Maria Lopes

Maria Lopes

sábado, 30 de novembro de 2019

Maria Lopes e Artes e Nova Bandeira Amiga. Grata Pela Visita.

Maria Lopes e a Arte do Espetáculo

Maria Lopes e Artes e Nova Bandeira Amiga. Grata Pela Visita. 



          Grata aos Novos Visitantes vindos de Arequipa, Peru.



      
Arequipa, a Cidade Branca
Arequipa é a capital da era colonial da região de Arequipa, no Peru. Cercada por 3 vulcões, ela tem edificações barrocas construídas com silhar, uma pedra vulcânica branca. O centro histórico é ancorado pela Plaza de Armas, uma praça principal imponente ladeada ao norte pela Catedral Basílica neoclássica, construída no século XVII, que abriga um museu com objetos religiosos e obras de arte.

Aos pés de três grandes vulcões (El Misti, Chachani e Picchu Picchu), Arequipa ainda é o endereço de grande parte da elite peruana, sendo considerada a segunda cidade mais rica do Peru. Outro título relevante é a nomeação a Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Museu Arqueológico da Universidade San Agustín

museu abriga grandes achados arqueológicos da universidade, incluindo objetos que já pertenceram a diversos povos pré-hispânicos, como Nazca, Tiwanaku, Wari e Inca, e outros objetos de ouro e prata do período colonial.

Mosteiro de Santa Catalina

Monasterio de Monjas Privado de la Orden de Santa Catalina de Siena, esse é o nome completo de uma das atrações mais importantes de Arequipa.
"Pampa Cañahuas", localizada na Reserva Nacional de Aguada Blanca, atrás do vulcão Chachani, aqui se pode ver, vicunhas, lamas e com algumas raposas de sorte, guanacos ou pumas.

Homenaje a Arequipa Pachanga de Percy Ballivian (cel 958340910 )


quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Maria Lopes e Artes, Recebe um novo visitante vindo de San Luis Potosi,

                 Maria Lopes e a Arte do Espetáculo
                                   


   Maria Lopes e Artes, Recebe um novo visitante vindo de 
                                San Luis Potosí.

Mais uma Bandeira amiga da Maria Lopes e Artes.




Maria Lopes e Artes, Recebe um novo visitante vindo e San Luis Potosi, San Luis Potosí


San Luis Potosí é a capital do estado do mesmo nome, no México. Situa-se no centro do país à cerca de 363 km da Cidade do México. Tem cerca de 761 mil habitantes. Foi fundada em 3 de novembro de 1592.

Foi com grande satisfação que recebi o visitante vindo de San Luis Potosi, porque eu Maria Lopes defendo a tese que a Arte Cura o Ser, principalmente e a partir de sua própria comunidade,

Realizar a mudança social de uma comunidade, jamais será pelas violência, porque só gerará mais  violência. Se queremos a Paz temos que buscarmos esta Paz, não apenas para determinada classe social, mas darmos oportunidade para que esta Paz seja uma constante na própria sociedade em que o sujeito se encontra inserido. 


Não será desconstruindo que se alcançara a mudança de conceitos arraigados a dezenas ou talvez quem sabe centenas de anos de desprezo social inclusive e principalmente dos órgãos governamentais. 


A experiência que percebi na visita chegada de San Luis Potosí veio  de encontro com o meu modo de pensar, a Cura de uma sociedade poderá com certeza absoluta alcançada pela Arte. 



Que mais palavras poderei acrescentar do que o próprio texto apresentado no FTC?




ARTISTAS DE RUA TRANSFORMAM COMUNIDADE CARENTE NO MÉXICO ATRAVÉS DAS CORES

"A gente super acredita que as cores podem influenciar e trazer novas energias para a nossa vida. E esse projeto mostra exatamente isso. O MacroMural Pachuca surgiu como uma tentativa fantástica de renovação urbana no distrito de Palmitas, na cidade de Pachuca, México.
O governo, em parceria com o grupo de artistas de rua German Crew, transformou 20.000 metros quadrados através da pintura da fachada de 209 casas. A ideia foi usar as cores como ferramenta para empoderar os moradores. Mas, os resultados foram muito além e ajudaram a comunidade carente além do esperado!
Alguns moradores ganharam bons empregos, além da criminalidade e violência ter diminuído drasticamente no bairro entre os jovens. Tudo isso porque durante a execução do mural foram criados postos de trabalho para 1.808 membros e 452 famílias. Além de ajudarem na pintura, os participantes aprenderam um pouco mais sobre a tradição local, a arte mexicana, arquitetura e história.
O mais legal? Mesmo depois de 5 meses em que foi concluído, a criminalidade local caiu para zero. Isso só foi possível porque as pessoas acreditaram na transformação visual e social, em conjunto com as cores. O grupo realmente mudou a cara de uma encosta cheia de casas brancas e esquecidas, em um verdadeiro arco-íris! Confira:"




https://followthecolours.com.br/art-attack/artistas-de-rua-transformam-comunidade-carente-no-mexico-atraves-das-cores/


Carol T. Moré é editora do FTC.