Clóvis Bornay [1916-2005] é considerado um dos maiores ícones do carnaval brasileiro. O carnavalesco foi idealizador do “Baile de Gala” do Theatro Municipal de Rio de Janeiro, em 1937.
Logo na estreia, arrematou o grande prêmio com a fantasia “Príncipe Hindu”. A partir daí, Bornay colecionou inúmeros títulos, até ser declarado “hors-concours” e ganhar o direito de se apresentar nos concursos sem ser julgado. O seu talento ia muito além do evento mais aguardado do ano.
Bornay também foi ator, cantor, pesquisador, professor, criador de bailes de fantasia, agitador cultural e militante LGBTQIA+. Natural de Nova Friburgo (RJ), filho de mãe espanhola e pai suíço, ele era o caçula de uma família de 12 filhos.
Aos 12 anos, sempre presente nos bailes carnavalescos cariocas da época, venceu seu primeiro concurso de fantasia. Aos 21 anos, em 1937, Bornay convenceu o diretor do Theatro Municipal do Rio a instituir os bailes de gala, com concursos de fantasias inspirados nos tradicionais festas de Veneza.
Saiba mais no Link abaixo
Continue lendo em https://gay.blog.br/anais-da-historia/clovis-bornay-um-icone-do-carnaval-brasileiro/ | GAY BLOG BR @gayblogbr
Nenhum comentário:
Postar um comentário