sábado, 25 de agosto de 2018

Concerto dia 29/08 – Sala de Cultura Leila Diniz Orquestras Guerra Peixe e Interculturalidades

Blog Maria Lopes e a Arte do Espetáculo



Alessandra Viegas
Sala de Cultura Leila Diniz
Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro
t:21 2717-4055
w:www.io.rj.gov.br  e: saladecultura@ioerj.com.br
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Concerto dia 29/08 – Sala de Cultura Leila Diniz


Orquestras
Guerra Peixe e Interculturalidades
No dia 29 de agosto, quarta-feira, as orquestras Guerra-Peixe e Interculturalidades, formadas por jovens músicos do Programa Aprendiz | Música na escola, se apresentam na Sala de Cultura Leila Diniz, às 12h30, em mais uma edição dos concertos que ocorrem toda última quarta-feira do mês. A novidade é que as orquestras executarão juntas três músicas do repertório.

Orquestra Guerra-Peixe (OGP) nasceu em 2014 frente à grande demanda, de alunos mais jovens, pela participação na orquestra principal do Programa Aprendiz (OSA). O excelente trabalho de musicalização e introdução instrumental desenvolvido nas escolas municipais aumentou a quantidade de crianças aptas (e interessadas!) a integrar um grupo artístico. O nome do conjunto veio em homenagem ao centenário de nascimento do maestro César Guerra Peixe, um dos principais compositores da música brasileira. A Orquestra Guerra-Peixe atualmente é composta por cerca de 25 jovens instrumentistas com idades entre 11 e 14 anos. Daniel Andrade, professor de violino, responde pela condução do grupo.

Orquestra Interculturalidadesliderada pela professora de violino e viola Vanessa Dutkus e composta por cerca de 20 alunos com idades entre 11 a 14 anos, se consolidou em 2015 com a expansão do projeto de implementação de base de ensino intensivo de música clássica. Esse projeto existe graças a uma parceria entre Brasil x Noruega com músicos e professores do Barratt-Due Institute of Music. Foi desenvolvido e aplicado um método de ensino que resgata a memória da cultura nacional, através dos temas musicais com base no folclore brasileiro que nortearam a metodologia de ensino dos instrumentos (violino, viola e violoncelo).

REPERTÓRIO

Interculturalidades:
1) Canon - Pachelbel
2) A Bela e a Fera -  Alan Menken
3) Canto Guarani – Folclórico
4) Anunciação - Alceu Valença
OGP:
5) O Caderno - Chico Buarque 
6) Noturno - Almiro Zarur
7) The Lionel Sleeps Tonight - George David Weiss
Interculturalidades & OGP:
8) As Cordas Conhececem os Mestres – Pout-Pouri Tchaikovsky, Beethoven e DvorakJ (Arj.:Joseph Compello)
9) Minueto I - Bach
10) Céltica suíte - Sheila Nelson

SERVIÇO
Apresentação: Orquestras – Guerra Peixe e Interculturalidades   
Local: Sala de Cultura Leila Diniz
Endereço: Rua Prof. Heitor Carrilho, 81 - Centro, Niterói
Data: 29/08/2018 (quarta-feira)
Horário: 12h30
Duração: 50`
Entrada Franca


https://youtu.be/vp6bu0-0Czg

Solo de flauta transversa: Alexandre Santiago. Apresentação na Sala de Cultura Leila Diniz no prédio da Imprensa Oficial em Niterói, em 29.04.2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.