Maria Lopes e Artes
(21) de Novembro de 2023, celebra o 110º aniversário da artista nipo-brasileira Tomie Ohtake. Nascida em Kioto, no Japão, Ohtake veio ao Brasil em visita no ano de 1936 e, por conta da Segunda Guerra Mundial, acabou ficando no país. Pintora, gravadora e escultora, ela é conhecida por seu estilo abstrato e por algumas artes famosas que fez em vias públicas de São Paulo. Entre os principais exemplos, está a escultura "Ondas" na Avenida 23 de Maio, que marca os 80 anos de imigração japonesa ao Brasil, além de uma série de painéis na estação Consolação do metrô da cidade.
"São Paulo - Escultura da artista plástica Tomie Ohtake chama a atenção de quem passa pela Avenida Paulista
A pintora, gravadora e escultora Tomie Ohtake nasceu em Kyoto, no Japão em 1913 e mudou-se para o Brasil em 1936. Mal sabia ela que posteriormente viria a se tornar uma das mais importantes representantes do abstracionismo.
Ohtake se interessou desde cedo pela pintura. Ainda criança, seu primeiro contato com a arte foi através da caligrafia e, logo depois, surgiu o interesse pelo desenho.
Porém, foi somente na década de 50, após anos morando no Brasil, que Tomie decidiu se dedicar de fato à arte.
O professor de arte e pintor Keisuke Sugano havia chegado recentemente do Japão quando conheceu Tomie Ohtake. Foi com o auxílio dele que a artista produziu seus primeiros quadros.
A princípio, as obras de Tomie Ohtake eram simples pinturas figurativas. Posteriormente, passou a produzir algumas paisagens com inclinação para o fauvismo e outras para o cubismo.
Pouco tempo depois, Tomie se juntou ao Grupo Seibi ao lado de grandes artistas como, por exemplo, Manabu Mabe, Tikashi Fukushima, Flavio-Shiró, entre outros.
Apesar de ter se inserido no mundo da arte representando obras figurativas, não demorou muito para que Tomie Ohtake se identificasse com o abstracionismo.
Sua singularidade fez com que a artista desenvolvesse sua própria identidade dentro do estilo. Nos anos 70, passou a trabalhar com a serigrafia, a litogravura e a gravura em metal.
Posteriormente, nos anos 80, suas obras foram marcadas por cores mais intensas e contrastes. A maestria da artista com o uso das cores lhe rendeu grande respeito e reconhecimento no meio artístico.
A obra de Tomie Ohtake se destaca pela pintura, bem como a gravura e a escultura. Dentre suas principais obras estão painéis e esculturas realizadas para espaços públicos como metrôs, museus e calçadões, encontrados no mundo inteiro.
"A escultura possui forma de fita e presta uma homenagem à classe trabalhadora de Santo André. Ela possui 12 metros de altura, 15 toneladas, comprimento desenvolvido de 28 metros e largura média da fita de 2,5 metros. O material utilizado é chapa de aço SAC 350, finalizado com pintura na cor vermelho sunburst, do Ford Escort 1984.
A confecção ficou por conta da SCA Metalúrgica, em Ribeirão Pires. Mais de vinte funcionários foram envolvidos no projeto. Atuando na confecção da oitava obra da renomada artista. O grande diferencial é a tecnologia aplicada nesta escultura, tornando a peça mais fiel à maquete.
A obra instalada em 29 de setembro de 2013 no Paço Municipal, ao lado da Câmara Municipal e do espelho d´água".
Em 2000 foi fundado em São Paulo o Instituto Tomie Ohtake. O centro artístico se destaca por ser um dos raros espaços na cidade especialmente projetado para realizar mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design.
Tomie Ohtake faleceu em São Paulo, no dia 12 de fevereiro de 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua visita.