Maria Lopes

Maria Lopes

sábado, 30 de setembro de 2023

Reflexão sobre a pintura "A Crucificação."

 

"O Filho do Homem vai ser entregue ao poder dos homens". Jesus

 Mitos, Orações e Crenças

Lucas 9:43-45
Em uma época em que todos estavam cheios de admiração

A Crucificação,


Pintado por Andrea di Cione (Orcagna) (1315/20-1368),


Pintado por volta de 1365


Tempera sobre madeira, solo dourado


© The Metropolitan Museum, Nova York

Leitura do Evangelho

Em uma época em que todos estavam cheios de admiração por tudo o que fez, Jesus disse a seus discípulos: "De sua parte, vocês devem ter sempre em mente estas palavras: "O Filho do Homem vai ser entregue ao poder dos homens". Mas eles não o entenderam quando ele disse isso; isso lhes foi ocultado para que não vissem o significado, e eles tinham medo de perguntar a ele sobre o que acabara de dizer.


Reflexão sobre a pintura

Nossa leitura do Evangelho de hoje começa com as palavras "Em um momento em que todos estavam cheios de admiração por tudo o que ele fazia...". Jesus não permitiu que a admiração das outras pessoas por ele lhe subisse à cabeça. Na verdade, quando percebeu que as pessoas o admiravam, ele quis contrariar essa admiração falando de si mesmo de uma forma que não o tornaria querido por muitos. O Filho do Homem vai ser entregue ao poder dos homens". Jesus estava predizendo sua paixão e, por fim, sua morte. Ninguém o admiraria quando ele estivesse pendurado em uma cruz romana! Ali, ele estava sendo zombado e desprezado... não admirado!


...no entanto, uma pessoa ainda estaria cheia de admiração naquele momento doloroso e sombrio: seu Pai! Não porque ele quisesse que seu Filho sofresse, mas porque Jesus na cruz estava revelando plenamente o amor de Deus pelo mundo.


A pintura de hoje é, portanto, uma cena de crucificação. Nosso retábulo de cerca de 1365 foi provavelmente pintado para Santa Maria degli Angeli, a igreja camaldolense de Florença, talvez para sua capela dedicada a Ognissanti (Todos os Santos). Ela mostra uma representação altamente emocional do sofrimento de Cristo na cruz, bastante vanguardista para sua época. A cruz se estende por toda a altura da composição. Na base e à esquerda, a Virgem Maria, desmaiada, é amparada por uma das Santas Mulheres e por São João, enquanto Maria Madalena sofre, segurando a cruz manchada de sangue. À direita da cruz, há vários homens barbudos que apresentam ao observador a cena trágica. Anjos pairam em torno do Salvador na cruz, lamentando a morte de Cristo ou coletando seu precioso sangue. Os seis anjos maiores emoldurados separadamente nas laterais são originários de um retábulo diferente e foram acrescentados à Crucificação por um colecionador do século XIX.

by Padre Patrick van der Vorst

Nenhum comentário: