Maria Lopes e Artes .
Banho de erva e defumação fora do SUS.
19/03/2025. DIA HISTÓRICO no Rio, cidade ancestral!
"Com o título Reparação Histórica a Prefeitura do Rio do Rio reconhece"
"Dia 30/03/2025 Revoga a resolução."
MEDICINA ANCESTRAL | O Rio é a primeira cidade do Brasil a reconhecer, oficialmente, as práticas ancestrais das matrizes africanas e as comunidades tradicionais de matriz africana como equipamentos de promoção da saúde complementar ao SUS.
MEDICINA ANCESTRAL | O Rio é a primeira cidade do Brasil a reconhecer, oficialmente, as práticas ancestrais das matrizes africanas e as comunidades tradicionais de matriz africana como equipamentos de promoção da saúde complementar ao SUS.
A Resolução Conjunta das Secretarias de Meio Ambiente e Clima e Saúde, publicada na edição do Diário Oficial desta quarta, 19 de março, é um ato de REPARAÇÃO HISTÓRICA, a partir da Prefeitura do Rio.
Ebós, banhos, chás, defumações, amacis, boris e tantas práticas milenares foram, finalmente, reconhecidas como práticas de saúde e cura complementares ao SUS.
São práticas que foram trazidas de África para o Brasil, forçadamente, no período escravista. Aqui, foram recombinadas com os costumes e tradições indígenas e constituem a identidade brasileira, para além de um ou alguns segmentos da população. São símbolos e códigos pertencentes a um continuum civilizatório afro-diaspórico.
"As diretrizes de atendimento em saúde e os prontuários das Clínicas da Família, Centros de Saúde Escola e Centros Municipais de Saúde devem considerar o estado de preceito, interdição ou quizila que consiste em restrições alimentares, de roupas e contatos interpessoais."
Este é um avanço sem precedentes que garante e reconhece os direitos dos povos tradicionais através dos saberes ancestrais e populares.
QUE DIA HISTÓRICO, RIO!
🤎 Semana das Nações de Matriz Africana Chica Xavier 2025.
♻️ ODS 3 - Saúde e Bem-Estar. Agenda 2030 das Nações Unidas.
TEM YORUBÁ, KIMBUNDO E FONGBE NO DIÁRIO OFICIAL DO RIO!
Rio, cidade ancestral! ⭐️
QUE DIA HISTÓRICO, RIO!
https://www.instagram.com/p/DHYzRq8Mzqr/?igsh=MXNqbWVhMXJ6aHYwNA%3D%3D
Dia 30/03/2025 Prefeitura Revoga a resolução.
Banho de erva e defumação fora do SUS: Prefeitura revoga resolução
Após reconhecer práticas de cura africanas e indígenas como parte do SUS, a Prefeitura do Rio revogou a medida alegando princípios científicos e laicidade do Estado.
A Prefeitura do Rio de Janeiro voltou atrás e revogou a resolução que reconhecia práticas de cura tradicionais de origem africana e indígena como complementares ao SUS (Sistema Único de Saúde). Entre os métodos listados estavam banhos de ervas, defumações, chás, escalda-pés, além do saber popular de benzedeiras e entrega de oferendas. As informações são da Folha de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário