Maria Lopes

Maria Lopes

sábado, 28 de outubro de 2023

Exposição “Um Defeito de Cor” chega a Salvador no dia 06 de novembro marcando a reabertura do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab)

Maria Lopes e Artes

Exposição “Um Defeito de Cor” chega a Salvador no dia 06 de novembro marcando a reabertura do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab)

 “Um Defeito de Cor” foi eleita “exposição do ano” em 2022. Crédito: Divulgação



Exposição “Um Defeito de Cor” chega a Salvador no dia 06 de novembro marcando a reabertura do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab).A ação faz parte da programação do Novembro Salvador Capital Afro, que reconhece a contribuição dos afrodescendentes na formação da civilização brasileira.

Com curadoria de Ana Maria Gonçalves, Marcelo Campos e Amanda Bonan, a exposição foi escolhida devido à sua relevância artística, histórica, literária e cultural, além da capacidade de promover a compreensão, o diálogo intercultural e o fortalecimento do museu como um polo cultural de destaque.


A exposição é baseada no livro homônimo de Ana Maria Gonçalves, que narra a história de Kehinde, uma africana escravizada que, após muitas adversidades, consegue sua liberdade e parte em uma jornada em busca do filho. A narrativa aborda de forma profunda e sensívela experiência da escravização no Brasil e a busca pela identidade e liberdade.


A diretora do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira, Cíntia Maria, considera que o apoio da Prefeitura de Salvador foi fundamental na superação dos desafios. “Reabrir as portas do Muncab com a exposição Um Defeito de Cor é um presente para Salvador. Todo o investimento em infraestrutura para viabilizar esse momento tão importante, só reafirma o compromisso da prefeitura com a cultura afro-brasileira. Isso demonstra o reconhecimento da importância do museu como uma instituição cultural vital para a cidade e para a promoção da cultura afro-brasileira. O Muncab reabre suas portas para compartilhar o tesouro cultural afro-brasileiro com o mundo", pontuou.

https://www.correio24horas.com.br/amp/minha-bahia/exposicao-um-defeito-de-cor-marca-reabertura-do-museu-nacional-da-cultura-afro-brasileira-1023#amp_tf=De%20%251%24s&aoh=16984377069471&csi=0&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com


Nenhum comentário: