Maria Lopes

Maria Lopes

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Eu,Maria Lopes Participei das Homenagem a Drª Nise da Silvera no Centro de Artes UFF.

Eu, Maria Lopes, Participei das Homenagem a Drª Nise da Silvera no Centro de Artes UFF. 
                                      Blog Maria Lopes e a Arte do Espetáculo.

Nise da Silveira: 20 anos após sua morte, legado da psiquiatra brasileira inspira o projeto Espiral dos Afetos no Centro de Artes UFF




"Eventos destacam o acolhimento na saúde mental, a arte e a temática dos afetos, de 27 de outubro a 09 de novembro de 2019, em Icaraí, Niterói
O Centro de Artes UFF se inspira no legado da doutora Nise de Silveira para realizar o projeto “Espiral dos Afetos – Poéticas da Desrazão”, de 27 de outubro a 09 de novembro. Com uma série de atividades culturais, o projeto marca os 20 anos de morte de Nise da Silveira (1905-1999), valorizando a relevância da médica psiquiatra brasileira, que foi pioneira em métodos de tratamento que revolucionaram a questão da saúde mental e a terapêutica ocupacional no Brasil, ao investir na arte e no afeto em substituição a técnicas invasivas e de internação em massa".
Com esta proposta de Homenagem a Drª Nise da Silveira recebemos o convite pelo Clube do Vinil, para  participar da Roda de Conversa sobre a Arte Terapia no Centro de Artes da UFF no dia 27´de Outubro de 2019.

No início da Roda de Conversa, os participantes ouviram disco da Dona Ivone Lara como parte da abertura das reflexões sobre as homenagens a Drª Nise da Silveira.
                                   
Recebemos José Pantoja em visita ao Blogue Maria Lopes e Artes o que reforçou nosso entendimento em aceitar o convite de tamanha relevância e seriedade na Saúde e Arte. . 
Portanto com grande satisfação, Maria Lopes, Acupunturista, Parapsicóloga Clínica e Homeopata (Não Médica, pela Universidade Federal de Viçosa), participou  da mesa de debates e reflexão sobre a Arte Terapia.





 Por qual motivo Maria Lopes recebeu o convite no período em que o Centro de Artes UFF presta homenagem a Drª Nise da Silveira, referência na prática da saúde mental, investindo na arte e no afeto?
Eu, Maria Lopes foi convidada exatamente por incentivar seus pacientes principalmente aos sob tratamento psiquiátrico à através da arte  se redescobrirem nas mais  diversas modalidades artísticas. Ao longo dos anos preferi tratá-los embora mesmo com a técnica da acupuntura sem as tradicionais agulhas da  Medicina Chinesa preferindo os métodos não evasivos e  assim como pela Homeopatia, incentivando-os através de seus sonhos noturnos que os explore através da escrita e da arte em todas as mais diversas nuances.  
Como Parapsicóloga Clínica, oriento o paciente que a resposta que se busca, como uma das formas de inspiração. devemos percebê-las em apenas dez ou no máximo 20 segundos, portanto a partir deste tempo, se escreve o que vem a mente, sendo o início de seu auto-conhecer,  se calcando na Arte, buscando a sua própria independência e desta forma conseguimos (Terapeuta e paciente) muitos se tornarem escritores, romancistas, poetas, pintores, artesãos.  Alguns foram premiados em suas Artes,outros se tornaram expositores e outros até lecionaram sobre Arte e Artesanato. 
Me consideram Arte - Terapeuta, mas na realidade o que realizo através da Acupuntura e da Homeopatia é trata-los como um Ser Integral e que por si só se auto-analisem, se desenvolvam, se tornem independentes  e encontrem a sua cura, por este motivo sempre afirmo :
                             "-A Arte Cura e a Homeopatia é a Arte da Cura".



"Sonhar alimenta meu peito
Me dá forças pra continuar
A chaga que existe é o alento Que me faz resistir demais Sigo o tempo e vivo sorrindo a cantar Tenho a chama da lembrança A me contagiar Renasce a esperança"

Dona Ivone Lara - Luz Da Paz

''Dona Ivone Lara, Rainha do Samba,  Formada em Enfermagem e Serviço Social, com especialização em Terapia Ocupacional, ela trabalhou como enfermeira e assistente social e atuou no Serviço Nacional de Doenças Mentais com a doutora Nise da Silveira, referência da luta Antimanicomial no Brasil".

 

https://www.youtube.com/watch?v=x156N4vBdn0

O Professor e Jornalista, Ivan Luiz, incentivador e participante da equipe do Blog Maria Lopes e Artes esteve presente e expôs sobre sua experiência ao participar dos vários debates ocorridos na residência da Drª Nise da Silveira onde o assunto mais explorado era o relacionado ao estudo do Inconsciente. 

                                                                   Prof.  Ivan Luiz de Andrade.

Como forma de agradecimento pelo convite, nossa equipe ofereceu um Vinil a José Pantoja  (um dos representante do Clube do Vinil).
Grata ao Clube do Vinil pelo convite o que considerei de grande valia por ter tido a oportunidade de apresentar nosso trabalho de cunho artístico em prol da Saúde Integral do Ser.  Inclusive o Blog Maria Lopes e Artes teve início a partir de vários trabalhos que nos foi ofertados pelos de nossos pacientes e passamos a postá-los e ao mesmo tempo surgiram os primeiros Prêmios para o Blog assim como, se tornando em pouquíssimo tempo, um blogue considerado popular nas redes sociais.
No final da mesa de debates, chegou-se ao consenso que além de se buscar alcançar a profissionalização da Arte Terapia, devemos lutar para que seja implantada em toda a rede escolar, assim como expandida por toda a Rede de Atenção do  SUS (Sistema Único de Saúde), atualmente com  pouquíssimos pontos de atendimento no Brasil.

                        José Pantoja e Maria Lopes

Maria Lopes de Andrade.
 Jornalista CPJ 24.825 - 76 - RJ,
Homeopata Não Médica, ( Coordenadora de Estagio do Curso de Extensão em Homeopatia da Faculdade Federal de Viçosa- MG/ Reg: Livro 10, Nº 21615,Folha 193 v).
Participei do CBO 2000 a convite do MTE,, Ministério do Trabalho e Emprego, Terapeuta Integrativa, novo conceito da OMS (Organização Mundial da Saúde) por integrar a mente, o corpo e o espírito no tratamento das pessoas.
Curso de Jornalismo  - Escola de Comunicação Assis Chateaubriand - 
Sociedade Educacional Austregésilo de Athayde
Certificação. Jornalista CPJ 24.825 - 76 - RJ.
Radialista: Rádio Comunitária de Itaipuaçu - Maricá - RJ 
Curso de Parapsicologia e Parapsicologia Clinica pelo Instituto Brasileiro de Informação e Pesquisa - IBEP.  
Reikiana Master : Instiruto Nacional de Terapias Alternativas
Curso de Acupuntura - CASTA - Centro de Acupuntura Shiatsu e Terapias Alternativas 
Participação: Elaboração do Fórum Permanente Pelos Direitos da Criança e do Adolescente de Maricá. 
Participação: VII Conferência Municipal Pelos Direitos da Criança e do Adolescente de Maricá.  
                                Cursos
 Fotografia - Escolas Associadas 
Desenho - Sociedade Brasileira de Belas Artes 
Desenho Artístico - Escolas Associadas 
Desenho Artístico - SENAC -SESC Madureira
Entalhe em Madeira - Escola Municipal Calouste Gukbenkian 
Tecelagem - Escola Municipal Calouste Gukbenkian 
 Couro -  Escola Municipal Calouste Gukbenkian 
Contadores de História - Centro de Ações Pela Feliz Cidade - Maricá- RJ.    

                            Participação   
                   Feira de Artes - SESC Madureira 
Exposição no Centro Cultural dos Ferroviários da Abolição - RJ. 
A Convite do SESC Madureira, participei do Projeto Plantar e Colher na Escola de Realengo , tendo a Arte e o Artesanato, como Mudança Comportamental na Sociedade (Arte como meio Vida/Profissão).

                           Certificado
 Curso de Capacitação : Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente - Universidade Severino Sombra de Maricá - Universidade Federal Fluminense - Núcleo de Pesquisa Histórica sobre Proteção Social / Centro de Referência Documental (CPHPS/CRD/UFF). 
                                  Certificado 
 3º Congresso Internacional sobre Formação de Professores e Prática Pedagógica. Registro de Extensão na Série D/2007, sob o nº 763

                                    Certificado
                Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
                     Colégio da Polícia Militar.
       Palestrante Especial e Amigo do CPM/ERJ, por competência e brilhante apresentação expositiva sobre Convivendo com as diferenças - 2007.    
                      Certificado 
Honra ao Mérito na VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Maricá 2009 - 
                     Pré e   Conferência Municipal das Mulheres- 2017. Participei como Representante dos  Profissionais da Saúde de Maricá e Pessoa Portadores de Deficiência como Delegada na Pré e  Conferência Municipal das Mulheres - Desafios para a Integralidade e Equidade.  
O Blogue, Maria Lopes e a Arte do Espetáculo é considerado um dos mais visitados na web entre 300 000 000 (trezentos milhões de Sites), atualmente com 13.320.927 Visitantes (27/10/2019).
Maria Lopes e Artes, Consta de vários Prêmios recebidos por votação online, dentre os quais a indicação de um dos 100 mais votados do Brasil Biênios, ( 2013/14), (2015/16), Prêmio Veja Blog e Título de Top Site  WordPress.com "Outubro de 2019".
https://marialopeseconvidados.blogspot.com
https://marialopesdeandradelopes034.wordpress.com/