Maria Lopes

Maria Lopes

domingo, 30 de março de 2025

Prefeitura revoga resolução: Banho de erva e defumação fora do SUS:

Maria Lopes e Artes . 

Banho de erva e defumação fora do SUS.

 19/03/2025. DIA HISTÓRICO no Rio, cidade ancestral! 

"Com o título Reparação Histórica a Prefeitura do Rio do Rio reconhece" 

"Dia 30/03/2025 Revoga a resolução." 

MEDICINA ANCESTRAL | O Rio é a primeira cidade do Brasil a reconhecer, oficialmente, as práticas ancestrais das matrizes africanas e as comunidades tradicionais de matriz africana como equipamentos de promoção da saúde complementar ao SUS.

MEDICINA ANCESTRAL | O Rio é a primeira cidade do Brasil a reconhecer, oficialmente, as práticas ancestrais das matrizes africanas e as comunidades tradicionais de matriz africana como equipamentos de promoção da saúde complementar ao SUS.

A Resolução Conjunta das Secretarias de Meio Ambiente e Clima e Saúde, publicada na edição do Diário Oficial desta quarta, 19 de março, é um ato de REPARAÇÃO HISTÓRICA, a partir da Prefeitura do Rio.

Ebós, banhos, chás, defumações, amacis, boris e tantas práticas milenares foram, finalmente, reconhecidas como práticas de saúde e cura complementares ao SUS.

São práticas que foram trazidas de África para o Brasil, forçadamente, no período escravista. Aqui, foram recombinadas com os costumes e tradições indígenas e constituem a identidade brasileira, para além de um ou alguns segmentos da população. São símbolos e códigos pertencentes a um continuum civilizatório afro-diaspórico.

"As diretrizes de atendimento em saúde e os prontuários das Clínicas da Família, Centros de Saúde Escola e Centros Municipais de Saúde devem considerar o estado de preceito, interdição ou quizila que consiste em restrições alimentares, de roupas e contatos interpessoais."

Este é um avanço sem precedentes que garante e reconhece os direitos dos povos tradicionais através dos saberes ancestrais e populares.

QUE DIA HISTÓRICO, RIO!

🤎 Semana das Nações de Matriz Africana Chica Xavier 2025.

♻️ ODS 3 - Saúde e Bem-Estar. Agenda 2030 das Nações Unidas.

TEM YORUBÁ, KIMBUNDO E FONGBE NO DIÁRIO OFICIAL DO RIO!

Rio, cidade ancestral! ⭐️

QUE DIA HISTÓRICO, RIO!

https://www.instagram.com/p/DHYzRq8Mzqr/?igsh=MXNqbWVhMXJ6aHYwNA%3D%3D


Dia 30/03/2025 Prefeitura Revoga a resolução. 

Banho de erva e defumação fora do SUS: Prefeitura revoga resolução

Após reconhecer práticas de cura africanas e indígenas como parte do SUS, a Prefeitura do Rio revogou a medida alegando princípios científicos e laicidade do Estado.

Prefeitura do Rio de Janeiro voltou atrás e revogou a resolução que reconhecia práticas de cura tradicionais de origem africana e indígena como complementares ao SUS (Sistema Único de Saúde). Entre os métodos listados estavam banhos de ervasdefumaçõeschásescalda-pés, além do saber popular de benzedeiras e entrega de oferendas. As informações são da Folha de São Paulo.

A revogação foi publicada na última terça-feira (25), apenas uma semana após a assinatura conjunta da medida pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Clima (Smac) e Saúde. O texto reconhecia ainda terreiros e casas de santo como espaços promotores de saúde e cura.

Em nota oficial, a prefeitura justificou o recuo afirmando que “saúde pública é realizada baseada em ciência” e que “o Estado é laico e não deve misturar crenças religiosas em políticas públicas de saúde”.

As chamadas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) têm por objetivo estimular mecanismos naturais de prevenção e recuperação da saúde. No próprio site oficial da prefeitura, constam como serviços ofertados na rede pública municipal a homeopatia, o uso de plantas medicinaisfitoterapia, além de técnicas da medicina tradicional chinesa, como acupunturaauriculoterapia e reflexologia podal.

Com a decisão, ficam excluídas as práticas de matriz africana e indígena que, embora baseadas em conhecimentos tradicionais, foram consideradas pela prefeitura como incompatíveis com os critérios científicos e a separação entre Estado e religião.

https://diariodorio.com/banho-de-erva-e-defumacao-fora-do-sus-prefeitura-revoga-resolucao/

Nenhum comentário: