Maria Lopes

Maria Lopes

quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Reflexão sobre a Arte Sacra.

 Maria Lopes e Artes 

Reflexão sobre a Arte Sacra

Natureza morta com queijos, alcachofras e cerejas ,

pintura de Clara Peeters (ativa 1607-1621) ,
pintada em 1625,
óleo sobre painel
© Museu de Arte do Condado de Los Angeles

O reino de Deus é como o fermento que levedou três medidas de farinha

Natureza morta com queijos, alcachofras e cerejas ,
pintura de Clara Peeters (ativa 1607-1621) ,
pintada em 1625,
óleo sobre painel.

© Museu de Arte do Condado de Los Angeles

O reino de Deus é como o fermento que levedou três medidas de farinha

Lucas 13:18-21

Jesus disse: 'Como é o reino de Deus? Com o que devo compará-lo? É como um grão de mostarda que um homem pegou e jogou em seu jardim: ele cresceu e se tornou uma árvore, e os pássaros do céu abrigaram-se em seus galhos.'

Outra coisa ele disse: 'Com o que compararei o reino de Deus? É como o fermento que uma mulher pegou e misturou com três medidas de farinha até ficar totalmente levedado.'

Reflexão sobre a pintura

Na leitura de hoje, Jesus explica que o Reino de Deus é como um pequeno pedaço de fermento. Se você já fez pão antes, sabe a diferença que o fermento faz. Assar a massa sem fermento produziria apenas um pão pesado e duro, quase como uma pedra. Mas o fermento faz com que o pão atinja todo o seu potencial: macio e saboroso. Além disso, o tamanho do pão aumenta muito por causa do fermento: uma pequena quantidade de fermento levedará uma grande quantidade de farinha…

Que pinturas melhores para se ver quando se fala de pão do que algumas naturezas-mortas holandesas? Embora à primeira vista pareçam desprovidas de narrativa, significados mais profundos ganham vida quando analisamos todos os elementos presentes nessas cenas. Quase todos os detalhes funcionam como uma metáfora. Nossa pintura é de Clara Peeters, uma das únicas artistas mulheres que pinta ainda viva na época em que a pintura foi feita, em 1625.

A pintura mostra um pão pequeno e crocante em primeiro plano. As suas laterais mostram como o fermento fermentou o pão e o fez atingir todo o seu potencial. O resto da pintura mostra alguns queijos grandes. Na época, o leite era considerado o “líquido nobre”; pensemos, por exemplo, em Milk Maid, de Vermeer, que foi pintada apenas 25 anos depois da nossa pintura. As alcachofras floridas e as saborosas cerejas vermelhas refletem-se na placa de prata e seduzem o espectador. As alcachofras têm no seu núcleo um coração tenro protegido por fortes camadas de folhas. Assim deve ser o coração cristão: suave por dentro e protegido do mal. Cerejas e morangos eram considerados frutos do paraíso e, portanto, representavam as almas humanas. Uma cereja comida na beira da mesa, restando apenas o caule e o caroço, é uma gentil lembrança do pecado original, com Adão e Eva tendo comido a fruta no paraíso. E então no fundo à esquerda temos o sal. Sal para dar sabor aos alimentos, mas também sal para conservar.

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