Maria Lopes e Artes
DA SÉRIE: A nota divulgada pela Escola de Samba Acadêmicos de Niterói é estarrecedora, mas não é novidade.
Sabemos que a extrema direita, a direita, os conservadores, e a grande mídia nunca engoliram o Lula, porque ele representa tudo que contraria os interesses daqueles que vêem esse país com um saco sem fundo para as corrupções, para se locupletar com verbas públicas, com fraudes como a que fizeram com os aposentados do INSS, com a venda de empresas lucrativas como a Eletrobras, a BR Distribuidores e muitas outras.
A Acadêmicos de Niterói reconheceu o valor de fazer um desfile homenageando o presidente Lula e o fez com toda competência, de forma magnífica, mostrando na avenida tudo que o povo sempre quis ver: a vida de Luiz Inácio Lula da Silva contada em pormenores desde a sua infância, a sua vinda para SP, como presidente do sindicato dos metalúrgicos, a fundação do Partido do Trabalhadores e como Presidente da República por 3 mandatos e, principalmente, as perseguições que sempre enfrentou na época da ditadura militar e na Lava Jato.
A extrema- direita, a direita, o centrão (que não tem posição ideológica é só um enorme balcão de negócios), o Agro, os grandes empresários, o Congresso atual, não perdoariam jamais a Acadêmicos de Niterói. Mas, como diz o ditado, os cães ladram e a caravana passa.
Parabéns, para a diretoria da Acadêmicos de Niterói, que teve a coragem, a ousadia e a petulância de enfrentar toda essa gente para fazer um dos mais belos desfiles que a Sapucaí já aplaudiu de pé.
NOTA DA ACADEMICOS DE NITEROI SOBRE O DESFILE EM HOMENAGEM AO PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
O que vivemos na Avenida só foi possível graças à força do povo, à união dos nossos componentes e ao amor de quem nunca deixou essa escola caminhar sozinha.
Mas é preciso dizer a VERDADE.
Durante todo o processo carnavalesco, a nossa agremiação foi perseguida. Sofremos ataques políticos, enfrentamos setores conservadores e, de forma ainda mais grave, lidamos com perseguições vindas de gestores do próprio Carnaval Carioca.
Houve tentativas de INTERFERÊNCIA DIRETA na nossa AUTONOMIA artística, com PEDIDOS de MUDANÇA de enredo, questionamentos sobre a LETRA do samba e OUTRAS AÇÕES que buscaram nos enquadrar e nos silenciar.
Não conseguiram.
Mesmo pressionada, a Acadêmicos de Niterói NÃO SE CURVOU.
Nos posicionamos, resistimos e levamos para a Avenida um desfile verdadeiro, potente e coerente com a nossa identidade.
A força da nossa comunidade foi o nosso pilar.
A aclamação popular foi a nossa resposta.
O carinho do público foi o nosso maior prêmio.
Também não ignoramos o histórico conhecido no Carnaval: a narrativa injusta de que “QUEM SOBE, DESCE”.
Por isso, reafirmamos com firmeza que esperamos um JULGAMENTO JUSTO, técnico e transparente, que respeite o que foi apresentado na Avenida e não reproduza perseguições, interesses ou pré-julgamentos.
A nossa mensagem ecoa clara, forte e sem medo:
Seguimos firmes.
Seguimos com o povo.
Seguimos atentos.
*Publicado no Facebook


Nenhum comentário:
Postar um comentário