Maria Lopes

Maria Lopes

sábado, 7 de setembro de 2019

Independência se busca alcançar todos os dias.7 de Setembro de 2019

Independência se busca alcançar todos os dias.

7 de Setembro de 2019



Os amigos do BloSpot Maria Lopes e Artes,  sabem que quando gosto de algum evento ou momento marcante compartilho com todos.

Fazenda Itaocaia 

Fotos:  Anna Carolina Mondaca / Canal de Itaipuaçu

FAZENDA ITAOCAIA (RJ)
.
A Fazenda Itaocaia localiza-se em Maricá,  foi construída por monges beneditinos entre as duas primeiras décadas do século XVIII. Através dos escravos oriundos da África, se desenvolveu ali a produção de cana-de-açúcar e café.
Em mapa da época, a fazenda consta como “Engenho Tokaia”. “Tokaia” é uma palavra que vem do tupi itaocaia, e significa “casa na pedra”. Denominação essa que pode ser entendida pela visão do engenho (fotos anexas) junto ao imponente morro de pedra às suas costas chamado hoje “Pedra de Itaocaia”.
Lendas e estórias de almas penadas continuam vivas na imaginação daqueles que conhecem a fazenda. Lá estão ainda as ruínas da senzala, a capela e o celeiro, que tantas histórias abrigaram.
Uma destas histórias relata que uma escrava com seu filho, atirou-se do alto da Pedra de Itaocaia para fugir da perseguição de sua senhora, que suspeitava de traição do seu marido com a escrava preta. Outra versão dessa história diz, porém, que um dos principais cientistas da história da humanidade, chamado Charles Darwin, presenciou a terrível cena da morte de uma escrava que suicidou-se pulando da Pedra de Itaocaia após ter jogado a filha do fazendeiro no tacho de melado da fazenda, por vingança e ciúme. O próprio Darwin escreveu:
“Em torno das casas centrais, estão as cabanas dos pretos, cuja forma e posição regulares me lembraram os desenhos das moradas dos hotentotes do sul da África. Isso talvez evoque para essas pobres pessoas, no meio da escravidão, a casa de seus pais. [...] com exceção de uma velha que, ao ser capturada de novo, preferiu se espatifar em pedaços e jogou-se bem do topo da montanha. Fosse ela uma matrona romana, isso seria chamado de patriotismo nobre; como se tratou de uma preta, foi chamado de obstinação brutal."
Charles Darwin era um naturalista inglês, que foi autor da revolucionária Ciência da Evolução das Espécies, e ele passou por Maricá no dia 8 de abril de 1832, quando, após passar pela região de Praia Grande, atual Niterói, decidiu parar para o almoço por volta das 12h em “Ithacaia”, na Fazenda Itaocaia. Ele tinha 22 anos de idade.
Segundo estudiosos, a passagem de Darwin por Maricá teve importância fundamental para a criação da Teoria da Evolução das Espécies. As observações e despertar dele se iniciaram ali no Rio de Janeiro, onde aconteceu o seu primeiro contato com a biodiversidade da Mata Atlântica.
A verdade é que Darwin ficou impressionado com a natureza exuberante do Brasil, ao mesmo tempo que ficou chocado com a escravidão no país. Darwin também era contrário à ideia de “raças” superiores ou inferiores, a ponto de dizer que nunca mais voltaria a um país onde houvesse escravidão.

https://www.facebook.com/1496588100635770/posts/1611278319166747/



Vídeo realizado para registro do evento: Maria Lopes de Andrade


           
Vídeo::https://www.facebook.com/636867859711630/posts/2447518398646558/




Jornalista Reg. CPJ. 24.825 - 76 - RJ,Radialista,Blogueira,
Parapsicóloga Clínica, Acupunturista,Reikiana Master, Terapeuta Quântica, Homeopata Metafísica 
( Coordenadora de Estagio do Curso de Extensão em Homeopatia da Faculdade Federal de Viçosa- MG/ 
Reg: Livro 10, Nº 21615,Folha 193 v).,
Participei do CBO 2000 a convite do MTE,, Ministério do Trabalho e Emprego, Terapeuta Integrativa, 
novo conceito da OMS (Organização Mundial da Saúde) por integrar a mente, o corpo e o espírito 
no tratamento das pessoas

Abraço ao Canal da Costa no Recanto de Itaipuaçu. Maricá. Rio de Janeiro.

Abraço ao Canal da Costa no Recanto de Itaipuaçu. Maricá. Rio de Janeiro. 

O desassoreamento do Canal da Costa se faz necessário desde que seja observada as condições técnicas em suas especificidades, tendo-se em vista a manutenção do nível do lençol freático, assim como, seja mantida a devida vigilância sanitária ao longo do percurso do Canal por moradores jogarem  águas de esgoto e sem atualmente sofrerem nenhuma sanção que impeça esta agressão à natureza assim como por não haver leis municipais no uso das águas de Maricá, nem tão pouco, estações de tratamento de água e esgoto. 

O que nos parece que a sequência da "obra" do quebra - mar, (assim conhecido pelo população), vem ocorrendo por inversão, como abrir o Canal se o percurso em vários trechos se encontram totalmente assoreado? Portanto são inúmeros os questionamentos em relação a esta obra:

1-Qual o Projeto para a abertura do Canal da Costa?
2-Quem assina o Projeto?
3-Qual o tempo previsto para a execução da referida obra do quebra-mar?
4-Qual o montante financeiro disponível que será utilizado? 
3- Quais as licenças principalmente as de referencia Ambiental?
4- Foi realizado um estudo de impacto ambiental ?
5-Foi elaborado um relatório de impacto ambiental, RIMA?
6-Já`foi estimado o custo da manutenção?
7- Todo o percurso do canal já foi devidamente desassoreado, considerando trechos totalmente tomado pela vegetação? 
8- Temos conhecimento que foi reservado para o espelho d´agua 16 metros e 12 metros para cada margem visando dragagem periódica, esses 24 metros se encontram desimpedidos?
9-É voz corrente que várias propriedades despejam esgoto in-natura no Canal da Costa, a Prefeitura de Maricá já fez  este levantamento?
10- Os moradores estão observando que a água pluvial da Orla de Itaipuaçu esta sendo canalizado para desaguarem no Canal da Costa, trazendo os poluentes da massa asfáltica e com certeza absoluta teremos a morte prematura do Canal e sua biodiversidade, 
11-Esta na hora e ja passou da hora de se criar as estações de tratamento de água e esgoto para que salvemos as futuras gerações.  
Texto: Maria Lopes de Andrade. Jornalista Independente.  

 Abaixo: o vídeo do Abraço ao Canal da Costa. Pelo Desassoreamento, renovação das águas e conclusão das obra do molhe que embargadas estão prejudicando toda população. 
Obs: Imagens são de Anna Carolina Mondaca / Canal de Itaipualu.

A matéria aqui publicada faz parte da parceira  BlogSpot Maria Lopes / Canal da Costa em pról da qualidade de Vida em Itaipuaçu. 

                                  Preservar é Preciso.
                                                 

                                     https://www.facebook.com/canaldeitaipuacuoficial/


Jornalista Reg. CPJ. 24.825 - 76 - RJ,Radialista,Blogueira,
Parapsicóloga Clínica, Acupunturista,Reikiana Master, Terapeuta Quântica, Homeopata Metafísica 
( Coordenadora de Estagio do Curso de Extensão em Homeopatia da Faculdade Federal de Viçosa- MG/ 
Reg: Livro 10, Nº 21615,Folha 193 v).,
Participei do CBO 2000 a convite do MTE,, Ministério do Trabalho e Emprego, Terapeuta Integrativa, 
novo conceito da OMS (Organização Mundial da Saúde) por integrar a mente, o corpo e o espírito 
no tratamento das pessoas

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Esplêndidos Habitantes do Oceano

              Maria Lopes e Artes



                             Liga o Som. 

Esplêndidos Habitantes do Oceano






O mais espetacular dos Peixes-porco, o Peixe-porco-palhaço tem belíssimas estampas em tons de preto, branco, amarelo e azul. Eles são comuns em águas tropicais, onde se alimentam de crustáceos e moluscos e podem chegar a até 48cm de comprimento.



Essa beleza pode ser fatal. As espinhas ao final das suas barbatanas possuem um veneno capaz de matar um ser humano. Apesar da ferroada raramente levar à morte, há diversos casos de pessoas que se afogaram devido à excruciante dor causada por ela.


Encontrado nos lagos e rios da Bacia do Amazonas, o Acará-disco pode apresentar diversas cores, incluindo preto, verde, azul e marrom. Não deveria estar nesta lista, pois é peixe de água doce. Mas é tão bonito... vale a exceção!


Esses deslumbrantes peixes vivem principalmente nas águas do Japão, Ilhas Maldivas, Indonésia e Taiwan. O Peixe-anjo-de-face-azul tem o nome certo, graças às incríveis cores que possui em seu rosto
https://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=2162

O nosso mais novo vistante do Maria Lopes e Artes chegou de Chennai na Índia.

Maria Lopes e a Arte do Espetáculo

O nosso mais novo vistante do Maria Lopes e Artes chegou de Chennai na Índia. 


                   Grata pela Visita. Voltem sempre. 


O nosso mais novo vistante chegou de Chennai na Índia.  



arte da Índia (कला भारत, kalā rata) se caracteriza, principalmente, por ser um reflexo da complexa sociedade indianamultiétnica e multicultural. É marcada por um caráter essencialmente religioso, servindo como um meio de propagação das distintas religiões que marcaram a Índia: hinduísmobudismoislamismocristianismo, etc. Destaca-se também, como característica diferencial da arte indiana, o esforço para interagir com a natureza, como uma adaptação à ordem universal, tendo em consideração que a maioria dos recursos naturais (montanhas, rios, árvores) são para os índios símbolos sagrados.
Um dos fatores determinantes na construção da cultura indiana foi a diversidade étnica dos povos que foram habitando sua terra. Desde os indígenas de pele escura ancestrais dos dravidianos, foram chegando, em ondas sucessivas, aldeias de povos australoides, pré-mediterrâneas do mesolíticoamarelosarmêniosarianos (1 500 a.C.), persas e gregos (600-300 a.C.), partas e mongólicos (50 a.C.-300 d.C.), hunos (séculos VI-VIII), árabes (séculos IX-XII), turcos-afegãos (séculos XIII-XV) e britânicos (séculos XVI-XVIII).[1] Esta mesclaria de povos e culturas produziu uma diversidade artística formal e estilística, coexistindo várias tendências artísticas ligadas à região.
A Índia tem sido o berço de uma grande civilização que se espalhou, graças, principalmente, à expansão do budismo pelo centro e sudeste da Ásia, chegando a influenciar até mesmo culturas poderosas, como a chinesa e a japonesa. No Ocidente, ficou conhecida após a expedição de Alexandre o Grande à Índia, no momento em que se espalharam pelo território as notícias dos avanços técnicos, culturais e artísticos desenvolvidas no subcontinente indiano. A arte indiana tende a consagração simbólica de todos os seus elementos, e o caráter narrativo de todas suas expressões artísticas em geral tende a marcar a importância do seu significado inerente, expresso por meio de imagens de grande sensualidade que conotam um grande refinamento estético. A arte floresceu na Índia durante a antiga cultura do Vale do Indo, no entanto, após a chegada dos povos arianos, houve um período de vácuo artístico que nada se sabe, pois não foram encontrados vestígios que mostram as realizações desta época, entre 1500 e 300 a.C., até a instalação do Império Máuria. Mais tarde, o surgimento do budismo e do jainismo, que coexistiram pacificamente com o hinduísmo, até a chegada dos muçulmanos, lançou as bases culturais e artísticas da arte indiana para a idade moderna

Apresento Novos Selos dos Blogs Maria Lopes.

Maria Lopes e a Arte do Espetáculo

Apresento Novos Selos dos Blogs Maria Lopes.
  

Parabéns !!!
        Seu site obteve o 5º lugar na edição de Agosto de 2019 do ranking de sites Top30 Brasil.





Parabéns !!!
        Seu site obteve o 2º lugar na edição de Agosto de 2019 do ranking de sites Top30 Brasil.
Colocação:
Categoria:Fã Clube

Parabéns !!!
        Seu site obteve o 4º lugar na edição de Agosto de 2019 do ranking de sites Top30 Brasil.
Colocação:
Categoria:Cultura


Jornalista Reg. CPJ. 24.825 - 76 - RJ,Radialista,Blogueira,
Parapsicóloga Clínica, Acupunturista,Reikiana Master, Terapeuta Quântica, Homeopata Metafísica 
( Coordenadora de Estagio do Curso de Extensão em Homeopatia da Faculdade Federal de Viçosa- MG/ 
Reg: Livro 10, Nº 21615,Folha 193 v).,
Participei do CBO 2000 a convite do MTE,, Ministério do Trabalho e Emprego, Terapeuta Integrativa, 
novo conceito da OMS (Organização Mundial da Saúde) por integrar a mente, o corpo e o espírito 
no tratamento das pessoas.

Programação para a garotada na Sala Leila Diniz. Niterói. RJ


Programação para a garotada na Sala Leila Diniz.                                  Niterói. RJ

Os três porquinhos e a Peppa Pig trazem muita diversão e risada para a Sala de Cultura Leila Diniz


No segundo sábado do mês de Setembro, dia 14, a Sala de Cultura Leila Diniz recebe a Cia Infocus para mais uma apresentação do Giro Cultural. Às 12 horas será exibida, gratuitamente, a peça “Os três porquinhos e a Peppa Pig”, um conto adaptado para o teatro infantil, que conta a história de três irmãos e uma prima, em lutas constantes pela sobrevivência  contra as maldades do Lobo Mau.
Heitor, o irmão mais novo, é o mais afoito e não tem compromissos reais com a vida. Cícero, o porquinho do meio, admira a alegria e a descontração de Heitor, mas ao mesmo tempo sabe que o irmão mais velho é quem tem sempre a razão. E Prático, o mais velho dos três, tem uma preocupação constante com os irmãos, sem com isso querer tirar o direito de viverem suas vidas.
Peppa Pig surge na história para ajudar seus primos contra as malvadezas do Lobo Mau, que tenta de todas as maneiras perseguir os três irmãos por pura maldade. O final da história surpreende a todos, pelo inesperado desfecho, que vale a pena conferir.
O Programa Mais Leitura, mantido pela Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro (Ioerj), também estará presente na Sala de Cultura incentivando o gosto pela literatura. Estarão à venda no dia, livros com preços a partir de R$ 2.

Serviço:
Sala de Cultura Leila Diniz apresenta “Os três porquinhos e a Peppa Pig”
Data: 14/09
Horário: 12h
Endereço: Rua Prof. Heitor Carrilho, 81 – Centro, Niterói – Sala de Cultura Leila Diniz

Contatos:
Telefone: 2717-4055 / 2717-5299





quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Ricardo, morador da Favela Cerro Corá, Convida a todos para a sua exposição, 6/9/2019.

Maria Lopes e Artes´

Ricardo, morador da Favela Cerro Corá, Convida a todos

 para a sua exposição, 6/9/2019.

Exposição “Favelando” na Sala de Cultura Leila Diniz






No dia 6 de Setembro, a Sala de Cultura Leila Diniz recebe a exposição “Favelando”, do artista plástico Ricardo Rodrigues. 
O artista busca retratar em sua exposição o cotidiano das comunidades da cidade do Rio de Janeiro, mostrando o que há de mais significativo, simbólico e afetivo, nesse contexto.
Exposição “Favelando” na Sala de Cultura Leila Diniz

No dia 6 de Setembro, a Sala de Cultura Leila Diniz recebe a exposição “Favelando”, do artista plástico Ricardo Rodrigues. O artista busca retratar em sua exposição o cotidiano das comunidades da cidade do Rio de Janeiro, mostrando o que há de mais significativo, simbólico e afetivo, nesse contexto.
Ricardo, morador da Favela Cerro Corá, localizada no bairro do Cosme Velho, Zona Sul do Rio de janeiro, é bastante respeitado por grande parte dos moradores das comunidades onde desenvolve seus projetos, ligados à arte, desenvolvimento local, memória e história.
O artista plástico por via de suas experiências pessoais, desenvolveu um jeito próprio de expressar suas concepções, dores, angustias e aflições, através da arte. Em suas artes, mescla cubismo, arte moderna, arte abstrata e expressionismoseja sobre tela, arte grafite ou escultura.
Ricardo Rodrigues vê em seus traços e rabiscos de tinta a esperança de um mundo melhor. Tendo por certo que ainda que não mude o mundo, conseguirá mudar alguns “mundos”.

Serviço:
Exposição “Favelando” na Sala de Cultura Leila Diniz, de Ricardo Rodrigues
Data: 06/09 – 30/09
Horário: 10h às 17h (Segunda à Sexta-feira)
Endereço: Rua Prof. Heitor Carrilho, 81 – Centro, Niterói – Sala de Cultura Leila Diniz

Contatos:
Telefone: 2717-4055 / 2717-5299
Redes sociais: Cultura Leila Diniz (Instagram, Facebook, Youtube) localizada no bairro do Cosme Velho, Zona Sul do Rio de janeiro, é bastante respeitado por grande parte dos moradores das comunidades onde desenvolve seus projetos, ligados à arte, desenvolvimento local, memória e história.
O artista plástico por via de suas experiências pessoais, desenvolveu um jeito próprio de expressar suas concepções, dores, angustias e aflições, através da arte. Em suas artes, mescla cubismo, arte moderna, arte abstrata e expressionismoseja sobre tela, arte grafite ou escultura.
Ricardo Rodrigues vê em seus traços e rabiscos de tinta a esperança de um mundo melhor. Tendo por certo que ainda que não mude o mundo, conseguirá mudar alguns “mundos”.

Serviço:
Exposição “Favelando” na Sala de Cultura Leila Diniz, de Ricardo Rodrigues
Data: 06/09 – 30/09
Horário: 10h às 17h (Segunda à Sexta-feira)
Endereço: Rua Prof. Heitor Carrilho, 81 – Centro, Niterói – Sala de Cultura Leila Diniz

Contatos:
Telefone: 2717-4055 / 2717-5299

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Evite Afogamentos. Respeite as Bandeiras.

    Maria Lopes e a Arte do Espetáculo

A melhor dica é lazer com segurança, embarca nessa onda.

      Campanha Lazer com Segurança.
                      
                              Divirtam-se. 

            Curtindo as Praias de Itaipuaçu?

             Prevenção sempre é a melhor opção. 

           Verifique as sinalizações das Bandeiras. 

        Procure estar próximo aos Postos do Guarda Vida nos momentos de lazer nas Praias de Itaipuaçu. 

Os Postos se encontram em pontos estratégicos ao longo da praia. 




https://www.facebook.com/projetomarola2016/

Excelente Quinta - Feira a todos.

Excelente Quinta - Feira a todos.


 Aumenta o Som.

Excelente Semana a todos.



https://www.youtube.com/watch?v=MnhBsvruOO0

giuseppe montanari itaca
Estreou em 2 de jul de 2019

Foto del fiume Po - Musica rilassante



https://youtu.be/Yz_EDQp9jw0

Estreou em 18 de mai de 2019
- Dance Mix Modern Talking 80' Factory 1 -


Registrando a História de Itaipuaçu.

          Maria Lopes e a Arte do Espetáculo





Procurem o relatório que foi elaborado pelos pseudos mineradores e entregue à Prefeitura Municipal de Maricá após leitura apresentada à comunidade na Câmara de Vereadores onde o papel da FAMMAR foi decisivo. 
Estavam presentes Dr. João Petersen, Procurador do Estado no âmbito ambiental, presente também o representante legal da Marinha do Brasil, representante legal da Petrobrás, representante da Prefeitura Municipal o senhor Mario Hora, destaques para os nossos bravos Lutadores Orpheu Santos Salles e Dra. May Terrel, destacamos também o Engenheiro José Chacon de Assis e o Dr. Geólogo Cláudio Martins. Observação a FAMMAR não foi criada com esse objetivo este fato foi um desdobramento da luta comunitária composta por mais de quarenta associações. 
Nesta mesma época destacamos como uma outra grande vitória a conquista da primeira APA de Maricá, expansão da linha de ônibus para Itaocaya Valley, impedimento de novos loteamentos sem as devidas infraestruturas. Na época impedimos o aumento do IPTU. Conseguimos a expansão da linha de ônibus para o Jardim Atlântico Leste. Conseguimos a construção da passagem subterrânea de Inoã. Demos total apoio a criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca. Maiores esclarecimentos é só ligar gravando caso contrário não haverá entrevista para o número 021 980909123. Prof. Ivan Luiz Presidente da FAMMAR à época.
Texto: Maria Lopes de Andrade.



Jornalista Reg. CPJ. 24.825 - 76 - RJ,Radialista,Blogueira,
Parapsicóloga Clínica, Acupunturista,Reikiana Master, Terapeuta Quântica, Homeopata Metafísica 
( Coordenadora de Estagio do Curso de Extensão em Homeopatia da Faculdade Federal de Viçosa- MG/ 
Reg: Livro 10, Nº 21615,Folha 193 v).,
Participei do CBO 2000 a convite do MTE,, Ministério do Trabalho e Emprego, Terapeuta Integrativa, 
novo conceito da OMS (Organização Mundial da Saúde) por integrar a mente, o corpo e o espírito 
no tratamento das pessoas.