5 MINUTOS COM A COLEÇÃO - SALÁRIO, DE BIA MARTINS Com a educadora Maria Rita Valentim
Na quarta edição da atividade online 5 minutos com a Coleção, a educadora Maria Rita Valentim irá propor - a partir da obra "Salário", da artista Bia Martins - uma reflexão sobre o sal, sua função social e histórica e os valores de mercado deste elemento presente na nossa cesta básica. O conceito de salário vem justamente de “pagamento em sal”, que já foi tão valioso quanto o ouro por seu peso. Além de moeda de troca, quais outras funções possíveis para o sal? Participe do encontro ao vivo!
Quinta-feira, 27 de agosto, às 17h
*Atividade realizada ao vivo no canal do MAR no Youtube
*Não é preciso inscrição |
Obra: Salário (2015), de Bia Martins |
|
ENCONTRO DIÁLOGOS E CONFLUÊNCIAS
Na sexta-feira, dia 28 de agosto, o MAR realiza o Encontro Diálogos e Confluências, um espaço de reflexão e compartilhamento de saberes e conhecimento a respeito de como as práticas de educação, arte, cultura, saúde e políticas públicas se conectam, se atravessam e confluem no cenário da pandemia da Covid-19. O evento online, que será realizado ao vivo no canal do MAR no Youtube, tem como objetivo dar visibilidade às discussões e práticas em prol do combate ao Covid-19 e refletir a cultura como prática do cotidiano em seus micro-saberes, táticas e estratégias de resistência. O encontro contará com a participação de especialistas, comunicadores e ativistas que irão compartilhar com o público, por meio de palestras e debates, suas questões, ideias e ações. Sexta-feira, 28 de agosto
Confira o cronograma:- 10h - Palestra: Perspectivas históricas da saúde pública no tecido urbano e contemporaneidade
Com Pâmela Carvalho
- 14h - Mesa temática: Desafios da promoção da saúde no impacto da pandemia
Com as professoras Cecília Izidoro e Fátima Lima Mediação de Maria Raquel Fernandes - 16h - Mesa temática: Comitês da vida nas favelas e as tecnologias sociais
Com Raul Santiago e Cosme Felippsen Mediação de Gisele Martins
- 18h - Conferência: A reinvenção da vida e os novos pactos para o bem viver
Com Pastor Henrique Vieira
*Não é preciso inscrição
|
|
OFICINA DE CRIAÇÃO ONLINE: LIVRO DE ARTISTA Com os educadores Fernando Porto e Maria Rita Valentim
Será que um livro precisa ser feito de palavras? O Livro de Artista extrapola as formas tradicionais de um livro e as normas da leitura. Ele pode ser um objeto simples, que fala por si só, onde a leitura se faz além do seu texto e de suas páginas. A Oficina de Criação Online de agosto convida o participantes a conhecerem este conceito, a dialogarem sobre livros possíveis (e porque não impossíveis?) e a produzirem os seus prórios exemplares a partir do acervo da Biblioteca MAR.
Sábado, 22 de agosto, às 14h
*Atividade realizada ao vivo por meio de plataforma de streaming
Vagas esgotadas |
VEM AÍ!
- Exposição "Casa Carioca"
Próxima exposição de longa duração do Museu de Arte do Rio, Casa Carioca irá reunir cerca de 800 obras em torno de temas relacionados à casa e ao habitar no Rio de Janeiro e no Brasil e fará parte da programação cultural do Congresso Mundial de Arquitetos – UIA 2021. A curadoria é de Marcelo Campos, curador chefe do MAR, e Joice Berth, arquiteta, urbanista e ativista do movimento feminista negro.
Estão confirmados trabalhos de Alan Fontes, Ana Hortides, Bruno Portella, Érica Magalhães, Concreto Rosa, Gilson Plano, Maria Fernanda Lucena, Mariana Paraizo, Mauricio Lima, max willà morais, Maxim Malhado, Millena Lizia, Mulambö, Rafael BQueer, Raquel Nava, Rodrigo Torres, Yhuri Cruz, Yuri Firmeza, entre outros nomes.
- Exposição "Aline Motta: memória, viagem e água"
A individual Aline Motta: memória, viagem e água irá ocupar o 1º andar do pavilhão de exposições do MAR com a trilogia de vídeo-instalações “Pontes sobre abismos” (2017), “Se o mar tivesse varandas” (2017) e “Outros fundamentos” (2019). Agindo como uma catadora de farrapos orais, visuais e escritos das histórias encobertas de sua família, a artista fluminense Aline Motta faz por meio de sua obra uma incursão a lugares distantes entre si, aproximados pelo oceano atlântico, alinhando-os em uma obra repleta de água – salgada, doce, transparente ou poluída.
*As datas de abertura das exposições serão divulgadas em breve nos canais digitais do MAR. |
|
---|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário