Maria Lopes

Maria Lopes

sábado, 1 de dezembro de 2018

A casa colorida de Taiwan, o 'Abuelo Arcoíris' e a arte que não pode ser destruída

Maria Lopes e a  Arte do Espetáculo


 A casa colorida de Taiwan, o 'Abuelo Arcoíris' e a arte que não pode ser destruída

A casa colorida de Taiwan, a arte que não pode ser destruída
Conheça o avô do arco-íris, um homem de 96 anos que impediu o governo de demolir sua casa
28.11.2018 | 22:11


Todos os dias, Huang Yung-Fu recebe visitantes de sua aldeia, Taichung, no centro de Taiwan, recebendo-os. Ele faz isso com as mãos e sapatos pontilhados de tinta, restos do trabalho artístico diário que vem fazendo há anos para que o governo não destrua sua casa.

Aos 96 anos, este ex-soldado ainda se levanta às 3 da manhã todos os dias para passar quatro horas pintando as paredes das casas com cores coloridas e figuras pitorescas. Há muito tempo, no distrito de Nantun, Taichung, era uma aldeia próspera, com mais de 1.200 casas, a maioria ex-soldados da guerra a quem o governo havia cedido temporariamente seu usufruto.




Ao longo dos anos, a maioria dos soldados foi embora e as terras começaram a chegar às mãos dos promotores. Algumas pessoas, como Huang Yung-Fu, se recusaram a deixar sua casa e queriam se estabelecer na aldeia que já consideravam sua casa. Pouco a pouco o número de aldeões foi drasticamente reduzido e apenas 11 casas ficaram de pé na aldeia.



Um dia, Huang Yung teve a ideia de matar o tédio da sua solidão pintando a sua casa. Tudo começou dentro, mas logo a sala começou a parecer pequena e também trabalhou nas paredes externas decorando-as com cores e figuras marcantes e coloridas.
De sua casa ele passou para outros, que já estavam vazios, deixando sua imaginação voar e descobrindo o que para ele era uma nova faceta: a de um artista. Não demorou muito para que o trabalho do velho se tornasse popular, transformando sua cidade em uma das atrações turísticas mais visitadas da região.


Graças a isso, o agora conhecido como 'Abuelo Arcoíris' conseguiu manter sua cidade e casa a salvo das intenções do governo de destruir tudo. Ele adora seu trabalho e diz que, embora precise de muita energia, continuará a fazê-lo mesmo quando tiver 100 anos de idade.
https://www.laopinion.es/cultura/2018/11/28/casa-colorida-taiwan-arte-destruirse/932289.html

Tradução:https://translate.google.com.br/? 

Nenhum comentário: