Maria Lopes

Maria Lopes

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Como a moda se adaptou após a segunda guerra mundial.





               Maria Lopes e a Arte do Espetáculo. 

Como a moda se adaptou após a segunda guerra mundial. 

O final dos anos 30 em termos históricos foi marcado pelo inicio da segunda guerra mundial (1939-1945), conflito com dimensões extremas que abalou todas as nações a nível mundial.


No período que durou a segunda guerra, verificou-se uma recessão afetando inclusive como resultante a adaptação e evolução do vestuário da época e as roupas femininas, tornaram-se masculinizadas, sendo comum o uso do traje  com duas peças, tanto para a noite assim como para o dia. 

As saias se tornaram cada vez mais justas ao corpo e como complemento do vestuário, usavam o típico casaco confeccionado com  tecido simples no período pós guerra. 

Hitler tentou transferir a sede de alta costura e da industria da costura, de Paris para Berlim e Viena, mas no entanto, não foi bem sucedido e desistiu deste protejo.


A recessão afetou a moda em geral e também a alta-costura em particular. As principais clientes  eram as francesas e as norte americanas, ambas afetadas pela segunda guerra mundial, resultando na queda desta industria.


O tecido habitual das vestimentas foi substituído por  tecido utilizado em decoração também usados como complemento em acessórios para a cabeça, turbantes, chapéus, redes e lenços, e até mesmo, como equipamento básico de segurança, proteção e higiene.  Se tornando  essenciais para prender o cabelo das mulheres, principalmente das trabalhadoras nas industrias.








Os calçados que surgiram à época, tinham aspecto masculino e como complemento, havia o salto alto. 




Carmen Miranda, foi a personalidade, que ajudou a tornar mais popular o uso deste tipo de sapato, através sua imagem, tornando-se uma figura influente na moda dos anos 40.

                              


https://evolucaodamoda.weebly.com/-seacuteculo-xx-1940.html


https://evolucaodamoda.weebly.com/-seacuteculo-xx-1940.html

Obrigada pela visita e voltem sempre. 

Maria Lopes de Andrade.  Instituto de Terapias e Artes Maria Lopes.   Registrado no Cartório 1º Ofício – José Ricardo Alvarenga   

Maria Lopes de Andrade. Jornalista Independente. Reg. CPJ. 24.825 - 76 - RJ Radialista, Blogueira.  
 Parapsicóloga Clínica, Acupunturista, Reikiana Master.  Terapeuta Quântica  / Curso de Dinâmica Regenerativa Celular.