Porto da Pedra confirma Mauro Quintaes como carnavalesco e anuncia enredo para 2026

 Maria Lopes  e Artes 

Porto da Pedra confirma Mauro Quintaes como carnavalesco e anuncia enredo para 2026

A Unidos de Porto da Pedra ficou em 3º lugar na classificação final da Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro em 2025, com 269,1 pontos. 
Classificação final da Série Ouro 2025 

  1. Acadêmicos de Niterói - 269,5 pontos
  2. Estácio de Sá - 269,3 pontos
  3. Porto da Pedra - 269,1 pontos
  4. União da Ilha - 268,9 pontos
  5. União de Maricá - 268,8 pontos
  6. Vigário Geral - 268,6 pontos
  7. Arranco - 267,7 pontos
  8. União do Parque Acari - 267,5 pontos


Tema autoral levará para a Marquês de Sapucaí as profissionais do sexo, em uma abordagem social, histórica e informativa

Terceira colocada no desfile de 2025, a Porto da Pedra já está trabalhando no projeto artístico do próximo ano. Em reunião com o presidente Fabrício Montibelo, a escola confirmou Mauro Quintaes como carnavalesco por mais um ano e já adiantou o tema que será trabalhado para o próximo carnaval. O Tigre de São Gonçalo, vai falar sobre as profissionais do sexo, levando, com coragem, um olhar representativo e social para a profissão mais antiga do mundo.

“A Porto Pedra vai falar das meretrizes da história, vai enfatizar ativistas que hoje lutam pelos direitos das trabalhadoras sexuais, como Gabriela Leite, que já faleceu, Lourdes Barreto, Monique Prada, pessoas que lutam pelos direitos, por uma representatividade maior. Estamos nos propondo a ser porta-vozes de uma classe que precisa ser olhada de outra maneira e vamos nos juntar a essas mulheres ativistas, essas mulheres que lutam pelos seus direitos, para poder contar uma história. E, através disso, como o carnaval sempre é um transmissor de cultura, vamos trazer o nome de algumas dessas personagens que passaram pela história, como Madame Pompadour, Dona Beija, Hilda Furacão, ou seja, um enredo que vai mesclar a parte informativa, o histórico, mas vai reforçar a questão política dos direitos dessas mulheres”, conta o carnavalesco.

A ideia não é recente. Mauro, que em 2025 está completando 40 anos de carreira, apresentou na década de 1990, também na Porto da Pedra, a proposta de uma trilogia que envolvia os loucos, ladrões e prostitutas. O terceiro tema, no entanto, não foi apresentado à época.

https://www.youtube.com/watch?v=s13654RDM5E

https://carnavalesco.com.br/porto-da-pedra-confirma-mauro-quintaes-como-carnavalesco-e-anuncia-enredo-para-2026/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog