca de acessórios em macramê e crochê e hoje em dia concilia seu trabalho CLT com a tatuagem, que iniciou em 2021. Como artista representante da cidade, sua arte fala sobre as possibilidades de expressão e inclusão da arte com a natureza para as pessoas.


Ficha Técnica

Exposição "Tatuando Sentidos – Flores em tela"
Artista, Curadoria e Cenografia, e Audiodescrição: Rachel Magnoni
Curadoria: Thiago Gonzalez
Pesquisa: Maria Clara Bandeira
Texto de Curadoria: Elielton Rocha Telto
Poesia: Jef Rodriguez
Intérprete de Libras: Leila Ramos
Locução audiodescrição: Mônica Muniz Ruiz
Consultoria Audiodescrição: Virgínia Menezes de Souza
Impressão em Braille: Urece Esporte e Cultura
Plantas: Figo & Teixo Garden Center
Oficinas:
Thiago Gonzalez – Desenho Botânico
Andreia Santana Ferreira – Bordado em tecido

Agradecimentos e apoio: Thiago Gonzalez, Maria Clara Bandeira, Elielton Rocha Telto, Jef Rodriguez, Bel Cortez, Phillipe Marchon, Andreia Santana, Figo &Teixo Garden Center, Virgínia Menezes, Leila Ramos, Mônica Muniz Ruiz, Urece Esporte e Cultura, Alê Porto

Serviço

Exposição: Tatuando Sentidos: Flores Em Tela - De Rachel Magnoni
Bordado em tela de pintura
Abertura: Sexta-feira, 30 de agosto, às 17h
Visitação: De 30 de agosto a 22 de setembro de 2024
Entrada Gratuita
Classificação indicativa: Livre

Galeria Quirino Campofiorito
Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Campo de São Bento, entrada pela Lopes Trovão

https://www.culturaniteroi.com.br/blog/ccpcm/6305


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.