Concerto dia 29/08 – Sala de Cultura Leila Diniz Orquestras Guerra Peixe e Interculturalidades

Blog Maria Lopes e a Arte do Espetáculo



Alessandra Viegas
Sala de Cultura Leila Diniz
Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro
t:21 2717-4055
w:www.io.rj.gov.br  e: saladecultura@ioerj.com.br
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Concerto dia 29/08 – Sala de Cultura Leila Diniz


Orquestras
Guerra Peixe e Interculturalidades
No dia 29 de agosto, quarta-feira, as orquestras Guerra-Peixe e Interculturalidades, formadas por jovens músicos do Programa Aprendiz | Música na escola, se apresentam na Sala de Cultura Leila Diniz, às 12h30, em mais uma edição dos concertos que ocorrem toda última quarta-feira do mês. A novidade é que as orquestras executarão juntas três músicas do repertório.

Orquestra Guerra-Peixe (OGP) nasceu em 2014 frente à grande demanda, de alunos mais jovens, pela participação na orquestra principal do Programa Aprendiz (OSA). O excelente trabalho de musicalização e introdução instrumental desenvolvido nas escolas municipais aumentou a quantidade de crianças aptas (e interessadas!) a integrar um grupo artístico. O nome do conjunto veio em homenagem ao centenário de nascimento do maestro César Guerra Peixe, um dos principais compositores da música brasileira. A Orquestra Guerra-Peixe atualmente é composta por cerca de 25 jovens instrumentistas com idades entre 11 e 14 anos. Daniel Andrade, professor de violino, responde pela condução do grupo.

Orquestra Interculturalidadesliderada pela professora de violino e viola Vanessa Dutkus e composta por cerca de 20 alunos com idades entre 11 a 14 anos, se consolidou em 2015 com a expansão do projeto de implementação de base de ensino intensivo de música clássica. Esse projeto existe graças a uma parceria entre Brasil x Noruega com músicos e professores do Barratt-Due Institute of Music. Foi desenvolvido e aplicado um método de ensino que resgata a memória da cultura nacional, através dos temas musicais com base no folclore brasileiro que nortearam a metodologia de ensino dos instrumentos (violino, viola e violoncelo).

REPERTÓRIO

Interculturalidades:
1) Canon - Pachelbel
2) A Bela e a Fera -  Alan Menken
3) Canto Guarani – Folclórico
4) Anunciação - Alceu Valença
OGP:
5) O Caderno - Chico Buarque 
6) Noturno - Almiro Zarur
7) The Lionel Sleeps Tonight - George David Weiss
Interculturalidades & OGP:
8) As Cordas Conhececem os Mestres – Pout-Pouri Tchaikovsky, Beethoven e DvorakJ (Arj.:Joseph Compello)
9) Minueto I - Bach
10) Céltica suíte - Sheila Nelson

SERVIÇO
Apresentação: Orquestras – Guerra Peixe e Interculturalidades   
Local: Sala de Cultura Leila Diniz
Endereço: Rua Prof. Heitor Carrilho, 81 - Centro, Niterói
Data: 29/08/2018 (quarta-feira)
Horário: 12h30
Duração: 50`
Entrada Franca


https://youtu.be/vp6bu0-0Czg

Solo de flauta transversa: Alexandre Santiago. Apresentação na Sala de Cultura Leila Diniz no prédio da Imprensa Oficial em Niterói, em 29.04.2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

carnaval guadeloupe

Você tem um convite para 16/02/2026 às 11 h - "Homenagem ao Mestre Pindorama em Inoã".